TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Sociologia

Por:   •  17/8/2020  •  Dissertação  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS – FAC

Curso de Pedagogia

TEXTO DISSERTATIVO

Jersica Almeida

CANDEIAS

2019

TEXTO DISSERTATIVO

Jersica Almeida

Texto dissertativo solicitado como complemento parcial da disciplina Sociologia da Educação do Curso de Pedagogia da Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC.

Professor: Aroldo Carneiro

CANDEIAS

2019[pic 3]

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

A Sociologia não surgiu do nada, mas também não foi formulada por pensadores, ela se constituiu de vários fatores históricos ao longo do tempo, fatores estes que mudaram a forma de pensar da sociedade como um todo, sendo assim, a sociologia é fruto dessa nova forma de pensar a natureza e a sociedade.

Não temos uma data fixa do surgimento da sociologia, mas podemos mencionar os fatos históricos do século XVII na Europa como um marco de mudanças que influenciaria a sociedade até os dias atuais. Em meio a tantas transformações temos a Revolução Cientifica de Isaac Newton como percussora para o início de uma nova fase de pensar a sociedade, através dessa revolução podemos explicar fenômenos da natureza e sociais de forma cientifica, fazendo com o que o conhecimento religioso fosse ao passar dos anos perdendo força em relação a sua influência na sociedade.

Após a revolução cientifica ocorreu a Revolução Industrial, esta teve um impacto profundo na sociedade, porque através dela houve a consolidação do capitalismo, e com o capitalismo começou a surgir muitos problemas sociais como pobreza, desemprego, superfaturamento dos burgueses e operários ganhando salários miseráveis, aumento da população urbana, e o surgimentos de epidemias de doenças, então, todo esse caos social gerou a necessidade de alguma ciência que estudasse e apresentasse soluções para esses problemas, assim, tivemos o início dos primeiros sindicatos e associações para dialogarem sobre as condições de trabalho e melhoria de vida nas cidades.

No século XVIII tivemos a última grande revolução em que os acontecimentos influenciaram diretamente no surgimento da sociologia, o grande ideal dessa revolução era a igualdade e liberdade, dando origem a democracia, assim, a revolução francesa foi um grande marco para as mudanças políticas na sociedade, e a partir dela muitos estudiosos e pensadores voltaram suas atenções a estudar e refletir a sociedade em que vivem. No século XIX, um desses estudiosos, chamado de Comte pensou em uma ciência que analisasse a sociedade e chamou-a de “Física Social”, uma ciência objetiva, que cria teorias sociais com base empíricas. E que possui o mesmo método científico das Ciências Naturais.

Desta forma, a Sociologia é reconhecida como ciência apenas no XIX, mas bem antes disso ela já estava presente nas mais remotas sociedades existentes, porque a sociedade moderna estará sempre em mudança e desenvolvimento, portanto, para refletir e compreender essas mudanças na sociedade será sempre necessário o uso da sociologia.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com