TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio de Semiário

Por:   •  25/10/2015  •  Seminário  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD


  • 1º Seminário de Práticas Educativas

ALUNO: ALESSANDRA DOS SANTOS LOPES

PÓLO: MAGÉ

MATRÍCULA: 13212080069

DATA: 09/09/2014

Item 1: O texto do professor Marco Santoro mostra que, ainda hoje dentro das escolas o corpo do aluno é controlado constantemente, e que esse controle é feito para que haja a manutenção das relações de poder dentro e fora da escola.Ele diz que a escola tem ignorado que a aprendizagem é algo bem maior que apenas armazenar conteúdos e que as interpelações humanas são muito mais importantes no processo de ensino aprendizagem. E relaciona que a escola limita o movimento do corpo da criança e que vê como demonstração de desobediência e desarmonia qualquer movimento que não seja expresso dentro do contexto escolar.

Marco Santoro sugere que a utilização do corpo no espaço escolar pode ser feita também fora das aulas de educação física, pois os professores podem ensinar conteúdos das diversas disciplinas por meio de desafios coletivos, curiosidades, experiências no cotidiano. Cabe ao professor a quebra do paradigma antigo, que fazem com que os alunos aprendam de forma mecânica e descontextualizada.

Ao relacionar o texto do professor Marco Santoro com minha própria experiência vejo que vivenciei uma educação para a manutenção do poder já existente na sociedade>Toda a minha vivencia escolar foi a de cerceamento do corpo, de disciplina absoluta. Qualquer movimento diferente do esperado pelo professor era punido com o banimento da sala de aula,suspensão das atividades e visitas a sala da diretora..As carteiras sempre enfileiradas,ninguém podia ficar olhando ou conversando com os colegas,só era permitido olhar para frente, o corpo e os movimentos não eram vistos como algo natural.

Item 2: Após assistir ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos” ,identifiquei os seguintes trechos: O primeiro trecho é quando o professor Keating pede aos alunos que componham um poema e um aluno no dia da apresentação não consegue se apresentar .O professor então se aproxima do aluno e fecha seus olhos e gira com ele pela sala de aula, o rapaz se descontrai e fala lindas frases e a classe fica impressionada aplaudindo o colega.

Em outro momento do filme o professor sobe na mesa em uma aula de Shakespeare e fala que está naquela posição para ver o mundo de outra maneira, o professor convida os alunos a subirem nas mesas também enquanto há tempo para ouvirem sua voz, pois se deixarem as oportunidades passar, menos chances terão aolongo de suas vidas.

No final do filme após der demitido Mr. Keating entra na sala de aula para pegar seus pertences, nesse momento está acontecendo a aula e todos os alunos sobem nas mesas, mostrando que apesar de estarem presos ao sistema escolar e as coações para que assinassem o documento culpando o professor pela morte do Neil, dentro deles havia acontecido uma mudança e que eles passaram  a ver o mundo de outra maneira.

Item 3:

  • Uma das atividades que costumo usar relacionadas ao corpo é o jogo Twister tradicional  onde além de trabalhar lateralidade, trabalharmos cores e equilíbrio ou o Twister adaptado usando em vez de cores números pares e ímpares, letras do alfabeto ou as iniciais dos nomes dos alunos que estão participando da rodada do jogo.
  • O jogo de Amarelinha 

jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.

Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um  só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.

[pic 2]

Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (221.1 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com