TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar Relatório Gestão Maria das Graças

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO  

 

           Para Bianchi, Alvarenga e Bianchi (2002, p. 16) “o estágio é um período de estudos práticos para a aprendizagem e experiência e envolve ainda, supervisão, revisão, correção e exame cuidadosos. ” Para a autora a atividade de estagio é útil e vital ao futuro profissional de educação, além de proporcionar uma melhoria no processo ensino e aprendizagem. Estagiar é tarefa do aluno e supervisionar esta atividade é função da universidade.

 O componente curricular Estágio Supervisionado é um campo de conhecimento e espaço de formação docente que deverá ter como eixo a pesquisa da prática pedagógica, envolvendo a organização e gestão de processos educativos escolares e não escolares [...] estabelecendo estreita ligação entre teoria e prática e entre as áreas do conhecimento, ampliando a compreensão do campo de atuação e intervindo na prática educativa. (UFAL, 2006, p. 68)

São inúmeros os conceitos frequentes para definir o estágio, mas em resumo o estágio é uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional. O estágio curricular supervisionado coloca o futuro profissional em contato com diferentes realidades sociais, econômicas e culturais proporcionando vivências e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela.  

Além disto, sabemos que pedagogicamente o aprendizado é eficaz quando aprendido na prática porque há mais retenção, do que por meio do ler e ouvir.  

Sabendo dessa importância adentrei nos dias 03,05,07,10,11 e 12 de abril de dois mil e dezessete na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Centro Educacional Coração de Maria, com firme propósito de realizar os estágios de observação da rotina pedagógica e administrativa da instituição.  O trabalho desenvolvido nesta instituição expõe transparência e procura seguir a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e recorrendo a ela sempre que necessário, para manter seu compromisso com todos, tanto pedagógico como juridicamente  

1.2 A ESCOLA  

  

A escola de Ensino Infantil e Fundamental Centro Educacional Coração de Maria, que tem como tema: “Educando com igualdade e Qualidade”, está localizada no Distrito de Caruatai município de Tianguá-Ceará.  

A referida escola é composta dos seguintes ambientes: onze salas de aula, em condições favoráveis, uma secretária e uma copa ampla e bem arejada, uma biblioteca com um acervo precário dispondo apenas de livros como: dicionários, literatura infantil e juvenil e um grande acervo de livros revisados. Dispõe também de banheiros masculinos e femininos e com banheiro para pessoas portadores de necessidades especiais, uma sala de recursos multifuncionais e uma sala de informática.  

Além disto, dispõe de uma quadra de esporte e um ambiente externo muito amplo. Porém, mesmo com todos estes recursos a instituição não está nos padrões do MEC, segundo o secretário da escola o Sr. Ronildo Nascimento. A construção, e edificação da mesma é super - estruturada de concreto armado, atualmente passou por uma nova reforma estando assim em condições favoráveis para recepção dos educandos.  

Quanto ao quadro de funcionários a escola possui uma equipe comprometida com o seu trabalho dispondo assim de trinta e sete funcionários integrados, núcleo gestor aos técnicos administrativos. Funcionando nos turnos: manhã, tarde e noite a escola está organizada da seguinte forma: no turno da manhã funciona o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano com uma equipe de cinco professores concursados e habilitados para plena execução de suas atividades.  

No turno da tarde, funciona Ensino de Educação Infantil II, III, IV e V e o Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano, com uma equipe de quatorze professores concursados e formados atuando em sala devida área de formação.  

No turno da noite, funciona a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde dispõe também de profissionais contratados para trabalharem de forma integral de acordo com as habilidades exigidas.  

1.2.1 PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA  

  

A concepção de educação da escola Centro Educacional Coração de Maria está fundamentada em um conceito que é possível educar para responder aos desafios da sociedade de educação deve estar a serviço da transformação global do homem e da sociedade, respeitando e entendendo suas culturas e as demais culturas, preocupado com os avanços tecnológicos sempre em prol do homem, construindo assim seu conhecimento, através de um currículo coletivamente em uma gestão democrática, enfim uma concepção que busque contemplar as ideias de Paulo Freire.  

Neste contexto, a proposta pedagógica deste estabelecimento de ensino procura atender ao que a lei demanda quanto ao acesso e permanência dos alunos na escola, por isso busca e defende os princípios emanados da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Nº 9394/96), onde estes princípios contam nos incisos de I ao XI da referida lei.  

Além disto, a referida escola organiza seu currículo escolar de acordo com a grade curricular convencional da Lei 11.114/05, como também de acordo com os parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S). A escola só trabalha com as disciplinas obrigatórias e organiza o processo de avaliação sistemática e continua considerando aluno como um todo, sua bagagem cultural e suas diferenças individuais. Para tanto, o currículo da escola será sempre pautado dentro das normas estabelecidas pela Secretária de Educação Básica e de acordo com as necessidades previstas pela escola, fundamentada no regimento escolar.  

No entanto, ao pensarmos em um PPP, devemos primeiro internalizar que todo projeto é uma tomada de posição diante a realidade natural, social e humana! E é nesse sentido, sempre um processo avaliativo em relação ao existente. Todo projeto traz embutida uma concepção de ser humano e uma concepção de sociedade, mesmo quando finge passar por não-ideológico...O projeto é uma forma de superar o contexto existente criando um novo pela razão, emoção e ação. (VALE 1999:5).   

  

Contudo, posso afirmar que a elaboração do projeto político pedagógico da Escola Centro Educacional Coração de Maria, em sua amplitude acompanha o roteiro predeterminado pelos órgãos determinantes e o mais importante de acordo com as necessidades da comunidade escolar na qual está inserida.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com