TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Experiência

Por:   •  10/11/2018  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  1.625 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Curso de Pedagogia

7º Semestre- 2018.1 noturno     Data: 14/06/2018

Docente:  Viviane Briccia

Discentes: Cleudes Santana

                   Mailana Gomes

                   Mirella França

Relatório de Metodologia de Ensino de Ciências.

Experimento “Dedo Mágico”

1 – Introdução: 

O presente relatório tem como objetivo apresentar o registro de um experimento realizado com alunos do 3º do ensino fundamental I do Grupo Escolar Professor Everaldo Cardoso, fazendo uma descrição de como ocorreu essa atividade. A proposta de atividade se deu mediante as aulas de Ciência que estava sendo ministrada no período de Estágio Obrigatório, o assunto tratado era sobre a Água, bem como, sua utilidade, poluição e importância para a vida humana. Nesse sentido, entendemos que por se tratar de uma substância essencial para o ser humano, a água deve ser estudada e compreendida pelas crianças desde os anos iniciais. Além de está incluída como um dos assuntos do livro didático que a escola utiliza, os Parâmetros Curriculares Nacionais sugere tratar do tema, que está no eixo temático “Vida e Ambiente”.

 Aproveitando a oportunidade da proposta de aplicação dessa atividade, foi importante para nosso grupo pensar algo que fosse diferente para as crianças, que correspondesse à curiosidade delas e que fosse de caráter investigativo.

2 - Objetivo Geral: Compreender um aspecto correspondente à composição da Água.

3 - Conteúdo científico a ser tratado:

O conteúdo científico tratado é a tensão superficial da água. Esse assunto ajuda as crianças a compreenderem que a tensão superficial da água nos explica a forma esférica das gotas de água, o fato de alguns insetos serem capazes de pousar ou “andar” sobre a água e o fato de alguns objetos pequenos e leves não se afundarem se colocados com cuidado e na horizontal. 

4 – Descrição da Aplicação da Atividade  

Metodologia: 

Prática realizada com os alunos do 3º ano do Grupo Escolar Municipal Professor Everaldo Cardoso, localizado na rua Floresta, 249, bairro São Caetano na cidade de Itabuna-Bahia. Por se tratar de um assunto um pouco complexo para a realidade da turma, escolhemos apenas quatro alunos para participar desse experimento.

Materiais e Reagentes:

  • 4 recipientes (pratos) de plástico;
  • Água;
  • Orégano;
  • Detergente (lava-louças).

Inicialmente, explicamos que o experimento seria sobre Água, que é um conteúdo que eles já estão estudando. Perguntamos então se eles sabiam o porque de alguns insetos conseguirem pousar na superfície da água. Eles responderam sob o ponto de vista deles, sendo assim iniciamos o experimento que explicaria corretamente esse fato de uma forma simples que eles entenderiam.

Então em recipientes de plástico depositamos uma quantidade de água satisfatória em seguida colocamos o orégano na água. Colocamos um pouco do detergente líquido na ponta de um dos dedos. Com o dedo que não está com detergente solicitamos que eles introduzissem na água e observasse o que aconteceu, em seguida que introduzissem o dedo que está com detergente, e observasse o que aconteceu.

5 – Resultados:

Após o desenvolvimento do experimento os alunos discutiram os resultados e notaram uma grande diferença, pois perceberam que as moléculas da água se atraem umas pelas outras como pequenos imãs e ficam bem agarradinhas, formando uma superfície de forte tensão. Após explicarmos solicitamos que eles escrevessem sobre o que entenderam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (295.7 Kb)   docx (199.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com