TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO NOVO UNOPAR

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

                               

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

RESUMO

 O presente trabalho aborda a importância das brincadeiras como facilitador pedagógico no ato de ensinar para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental.  O brincar é uma ação que sugere liberdade de expressão e aquisição do conhecimento através do envolvimento prazeroso, através de uma proposta dirigida em que o produto final esperado seja o desenvolvimento integral da criança acentuando suas habilidades e competências. O brincar leva a criança das séries iniciais a protagonizar sua aprendizagem, pois os tornam agentes de participação e ação, um envolvimento completo e um desejo de ir, estar e permanecer na escola, construindo e reconstruindo sua aprendizagem através do que faz. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver.

Palavra-chave: séries-iniciais, aluno- brincar- aprender- desenvolver.


SUMÁRIO

1 Introdução.....................................................................................................3

2 Revisão Bibliográfica...................................................................................5

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino ...................................7

3.1Tema e linha de pesquisa............................................................................7

3.2 Justificativa..................................................................................................7

3.3 Problematizarão..........................................................................................7

3.4 Objetivos.....................................................................................................7

3.5 Conteúdos...................................................................................................8

3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................8

3.7 Tempo para a realização do projeto ...........................................................8

3.8 Recursos humanos e materiais...................................................................9

3.9 Avaliação.....................................................................................................9

4 Considerações Finais.................................................................................10

5 Referências..................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

              Este projeto está focado na importância do brincar no processo de alfabetizar, inserido na linha de docência nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como elemento didático as brincadeiras e os brinquedos para obtenção de resultados voltados a aprendizagem. Muitas vezes o aluno chega à escola com dificuldades de socialização, permanência, desempenho dos conteúdos propostos, levando a uma constatação que é preciso que a escola e o professor se aproximem desses alunos, e por que não através dos brinquedos e das brincadeiras já que esses são velhos conhecidos desse público.

                 É importante salientar que os brinquedos e as brincadeiras estão diretamente ligados ao desenvolvimento do ser humano, isto quer dizer que a utilização de brinquedos e brincadeiras podem ser auxiliares valorosos no processo de ensinar e aprender nas séries iniciais do ensino fundamental.

                    Através dos jogos as crianças podem reelaborar sua visão sobre escola e professor, sua visão do ambiente no qual passarão anos de suas vidas reorganizando o pensamento e transformando seu conhecimento do seu tempo e espaço. Através das brincadeiras orientadas dominam os espaços escolares, alicerçando aspectos morais, sociais, físicos e cognitivos, transformando o ato de brincar em conhecimento de si e do mundo.

                 Este projeto pretende contribuir com a formação de professores auxiliando a conhecer as contribuições positivas das brincadeiras para o desenvolvimento de conteúdos nas séries iniciais levando a aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades e competências transformadoras.

                   O conteúdo aborda a importância do brincar para desenvolver habilidades e competências nas séries iniciais do ensino fundamental, apontando o brincar como uma ferramenta dinâmica, consistente e aproximadora do querer aprender.

               O desenvolvimento será sobre pesquisas bibliográficas, tendo como discussão central o brincar para desenvolver conteúdos programáticos nas séries iniciais como uma ferramenta essencial para ensinar e aprender.

              Os recursos serão os seguintes materiais: livros, folhas, caderno, canetas, internet, impressora. A avaliação será desenvolvida por meio de estudos e comparações entre as teorias, observando sempre a relação do brincar com o aprender.

Como referencial teórico para o desenvolvimento do projeto foi pesquisada diversas bibliografias de teóricos que forneceram subsídios para a elaboração desse trabalho: Barros, Carneiro, Ferreira, Kshimoto, Maia, Rau, Siaulys, Silva, Vitoria, Winter.

2  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

As transformações sociais ocorridas através do avanço do mundo tecnológico, levaram o brincar a ser coisa do passado. Sendo necessário recuperar o sorriso, o olhar, o aprender através das brincadeiras didáticas, como uma forma de aproximar as pessoas. Para Maria Ângela CARNEIRO

As transformações ocorridas neste último século em grande parte das sociedades contemporâneas, produto das mudanças sociais e econômicas, influenciaram na maneira de vida das diferentes populações e, evidentemente, as atividades lúdicas.  O consumo, o isolamento e a falta de espaços, entre outras coisas, têm mostrado que o brincar vem sofrendo transformações e em alguns lugares até desaparecendo.  (2012, pag. 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com