TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL TENDO COMO SUBSIDIO OS PARAMETROS CURRICULARES.

Por:   •  4/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.248 Palavras (17 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 17

O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL TENDO COMO SUBSIDIO OS PARAMETROS CURRICULARES.

Elizia Coronetti Chaves

Lais Petry

Marina Triques Bordin

Simara Fátima Bussacro Balan

Professor – Tutor Externo: Silvana Lazzarini Bulla

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - KROTON.

Pedagogia (PED1112) – Disciplina: Seminário Interdisciplinar VI

09/12/2016

  1. RESUMO                                                   

  A educação é um direito de todos e é dever do Estado oferecer gratuitamente e com qualidade, a qualquer criança. Cabe aos Municípios a atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; aos Estados, no Ensino fundamental e Médio e a união, no Ensino Superior. De acordo com a Lei brasileira a Educação Infantil é direito da criança, desde o nascimento, dever do Estado, ofertada pelos sistemas de ensino, com a colaboração, e competência dos Municípios, implementá-la em creches, pré-escolas ou em escolas, conforme a necessidade de cada município, e estes devem ser ofertadas com qualidade de ensino, gestores e professores preparados, com bom nível de experiência e dedicação, sendo as instituições adequadas para a necessidade de cada criança. Nota-se que o Governo vem investindo mais na Educação infantil e isso reflete positivamente em anos seguintes, pois desenvolvem desde cedo instinto afetivo, cognitivo, social e cultural de cada criança em especial. Não pode haver preconceito e nem desfavorecimento por parte dos profissionais, pois cada criança tem suas características individuais, seja física ou psicológica, vindas de diferentes realidades sociais, cabe aos profissionais integrá-las e recebe-las com carinho, afeto, atenção repassando tudo que sabem da melhor maneira possível.

Palavras-chave: Educação infantil. Criança. Direitos.

1 INTRODUÇÃO.

Este trabalho pesquisa e analisa como é o trabalho na educação infantil tendo como subsídios os parâmetros curriculares, e através deles como se pode realizar um trabalho educativo de qualidade com diferentes métodos e maneiras de aplicá-lo para obter um melhor desenvolvimento criativo em cada criança. Buscar através desta pesquisa quais são as melhores alternativas para uma educação de qualidade e ao mesmo tempo prazerosa, buscando a participação e interação de aluno e professor, para ao final chegar a um resultado satisfatório e com os objetivos alcançados.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, daí a importância de se construir uma estrutura pedagógica para beneficiar a criança futuramente buscando seu desenvolvimento integral, com profissionais preparados para transmitir o conhecimento, independentemente do que possa encontrar em sala de aula.

Acredita-se que o aumento das creches também se dá pela necessidade das mães entrarem no mercado de trabalho e a necessidade de ajudar o marido no sustento da família faz com que procurem pelas creches e escolas para deixarem seus filhos, e por isso é necessário que os professores os acolham com carinho e afeto para poder preencher um pouco a falta que sentem dos pais, e que os pais também se sintam tranquilos e confiantes por saber que seus filhos estão com profissionais qualificados, que ao mesmo tempo em que cuidam também ensinam, criando um vínculo pedagógico, mas também de carinho e dedicação.

2 O QUE SÃO OS PARAMETROS CURRICULARES E QUAL SUA FUNÇÃO.

No Brasil os Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que surgiu a partir de 1995, mais conhecido como PCNs, é um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental de todo o pais. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, dar apoio a técnicos e professores brasileiros, principalmente aos que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. Esses parâmetros foram elaborados a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas na sala de aula.

Os PCNs Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações na busca da qualidade da educação brasileira, em sua abordagem, os parâmetros curriculares nacionais definem que os currículos e conteúdos não podem ser trabalhados apenas como transmissão de conhecimentos, mas que as práticas docentes devem encaminhar os alunos rumo à aprendizagem.

Cada instituição deve montar o seu Projeto Político Pedagógico, sua proposta pedagógica, adaptando esses conteúdos à realidade social da localidade onde está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (210 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com