TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO GESTAO

Por:   •  15/9/2022  •  Abstract  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 11

UNOPAR

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

CAMPINA GRANDE

2022

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Objetivo geral

         O objetivo geral desse estagio é analisar o cotidiano da gestão escolar ,a metodologia de ensino, a visão da gestão escolar e da coordenação pedagógica, o sua forma de lidar diante das adversidades. Promover uma reflexão acerca das atribuições de um pedagogo no exercício de sua profissão conhecendo e compreendendo as especificidades do processo de gestão escolar e sua relação com a organização do trabalho pedagógico no contexto escolar.

Objetivos específicos

  • Compreender como a brincadeira pode auxiliar no processo do desenvolvimento na educação infantil;
  • Perceber a importância da gestão e coordenação em disponibilizar de um espaço adequado para as crianças;
  • Entender como a direção e coordenação podem contribuir auxiliando os professores na inclusão das brincadeiras no ambiente escolar com retorno eficaz.

INTRODUÇÃO

O presente estagio mostrou o dia-a-dia de um gestor escolar, sendo uma disciplina bastante importante para a formação profissional dos futuros pedagogos, pois permite conhecer na prática a rotina dos gestores escolares no desempenho de suas atividades laborais.

Esse estágio foi realizado individualmente pela aluna Raquel Gomes Galdino, na escola de 1° grau Petrônio Figueiredo, localizado na cidade de Campina Grande PB, no horário de 13 horas ás 18 horas do dia 08/08/2022 até o dia 30/08/2022.

Ao refletir a respeito da prática pedagógica observada durante o estágio, o estagiário consegue entender quais são os elementos norteadores da ação do pedagogo nas escolas.

A observação do cotidiano da gestora dessa escola serviu para exemplificar alguns conceitos relacionados a um novo paradigma de gestão escolar baseado em moldes democráticos que são aqueles que asseguram a participação de todos os funcionários das escolas nos processos decisórios dessa instituição escolar.

Esse estágio foi dividido em duas partes. Na primeira parte foram coletadas informações na escola e foi realizada uma entrevista com a diretora. Na segunda parte do trabalho foi destinada participação junto com a diretora em sua vida diária.

Dessa forma, foi possível compreender que o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar contribuiu para a fixação dos conteúdos estudados e as atividades desenvolvidas na escola foram úteis por mostrarem que na escola é preciso que os profissionais da educação trabalhem juntos, de forma coletiva para a melhoria da qualidade de ensino da escola.

INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ESTAGIADA

As atividades de observações e participação no Estágio Supervisionado em Gestão Escolar foram desenvolvidas na escola de 1° grau Petrônio Figueiredo, localizado na cidade de Campina Grande PB, o horário de funcionamento da escola é de 7:00 ás 12:00 e de 13:00 ás 18:00. A referida escola o aluno inicia suas atividades aos 3 anos de idade correspondente ao infantil I e encerra seu ciclo acadêmico regular no final do 3° ano do ensino médio, com aproximadamente 17 anos de idade.

        Durante a realização do estágio constatou-se que o corpo discente constitui em média 2000 alunos matriculados. Essa escola funciona há 50 anos no município de Campina Grande e 118 funcionários.

A presente escola dispõem: de 3 andares, sala montessore, brinquedoteca, sala psicológica, galinheiro pedagógico, mini auditório, sala Maker, laboratórios, biblioteca, jardim sensorial, laboratório cozinha, praça de talentos entre outros espaços. A escola possui rampa adaptada, salas adaptadas, e tem projetos para inclusão escolar, e treinamentos para os funcionários lidarem com crianças autistas e com alguma deficiência.

O Centro foi construído obedecendo todos os critérios necessários para oferecer um funcionamento adequado e de boa qualidade com equipamentos e instalações adequadas, garantindo segurança, conforto, respeitando os direitos das crianças.

PROBLEMATIZAÇÃO

Ao consultar o Projeto Pedagógico da escola estagiada foram identificadas algumas concepções consideradas relevantes para o funcionamento de uma escola tais como: a concepção de educação adotada por ela quanto à compreensão de homem, de educação, de sociedade, do papel do professor/profissional e qual o papel social adotado por ela.

A educação é definida como um processo de socialização dos indivíduos no qual alunos e professores interagem constantemente com o objetivo de adquirirem o conhecimento. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida das gerações anteriores.

Assim, o processo educativo se desenvolve através da aquisição de uma série de habilidades e valores, que contribuem para a transformação intelectual do indivíduo e isso reflete em toda a sua vida.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ANUAL – 2022

 

Inovamos sempre, visando a melhoria da qualidade no processo de ensinar e aprender.

O Presente projeto permite guiar os primeiros desafios da aprendizagem com segurança e flexibilidade, valorizando a convivência e o brincar e desenvolvimento habilidades essenciais para cada faixa etária. O professor terá possibilidade para orientar seus alunos de forma lúdica e criativa, permitindo o trabalho com elementos culturais que agregam novas descobertas ao conhecimento do aluno, em uma perspectiva de formação integral.

MISSÃO

Formar e estimular os educandos a se tornarem cidadãos comprometidos com o seu meio ambiente e sua Pátria, sua comunidade de uma forma mais ampla com a vida, além de melhorar a qualidade de nossos serviços.

O presente projeto é resultado de um grande trabalho, visando objetivos próprios metas comuns de ação e intervenção por parte de todos os seguimentos existentes na comunidade escolar; demonstra também o direcionamento do processo ensino- aprendizagem da educação infantil e ensino fundamental, explicitado em todo o seu conteúdo..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com