TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo IDEB

Por:   •  27/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

    Este texto classifica o que é o IDEB e também aborda alguns dos resultados obtidos por ele. O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007. A finalidade do índice é mensurar a qualidade do aprendizado nacional e usar os dados obtidos para criar estratégias que poderão melhorar a qualidade do ensino público em todo o país.

    As médias de desempenho são obtidas através da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País a cada dois anos. As metas são diferentes para cada escola e rede de ensino, focando suas respectivas necessidades de melhoria para que a meta seja alcançada de forma unânime. O Brasil tem o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média que corresponde às escolas de países desenvolvidos. A tabela abaixo mostra as pontuações atingidas pelas escolas do país, bem como as metas desejadas.

[pic 1]

    Observa-se que os anos iniciais, exceto pelo setor privado de educação, alcançam as metas propostas em todos os anos passados. Mas apesar de tê-las alcançado, não são resultados muito animadores. Os anos finais do ensino fundamental de escolas públicas alcançaram a meta apenas 3 vezes, o setor privado só conseguiu atingir a meta uma vez. A seguir, vemos os resultados do ensino médio que são visivelmente inferiores aos anteriores, onde as escolas públicas conseguem atingir metas por 3 vezes enquanto as privadas apenas um.

    Em suma, os dados indicam que a evolução do IDEB nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio não está se dando na mesma velocidade do crescimento do IDEB nas séries iniciais do ensino fundamental no Brasil, e esta informação pede que se investigue as causas dessa divergência através de pesquisas. Uma vez com os resultados em mãos, cabe aos competentes que se iniciem intervenções para reverter esse quadro desanimador.

Referências:

Site: IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

http://ideb.inep.gov.br/resultado/  Disponível em: 10/11/2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com