TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO ESTAIO INFANTIL

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.428 Palavras (18 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]CURSO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        9

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

O objetivo deste estágio é apresentar a importância do planejamento educacional, quais os aspectos devem ser vistos e analisados antes de entrar em sala de aula e os benefícios que o planejamento traz para a instituição.

Além disso mostraremos as melhores formas de levar o conhecimento para os alunos, com as atividades lúdicas, que ajudam a criança a aprender sem perder a essência de brincar, trabalhando diversos aspectos escolares enquanto se interagem e brincam.

Vamos apresentar um estudo sobre teorias que visam o desenvolvimento intelectual da criança, essas teorias visam a importância da contribuição de pais e professores no ensino utilizando a brincadeira.

Para manter o interesse dos alunos em sala de aula, as atividades lúdicas são de grande importância, através disso podemos adotar as metodologias alternativas voltadas para o desenvolvimento humano que provoca a satisfação e a diversão.

Para levar todo esse momento lúdico é preciso um bom planejamento e criatividade para escolher diversas formas de apresentar o tema e concluir o objetivo de despertar o interesse nos alunos, possibilitando a interação, estimulando a habilidade.

Falaremos também sobre a importância da interação entre professor, equipe pedagógica e direção, para planejar um bom ano letivo, trazendo a eficiência no aprendizado.

Em seguida veremos todos esses assuntos detalhados, que em uma escola tudo depende de uma boa equipe, um bom planejamento para que o ensino aconteça.

.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No artigo apresentado, a autora procura entender o significado do desenvolvimento infantil e em que aspectos a educação escolar atua no auxilio do desenvolvimento. Ressalta as concepções de ensino e o papel do professor mediante o ensino da educação infantil.

Apresenta o objetivo de investigar e analisar as relações do desenvolvimento infantil referente a faixa etária de 0 a 6 anos. É feito uma análise da literatura contemporânea sobre a educação infantil e o que a psicologia histórico cultura diz sobre o desenvolvimento infantil e o ensino.

A educação para crianças menores (0 a 6 anos) era vista como uma ferramenta de preparar o aluno para o ensino fundamental. Com isso foram feitos pesquisas e debates que concluíram que essa educação tem como propósito cuidar e educar.

A importância de estudar a psicologia histórico-cultural de Vigotski, Leontiev e Elkonin, tem como foco no processo de ensino da educação infantil as relações educativas e pedagógicas, compreendendo a criança como sujeito e objeto de ensino.

As relações educativas e pedagógicas vão além da dimensão cognitiva, abrangendo dimensões expressivas, lúdicas, criativas, afetivas e entre outras. O professor deve não só ensinar, mas também acompanhar, favorecer, estimular o desenvolvimento.

Par Vigotski, não se usa a biologia como elemento principal para explicar o desenvolvimento da criança. Ele apresenta a abordagem do processo de desenvolvimento, apresentando o papel da cultura e da relação social no desenvolvimento psíquico da criança.

Ainda aponta que o que foi criado e modificado pelo homem na natureza, o homem transforma junto nessa modificação a sua própria conduta, onde é caracterizado pela função psicológica superior dos seres humanos, chamado de significação, tendo o principal signo a linguagem.

Leontiev e Elkonin tem idéias parecidas onde concordam que é preciso levar em consideração a relação da criança com o meio em que a mesma está inserida.

Para Leontiev, independentemente da idade da criança, tudo depende do conteúdo. Juntamente com Vigotski, concordam que as aptidões humanas são adquiridas após a introdução dos signos, não sendo transmitidos biologicamente.

Leontiev acredita que o que determina o desenvolvimento da criança é a sua vida, dependendo das condições da sua vida.

A apropriação cultural só é adquirida com a mediação de outro individuo, caraterizado por Leontiev como educação. A aprendizagem deve ser sempre estar à frente e impulsionando o desenvolvimento.

A imitação por Vigotski, é uma ferramenta de aprendizagem para o desenvolvimento, muito importante, sendo a principal, onde a criança entende a conduta do homem depois de emita-lo.

Para adquiri o auge do desenvolvimento Leontiev acredita ser necessário que na criança seja cultivada as funções psicológicas com orientação e organização da atividade.

Já para Elkonin, nem todos os atos dos adultos influenciam no desenvolvimento infantil. O desenvolvimento não reflete automaticamente, pois os efeitos externos e a influência da educação dependem de como é realizado e do meio em que está inserido. Para o desenvolvimento psíquico é necessário uma organização que possibilite resultados e influencia para a formação do aluno, onde determinadas atividades são mais importantes em determinados estágios do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (250.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com