TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TANGRAN NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  15/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.670 Palavras (11 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 11

O TANGRAM NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria de Jesus Siqueira dos Santos

Professora Orientadora: Christiane

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura Plena em Pedagogia (PED: 1020)

Estágio II

29/05/2013

RESUMO

O papel do tangram na matemática aborda a importância do ensino escolar e suas habilidades de aprendizagem significativas através dos jogos que desenvolve técnicas de raciocínio lógico ao aluno do ensino fundamental, dando ênfase as formas as geométricas do tangram e estimulando o aluno para um aprendizado de conceitos referentes as formas planas . O ensino da matemática exige do educador o enfoque das práticas pedagógicas onde favorece confiança do aluno em suas capacidades de aprendizagem onde o aluno possa ter autonomia e se aproprie do conhecimento que envolva um progresso transformador em sua vida cotidiana, as práticas que atribuem os alunos na educação fundamental é de extrema importância para o crescimento conhecedor que atribuem no ensino da matemática através dos jogos educativos que favorece ao aluno um imenso leque de ensinos pedagógicos e matemáticos para uma boa educação no ensino fundamental. As instruções educativas resgatam valores para um ensino motivador no aprendizado da matemática e outros conhecimentos que valoriza o aluno na educação fundamental de ensino que promove um desenvolvimento de práticas educativas.

Palavras-chave: Tangram. Geometria. Ensino fundamental.

1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste artigo é tornar desafiador o uso do tangram na matemática e desenvolver no aluno uma forma de interesse na sua educação escolar e contemporânea, nas diversas modalidades de ensino pedagógicos. A matemática pode ser aplicada com algo prático e fácil de solucionar provando que as aulas podem ser renovadas e estimuladoras num aprendizado de descobertas e desenvolvimento de raciocínio lógico.

O tangram pode ser utilizado em diferentes conteúdos que dão ênfase ao ensino de forma de produzir a matemática em sala de aula no ensino fundamental. Para que isso aconteça o professor precisa estar atualizado, e encontrar métodos de ensino que expresse a inteligência do aluno para sua formação continuada no ensino escolar.

O conhecimento não é um espelho das coisas do mundo externo, a reconstrução dos cérebros com a base nos sinais captados pelos sentidos que pode mudar as habilidades para um pleno conhecimento prazerosos da matemática usando as formas geométricas do tangram em sala de aula.

As atividades das séries iniciais na educação escolar são utilizadas de forma onde o aluno perceba o quanto é significativo na sua formação escolar, para adquirir o ensino que vem através do seu educador. O educador por sua vez, entende o quanto precisa estar sempre atualizado com as atividades que constrói o cidadão para uma sociedade onde ele perceba que o ensino é fundamental, não somente para sua formação escolar, mas para uma cidadania com dignidade onde ele possa ter seu verdadeiro direito democrático de seguir o que é certo de direitos de um cidadão que utiliza os meios da educação para viver em uma sociedade onde é possível conviver com pessoas que distorcem a educação para se prevalecerem. Sendo que a educação é uma maneira de expressar conhecimentos que edificam o cidadão para uma realização capaz de induzir para uma formação esclarecedora que favorece para uma liberdade de aprendizagens que motivam os alunos a praticidade nos jogos para um real equilíbrio transformador na educação fundamental de ensino na matemática.

.

2. A MATEMÁTICA NAS FORMAS DO TANGRAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A matemática proporciona ao aluno oportunidade de desenvolver noções presente no dia a dia, e para os educadores é uma busca de novos métodos de ensino para que em cada fase o aluno encontre a percepção de vantagem para seu aprendizado, utilizando materiais de manipulação a serem trabalhados no ensino das formas espaciais, planas, geométricas e expresse no aluno o processo de construção na educação do ensino fundamental.

Os professores poderão utilizar esses materiais de manipulação de forma que o aluno conheça as várias formas que desenvolve as ideias de um trabalho positivo do tangram na matemática, de maneira que haja curiosidade nas habilidades de construção da matemática no conceito da geometria e figuras planas que desenvolve no indivíduo o raciocínio lógico para o problema da matemática na utilização das peças do tangram e na aprendizagem fracionais na educação fundamental.

Não se trata somente de que o professor introduza situações que permitem aos seus alunos atuarem, mas também que propicie e favorece a análise, a discussão e a confrontação entre as diferentes concepções e resultados que possam surgir tanto no processo de resolução como no término do mesmo. (PANIZZA,2006, p. 52).

O ensino da matemática em sala de aula vem de uma trajetória de estudos significativos em que o professor esteja sempre em busca de novas descobertas para suas atividades escolar, e que em cada busca venha com renovações de ensinos que resultam aos alunos um reconhecimento nessa disciplina de tamanha importância para quem dela se utiliza, tanto para uma formação, quanto para uma construção social.

Para conhecer melhor a utilização do tangram na matemática, houve uma busca em que as formas geométricas se adequassem na matemática de maneira em que despertasse no aluno um interesse em aprender essa modalidade de ensino através dos jogos . E com essa intenção provocar no aluno uma qualidade de ensino significativo em que ele possa avançar nas suas experiências que teve em sala de aula ,desenvolvendo assim um aprendizado que irão auxiliá-lo na sua formação escolar para uma construção social.

Os conteúdos programáticos da matemática,vem sendo feito com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais,( PCN ), permitindo que no ensino da matemática é preciso ter cautela na hora de planejar, por isso é importante quando há uma flexibilidade no ensino da matemática para os alunos do ensino fundamental.

3 ORIENTANDO A DIDÁTICA DO TANGRAM EM SALA DE AULA.

O Uso do tangram mostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com