TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA NUMÉRICO DECIMAL

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 3

SISTEMA NUMÉRICO DECIMAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O ensino das operações nas séries iniciais deve privilegiar a ação mental das crianças visando à compreensão do conceito, ao invés da mera produção de resultados. Desse modo, como deve ser o trabalho do professor para que esse objetivo seja alcançado?O professor deve incentivar a criança a buscar seu modo pessoal de fazer as operações, discutindo com os colegas a solução proposta.

2. O nosso sistema de numeração, assim como os demais, tem suas regras de organização para representar as quantidades. Considerando essa afirmação, suas pesquisas e o material de estudos, responda:

a) Quantos e quais são os símbolos que utilizamos em nosso sistema para representar quantidades? 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,9.

b) Explique e exemplifique o aspecto posicional do nosso sistema de numeração..

Sistema de numeração posicional: significa que o valor do mesmo algarismo varia de acordo com a posição que ele ocupa no número. Exemplo no algarismo 24, o quatro vale 4 unidades e o 2 vale vinte.

c) Explique e exemplifique o aspecto decimal do nosso sistema de numeração.

Sistema de numeração decimal: o aspecto decimal se caracteriza pelo fato de a passagem de uma ordem para a outra imediatamente superior ser feita em agrupamento de 10. Exemplo: 10, 20, 30,40...

3. Faça um resumo da proposta metodológica para o ensino do sistema numérico decimal, apresentada no fascículo, dando exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores para auxiliar na compreensão desse conceito. O sistema numérico decimal é ensinado nas séries iniciais do ensino fundamental, baseado no desenvolvimento lógico da criança, na bagagem que ela traz consigo e no desenvolvimento histórico da humanidade.

O início da aprendizagem do sistema decimal deve estar relacionado a atividades de agrupamentos e reagrupamentos (trocas) em diversas bases, que estejam voltadas a espessura, cor e forma, podendo desta forma facilitar a aprendizagem do aluno em relação ao sistema decimal. Depois desse trabalho o professor deve propor atividades com objetivo do valor posicional, para melhor compreensão do aluno, deve-se utilizar o ábaco de hastes verticais que é o ábaco aberto, outras sugestões podem ser utilizadas como o quadro de pregos, o quadro de valor lugar. Cada criança deve ter o seu material e manuseá-lo para compreender o processo de centenas, dezenas e unidades, identificando os diversos valores do algarismo; dependendo da posição que ele ocupa no numeral.

Mesmo sem compreender o que fazem as crianças acabam dominando os algoritmos com treinos, mas para melhor compreensão, se trabalhar com o ábaco e com o material dourado, a situação concreta facilita a compreensão dos numerais abstratos, e também maiores e o desenvolvimento do raciocínio e aprendizado se torna agradável.

4. Para trabalhar sistema de numeração na sala de aula, a professora Helena simulou um setor de empacotamento de uma fábrica de lápis. Para isso, pediu aos alunos que adotassem o seguinte procedimento: juntar todos os lápis que tivessem e colocar cada conjunto de quatro lápis em um estojo; em seguida, reunir cada conjunto de quatro estojos em um pacote e, por fim, colocar cada conjunto de três pacotes em uma caixa. No final da simulação tinha formado 2 caixas e 3 pacotes, sobrando 3 lápis. Qual foi o total de lápis embalados pelos alunos nesse dia? Para uma melhor visualização faça a representação (desenho) da caixa, pacote, estojo e lápis.

5. Desenvolva a atividade de agrupamento proposta a seguir:

Imagine que você está em um país onde a regra de troca da moeda é a seguinte:

5 azuis são trocadas por 1 vermelha;

5 vermelhas são trocadas por uma rosa;

5 rosas são trocadas por 1 amarela; e

5 amarelas são trocadas por 1 branca.

Após a troca na casa de câmbio, você ficou com a seguinte quantidade de moedas: 2 brancas, 3 rosas e 2 azuis.

a) Você comprou um aparelho de DVD que custa 1 branca, 3 amarelas, 3 vermelhas e 1 azul. Após pagar esta compra, ficando com o menor número de moedas, com quantas moedas de cada cor você ficou?

02 amarelas,02 rosas, 02 vermelhas,01 azul.

b) Agora, resolveu comprar um aparelho de CD que custa 3 rosas, 3 vermelhas e 2 azuis. Após pagar esta compra, ficando com o menor número de moedas, com quantas moedas de cada cor você ficou?

01 amarela, 03, rosas, 03 vermelhas, 04 azuis.

c) A quantidade que restou, representa quantas moedas azuis?

Representa 219 moedas azuis.

6. O material dourado é um material estruturado recomendado para o trabalho com os conceitos do sistema de numeração decimal. Pesquise uma atividade que pode ser desenvolvida por alunos do Ensino Fundamental utilizando esse material. Ela deve conter o conteúdo que será abordado, os objetivos e o desenvolvimento.

“• Conteúdo: Trocas com Material Dourado”

O material dourado é um material pedagógico, confeccionado em madeira, mas que pode ser também construído usando cartolina, caixa de ovos, etc.

Trocas

Objetivo: compreender as características do sistema decimal.

• Fazer agrupamentos de 10 em 10;

• Fazer reagrupamentos;

• Fazer trocas;

• Estimular o cálculo mental.

Desenvolvimento:

Para esta atividade, cada grupo deve ter um dado com numerais de 4 a 9. Cada criança do grupo, na sua vez de jogar, lança o dado e retira para si a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. (Observe que o número que sai no dado dádireito a retirar somente cubinhos). Toda vez que uma criança juntar 10 cubinhos, ela deve trocar os 10 cubinhos por uma barra. Da mesma maneira, quando tiver 10 barrinhas, deve trocar as 10 barrinhas por uma placa.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com