TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo e Espaço na Educação

Por:   •  12/5/2016  •  Artigo  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

O Tempo e o espaço na educação

                                                                                           Raquel Sulamita[1]

                

Resumo:

Esta pesquisa vem informarmos as noções de tempo e espaço no ensino à História. Enquadrando-se as formas obtidas da pesquisa e assim relacionando-os. Os conceitos cognitivos de Piaget sobre o tempo e suas aplicações a partir de sua abordagem incisiva.

Em relação ao espaço, devem ser esclarecidas as formas de atividades usadas nessa concepção e o papel exercido a educadores e alunos.

Palavra-chave:Tempo, Espaço e História.

Abstract

His research comes we inform the notions of time and space in learning history. Fitting into the obtained search forms and thus linking them . Cognitive concepts of Piaget over time and their applications from their incisive approach.

In respect of the area should be clarified forms of activities used in this design and the role played by educators and students.

.

Keywords: Time, Space and History

INTRODUÇÃO

Observando esses parâmetros da pesquisa em relação ao espaço e tempo na visão educacional, podemos de algum modo compreender cada conteúdo de forma única a fim de se ter uma concepção própria de cada um. Entender os critérios de tempo e espaço e como à partir de seus conceitos se difundem num propósito em comum: a sala de aula.

As noções espaciais são adquiridas na infância por meios do tato e visão. Essas relações espaciais são divididas em três: as topológicas  ( vizinhança, ordem espacial, dentro, fora, contínua), projetivas ( em cima, embaixo, na frente, atrás, direita e esquerda) e euclidianas ( coordenadas geográficas) .

Essas relações espaciais devem ser estimuladas pelo professor. Os meios aos quais                                                  

são utilizados em sala de aula no ensino fundamental sintetizará essas noções de espaço. Com o uso da estimulação é possível realizar tal feito.  .

As noções de tempo são adquiridas  pelo método adotado e descoberto por Jean Piaget, onde ele busca compreender o desenvolvimento humano, onde ele subentende existir gradativamente. Essa teoria tem quatro estágios: o sensório-motor, o pré-operatório, o operatório-concreto e o operatório-formal.

O sensório-motor é caracterizado pelas  experiências na prática do indivíduo através da forma organizacional de objetos adquirindo a inteligência prática. Esse processo vai de 0 a 2 anos.

 O pré-operatório inicia com a forma de ver o mundo e suas representações, relacionando o uso da linguagem aos objetos. Esse processo vai de 2 a 7 anos.

 O operatório-concreto. Necessário construir uma idéia concreta. A presença da linguagem, do pensamento, um pensamento que reverte e converte. Esse processo vai de 7 a 11 anos.

O operatório formal, obtém  a lógica. O objeto do pensamento e conceitos abstratos. Esse processo se dá na idade de 11 anos em diante.

Nessa teoria ele sintetiza que todos atingem esses processos ao longo do tempo. E é dentro desse contexto que professores e educadores devem trabalhar a fim de entender essa temporalidade adquirida das crianças e adolescente. O domínio sobre o pensamento de Piaget é importante para o professor, pois é uma ferramenta que mostra as diferentes etapas da criança e do adolescente.

É através desses conceitos que se pode perceber como se enquadra o espaço e o tempo na construção infantil. A disciplina de História produz uma concepção de espaço e tempo e isso produz ou deve produzir no professor à necessidade de buscar meios aos quais pode ser utilizados com êxito nas salas de aula. O processo didático é um recurso bem aceito quando está relacionado à esses processos. Trabalhar com meios que despertem e façam o aluno pensar sobre a História ou qualquer outra disciplina proposta.

É notório a necessidade de espaço e tempo andarem juntas no processo educacional.

Quando falamos de uma disciplina que trabalha diretamente com espaço e tempo, como História é preciso analisar quais os meios produtivos para o desenvolvimento de alunos na sala de aula.

CONCLUSÕES FINAIS

Fazendo a junção dos dois conceitos pude entender como desenvolvê-los na sala de aula, no dia-a-dia. O professor tem que reconhecer suas dificuldades em ensinar a História e a partir dessa concessão de tempo e espaço, explorar novas formas de trabalhos e atividades aos quais possam contribuir para o desenvolvimento mental e a construção de novos conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com