TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Inclusão

Por:   •  2/6/2019  •  Ensaio  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: palavra-chave inclusão.

        De acordo com Garcia (2013), os professores primários eram tidos como

professor de educação especial de modo que sua formação era pautada no conhecimento

construído a partir do exercício da profissão. Os cursos de Pedagogia abrangeram áreas

específicas da educação especial no final da década de 1960 e início de 1970.

Entende-se educação inclusiva todos os meios oferecidos aos alunos portadores de deficiências, sejam elas físicas, motora ou intelectual nas redes de ensino educacional e é obrigatório mediante lei.

Para oferecer uma melhor qualidade de ensino e de vida aos portadores de deficiência constatou-se a necessidade de otimizar os recursos existentes no ambiente onde vivem, principalmente na área de infraestrutura. Alunos com deficiência necessitam, por exemplo, de rampas de acesso, banheiro próprio, livros em braile, plataforma táteis, entre outros; tratam-se de necessidades secundarias.

O fator mais importante para uma educação inclusiva são os professores da área pedagógica, que precisam de qualificação profissional para atender as necessidades desta área; porem não basta somente o educador da área ter uma educação básica e sim uma educação continuada, em temas e áreas especificas, conforme o universo do aluno portador de sua deficiência e na escola ter um Professor  de Apoio Educacional Especializado (PAEE).

Resumidamente conclui-se que para atender uma pessoa com deficiência visual, por exemplo, é necessário que o profissional pedagógico conheça o braile para facilitar a comunicação entre aluno e professor, além de sempre buscar meios e pesquisas de melhoria de ensino a cada grupo.

Assim, observa-se que lecionar da mesma com ou sem necessidades especiais só gera pré-conceitos e inseguranças, não somente ao aluno que não se sente incluso, como também ao docente, que não se sente capaz de oferecer uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com