TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço de Orientação Educacional

Por:   •  25/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Socializando e Criando

Escola Classe Estância Planaltina

Idealizado pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional)

Oficinas de Teatro

Círculo de Conversa

Público alvo: Alunos do 5º ano

2º Semestre

Planaltina-DF/ 2019

  1. Apresentação: 

Este projeto visa desenvolver atividades artísticas com os alunos da Escola Classe Estância de Planaltina, 5º ano do ensino fundamental .

Objetivando realizar a interação e a socialização dos alunos da turma, e ao mesmo tempos desenvolver uma ambiente acolher e motivador para os alunos que são atendidos pelo SOE( Serviço de Orientação Educacional) , trazendo lhes para dentro da realidade de sua classe,  bem como oportunizando para todos sem distinção  a oportunidade de se conhecerem melhor e ter uma maior ligação.

Onde todos os alunos poderão aprender a lidar como suas dificuldades e receios, levando-os a compreender forma pratica a dinâmica do processo de aprendizagem. Criando consciência que tal processo é longo, porém tal caminho pode ser uma experiência prazerosa e de fato significativa para sua formação intelectual, social e emocional,e que todos possuem dificuldades e habilidades, que devem ser conhecidas e superadas.

Todos juntos, poderão se ajudar mutuamente nesse processo de superação das dificuldades individuais e coletivas que surgirão durante todo esse processo, trabalhando problemas do cotidiano da turmas.

Tendo como foco temas transversais como: cidadania, respeito ao próximo, valorização do eu e socialização, utilizaremos da pedagogia do teatro como instrumento nomeador desse processo de ensino aprendizagem, para alcançarmos nosso objetivo principal, a interação dos alunos e a elevação da auto estima dos mesmos.

2-Introdução:

 Este projeto será desenvolvido na Escola Classe Estância Planaltina, , com os alunos do Ensino Fundamental, faixa etária de 10 aos 13anos, utilizando de debates, aulas expositivas, e o jogos teatrais e pedagogia do teatro do oprimido, trazendo ao  conhecimento do aluno a função social do teatro , e tudo seu esplendor artísticos.

3- Justificativa: 

Como o objetivo de desenvolver uma educação inclusiva e solidaria, e que realize transformações na vida social dos alunos, e que se faça mais significativas para os mesmo, iremos trabalhar com a perspectiva teatral, que utiliza o fazer artístico como ferramenta didática e  pedagógica.

Tendo a preocupação de formar cidadãos ativos e conscientes do seu papel social, e principalmente levar o aluno conhecer a estrutura operacional do teatro épico, e aprender  a reconhecer-lo com seus próprios olhos e entende-lo, ou seja, desenvolver seu senso crítico

Utilizando metodologia de jogos teatrais de Viola Spolin como referencial  bibliográfico, para desenvolver este trabalho, que visa incentivar a produção de idéias e seleção de temas, que  serão indicados pelos alunos .

Tais temas serão discutidos pela turma/grupo, seguindo a linha de social e artística, onde o teatro toma uma dimensão política estética, tendo como objetivo a formação intelectual e política do aluno, e proporcionar espaço para discussões e reflexões sobre a dinâmica social.

Spolin sugere que o processo de atuação no teatro deve ser baseado na participação de em jogos, pelo o envolvimento criado pela relação de jogo, o participante desenvolve liberdade pessoal dentro do limite de regras estabelecidas e cria técnicas e habilidades pessoais necessárias ao jogo. [...] As regras do jogo incluem a estrutura (onde, quem, o quê) e o objeto (foco) mais o acordo de grupo (www.revistafenix.pro.br/05/11/2010). 

O que auxiliará o trabalho em sala de aula,  estabelecendo uma liberdade organizada, com espaço para a participação voluntaria e livre.

4-Objetivos

4.1-Objetivo  Geral:

 >Levar o aluno a entender seu mundo e o mundo que o rodeia, utilizando as varias linguagens artísticas, e  através do  teatro, para que ele faça conexões entre os saberes adquiridos e vivenciados e que sejam capazes de  expressá-las através de diferentes linguagens artísticas.

>Compreender o teatro nas suas dimensões, estéticas, políticas, sociais e culturais, utilizando-o como instrumento de formação cidadã.

4.2-Objetivos Específicos: 

>Compreender o teatro como ferramenta de informação e formação, através de aulas expositivas, pesquisas bibliográficas e virtuais, colocando o aluno em contato com a história do teatro, para que o mesmo posso conhecer mais sobre essa linguagem artística, e apreciá-lo.

>Realizar trabalhos em grupo para serem abordados tratados temas sociais e culturais de interesse dos alunos, desenvolvendo as habilidades de observação, percepção e intervenção, a partir de pesquisas, debates, leituras, e elaboração de textos.

5-Conteúdo

5.1-Aulas expositiva sobre a história do teatro de Brecht

Pesquisas realizadas e disponibilizadas para os alunos , trabalhar com temas relacionados com o cotidiano da turma, sendo dela extraídas e com ela debatidos,  e em seguida confeccionar um cartaz sobre o tema e afixar na sala de aula.

5.2-Pesquisas sobre o teatro do oprimido

Apresentar texto sobre o teatro do oprimido e sua relação com a pedagogia de Paulo Freire, elaborar cenas que possam abordar temas que venham interferir na interação e socialização dos alunos.

5.3- Jogos teatrais

 Trabalhar com jogos teatrais em sala de aula para interação do grupo e preparação para os debates e escolhe o tema a ser trabalhando com a turma

5.4-Seleção e adaptação  da tema  a ser trabalha  com base o teatro de Brecht, colocando sobre o estranhamento.

Após o tema escolhido, trabalhar a elaboração e adaptação da cena, a realidade dos alunos.

5.5-Apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos em sala.

Cada grupo terá 20 a 30 minutos para apresentar o trabalho elaborado pela turma, o tema escolhido, e as conclusões realizadas, para a turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com