TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PEDAGÓGICO NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.443 Palavras (14 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 14

                        [pic 1]

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU

                   CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA

                                                        

                

Maria Aparecida da Silva

Maria Clara Rêgo Tenório de Albuquerque

 Márcio Alexandre Nascimento dos Santos

                                         Pablo Silva de Oliveira

O TRABALHO PEDAGÓGICO NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR: a atuação do pedagogo frente à heterogeneidade no processo de aprendizagem das crianças nas Instituições Filantrópicas

Maceió

  2017


            Maria Aparecida da Silva

                             Maria Clara Rêgo Tenório de Albuquerque

                               Márcio Alexandre Nascimento dos Santos

                                          Pablo Silva de Oliveira

O TRABALHO PEDAGÓGICO NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR: a atuação do pedagogo frente à heterogeneidade no processo de aprendizagem das crianças nas Instituições Filantrópicas

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Projeto Integradores1, do Curso de Pedagogia licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, como requisito parcial de avaliação.

Prof. Dr. Deise Juliana Francisco

Maceió
       2017

Sumário

INTRODUÇÃO        4

REFERENCIAL TEÓRICO        6

METODOLOGIA        6

RESULTADO DA DISCURSSÃO        6

INTRODUÇÃO

Relatório de uma pesquisa, apresentada à disciplina de projetos integradores 1, no  qual é obrigatória no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas, como forma parcial de avaliação.

1.1 Tema:

O trabalho pedagógico em ambientes uma instituição filantrópica de Maceió.

1.2 Justificativa:

De acordo com Dalila Oliveira (2010), o pedagogo ao longo de sua carreira, desenvolve funções que não são de sua responsabilidade, como também se depara com situações difíceis que por conta da precariedade de seu trabalho, ele acaba intervindo para a solução desta. Sendo assim, isto acaba causando um sentimento de desprofissionalização, visto que este acaba desenvolvendo várias funções e deixando de exercer a principal que é a educação de seus alunos.

Dessa forma, nosso projeto de pesquisa irá tratar de uma das dificuldades muito comum de ser encontrada na profissão docente, onde é pouco comentada que é a heterogeneidade de idades em uma única turma. Nosso ambiente de pesquisa será num ambiente não escolar, de característica sócio familiar na cidade de Maceió, visto que essa Instituição trabalha com crianças de diferentes idades em um mesmo ambiente. Sendo assim, nosso projeto será direcionado para aqueles que irão iniciar a docência, fazendo com que este conheça uma das dificuldades que pode se encontrar em sua profissão. Além disso, o projeto de pesquisa também irá descrever se o pedagogo do ambiente não escolar consegue suprir essa dificuldade, e quais são seus métodos, tendo por consequência assim a viabilização desde conteúdo para os próximos ou para aqueles que já atuam na docência, de forma quê isto facilite seus trabalhos. Sendo desta forma muito importante esta pesquisa para o crescimento profissional daquele que for lê-la.

Além de mostrar uma dessas dificuldades, iremos tratar esta num ambiente não escolar, com a proposta de disseminar o pensamento daqueles que pensam que o trabalho do pedagogo se limita a uma sala de aula.

1.3 OBJETIVO

1.3.1 Objetivo geral

  • Analisar a atuação do pedagogo em Instituições Filantrópicas, frente a heterogeneidade no processo de aprendizagem de crianças.

.1.3.2 Objetivo específico

  • Identificar as dificuldades encontradas pelo pedagogo, em específico as formas com que este lida com a heterogeneidade de idades em um só ambiente;
  • Descrever os métodos utilizados para trabalhar com a diferença etária de crianças no processo de aprendizagem;
  • Investigar se a Instituição dispõe de recursos que atendam as necessidades encontradas pelo pedagogo.

1.4 Pergunta da pesquisa

Como é a atuação do pedagogo frente à heterogeneidade no processo de aprendizagem das crianças em uma Instituição Filantrópica encontrada na Cidade de Maceió?

1.5 Metodologia

A metodologia desse projeto de pesquisa se divide basicamente de duas formas. A primeira é a pesquisa escrita do assunto a ser abordado, com descrição do tema, dos resultados que pretendem-se alcançar a partir da realização da mesma, das razões pelas quais optamos por este tema e autores e obras que embasaram a elaboração do projeto. O desenvolvimento do tema foi discutido pela Equipe de acordo com suas preferências, assim como os objetivos, onde estes foram partidos da delimitação do tema a ser proposto. Já para a elaboração do referencial teórico, foi utilizada a internet como fonte de matérias, onde foram encontradas no site da UOL e no Todos pela educação, além da internet foram utilizados artigo e livros disponibilizados pela Universidade Federal de Alagoas.

A segunda parte do projeto é a pesquisa em campo, onde será extraído as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, por meio da entrevista (APENDICE 1), no qual essa será gravada para obter tudo do que foi relatado pelo pedagogo, com sua autorização e após será escrita no relatório. Os participantes para a execução desse projeto de pesquisa além dos estudantes, é o pedagogo da instituição. Esta pesquisa tem por características qualitativas e estudo de caso, onde será desenvolvida no ambiente não escolar localizada na cidade de Maceió. Esta instituição foi escolhida pois é de característica sócio familiar, visto que não há uma organização por idade, onde o pedagogo trabalha com várias crianças de diferentes faixas etárias em uma só turma, considerando que a faixa etária é o tema desse projeto de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (88.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com