TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Renascimento

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Renascimento

  É um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália no século XIV. Foi à passagem da idade media para a idade moderna.

  Foi chamado assim, pois a cultura, a arte, a política e a filosofia renasceram depois de anos na escuridão, durante a Idade Media.

  Os integrantes desse movimento buscavam novamente a cultura Greco- romana, pois acreditavam que esta era livre da religiosidade medieval.

  A principal característica do renascimento foi sua busca para a compreensão da humanidade, desenvolvendo assim, a ciência, a política, a arte e a filosofia.

Características:

  • Valorização da cultura Greco- romana, os estudiosos da época acreditavam que os gregos e os romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza.
  • Valorizavam o conhecimento, a inteligência e dons artísticos.

  • Ao invés de Deus, o homem passa a ser o centro de tudo.

  • A razão e a natureza passam a ser valorizadas.

Filosofia e Renascimento

Nesse período a filosofia se voltava contra os limites religiosos criados na Idade Media. A astrologia, a alquimia, a natureza, a fisiologia e entre outros temas que eram restritos pelos preconceitos pagãos, foram os que se tornaram os favoritos dos filósofos no Renascimento.

  Um dos temas pagãos mais conhecidos na filosofia tinha por nome “Panteísmo”, (Deus como a própria natureza). Para eles Deus e a própria natureza se identificam e podem ser explicado um pelo outro. Um dos mais famosos defensores dessa doutrina foi Giordano Bruno, ele atribuía às estrelas e a toda a natureza a verdadeira corporação divina.

  Giordano foi tão blasfemo para a igreja que foi julgado e condenado a morte pela igreja por suas observações astronômicas que eram contrarias as idéias da igreja católica.

  Logo após a morte de Giordano Bruno na fogueira, Galileu Galilei outro importante astrônomo foi julgado pelo tribunal. Galileu é oficialmente o inventor da luneta. Com ela, ele fez grandes descobertas astronômicas que não condiziam com as verdades ditas pela igreja.

  Nessa época havia um grande debate de como os astros se comportavam no espaço. Ptolomeu (pensador do período antigo), afirmava que a terra ficava imóvel no centro do universo e os astros se moviam ao redor dela.

  Havia também a teoria não oficial de Nicolau Copérnico, que afirmava que o sol era o centro de todo o universo e que a terra era só mais um dos planetas que giravam ao seu redor.

  A teoria de Ptolomeu estava mais de acordo com as crenças religiosas da época, de que Deus havia criado o mundo e, como essa era sua principal criação, seria justo colocá-la numa posição mais privilegiada.

  A teoria de Copérnico não era aceita, pois tirava o homem do centro do universo, portanto, fora da atenção divina, deixando o homem órfão.

  Ao aceitarem a teoria de Nicolau Copérnico, começaram recusar explicações baseadas nos dogmas religiosos. Começaram então afirmar que para compreendera natureza e o mundo precisavam de explicações que estivessem mais de acordo com os anseios humanos, uma explicação mais racional. Assim, quando deslocam o homem do centro e ele perde a atenção divina, ele se torna livre para “caminhar com suas próprias pernas” sem se preocupar com o castigo divino.

Renascimento e Educação Humanista

  A abordagem humanista na educação renova a Pedagogia e a educação. A partir daí, a educação passou a ser vista de uma maneira menos rígida, punitiva, com foco na aprendizagem e nos saberes do aluno. Torna-se possível na pedagogia humanista, uma harmonia na escola, entre alunos e professores. Os alunos começam a trazer suas duvidas e curiosidades para a escola sem medo de expor são duvidas e seus conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com