TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Psicolinguística

Por:   •  16/2/2022  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Marta Danyere reis silva

CORRÊA, Letícia Maria Sicuro. Aquisição da linguagem numa abordagem psicolinguística: por uma teoria da aquisição da linguagem como processo.  Ed. Edipucrs, Porto Alegre, RS.

. Pesquisas apontam que a aquisição da linguagem é a primeira forma de socialização da criança, sendo este um processo natural, longo e difícil. Assim, esta pesquisa objetivou compreender como ocorre essa aquisição da linguagem e os processos envolvidos traçando uma conexão com psicolinguística. Corrêa iniciou a discussão destacando que a aquisição da linguagem apresenta um paralelo entre inatismo (defende que existe um componente da faculdade da linguagem), sociointeracionista, psicolinguística. Assim, como abordagem psicolinguística, esse estudo delineia-se com o inatismo, onde o indivíduo já nasce com pré condições linguística.

A autora pontua que a toda teoria da aquisição da linguagem deve ser capaz de explicar como toda criança nasce com capacidade e pré disposição para aprender qualquer língua. Como as diferentes línguas humanas podem ser adquiridas, as alterações que se manifestam no desempenho linguístico da criança. As teorias de aquisição da língua devem ser articuladas com teorias do desenvolvimento de habilidades de processamento linguístico. Assim, para se compreender todo este processo, deve-se pautar em um modelo de processamento, que segundo a autora parte de um duplo aporte teórico que se caracteriza no estágio inicial da aquisição da linguagem para um modelo correspondente ao estágio adulto.  Para se compreender esse processo linguístico, a psicologia buscou as bases teóricas da linguística, porém como ressaltado na pesquisa, houve uma falha ao não se levar em conta os modelos formais da gramática e os modelos de produção e compreensão da linguagem.

O estudo da aquisição da linguagem pela criança é um campo ainda sem identidade teórica definida e incorpora a ideia de processamento linguístico, assim grande parte deste estudo tem como sustentação o desenvolvimento da criança. Assim, sendo possível, a identificação de processos cognitivos gerais, bem como a capacidade de captar processos que se aplicariam a diferentes domínios cognitivos e que na linguagem, este indivíduo passa a ter capacidade de emitir enunciados que se relacionam entre si trazendo coerência e coesão. Nesse aspecto, o estudo de aquisição da língua deve pautar-se entre duas vertentes que se entrecruzam, a aquisição e o desenvolvimento.

A aquisição está relacionada a conhecimento do léxico, da morfologia e sintaxe. Porém quando a criança aprende ela não está presa a todos essas questões específicas da língua, elas não se prendem a gramática normativa, somente após atingir o nível adulto é que possivelmente essas questões serão levadas em consideração. Já o Desenvolvimento está relacionado ao sistema biológico que perpassa pelo processo de maturação e também pelo sistema computacional, onde o sistema da memória está adaptado ao processamento da linguagem.

A aquisição de formas pronominais pelas crianças ocorre de forma espontânea, os sintagmas ficam guardados na memória de trabalho e quando evocados são recuperados e utilizados, assim, os pronomes referenciais são utilizados e compreendidos e desenvolvidos ao longo do processo de aquisição. Com base nos estudos apresentados pela autora, uma teoria da aquisição da linguagem como processo ainda se encontra em fase inicial. No Brasil, ainda há um distanciamento e visão panorâmica sobre o processo de aquisição da linguagem e adotar um estudo modular da língua, de certa forma limita o questionamento de hipóteses sobre a generalização entre do domínio cognitivo da língua pela criança. Assim, modelos de língua e de processamento serão melhor estabelecidos e estudados quando estiverem melhor estruturados e focalizem a operacionalização da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com