TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tradutor e interprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa

Por:   •  27/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO PRESENCIAL DE PIRACICABA – CURSO DE PEDAGOGIA

1º SEMESTRE

Disciplinas Norteadoras: Língua Brasileiras de Sinais; Didática, Psicologias de Educação e Teorias da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Desafio Profissional

“Inclusão Social”

Alcione Maria de Medeiros        RA:        5061631093

Daniela Aparecida de Assis        RA:        5013451786

Franceli Aparecida de Toledo Frasseto        RA:        5056613202

Karla Carrara Dihel        RA:        6092651425

Vani Candida de Freitas        RA:        8501548448

Tutora à distância: Tassiana Justino Fernandes

                                        

Piracicaba

2016


1. Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar a discussão e analisar alguns pontos para a inclusão e melhoria na aprendizagem do portador de necessidades especiais, no âmbito escolar. É importante ressaltar que a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, seja ela; visual, auditiva, motor ou mental, deve acontecer de forma natural. A inclusão no bBrasil simboliza um avanço, em um processo de integração social, onde a sociedade já tem amparado, mas ainda nos deparamos com situações muito desafiadoras na inclusão dos deficientes, pois os mesmos sofrem discriminação social constantemente não apenas nas escolas, mas na sociedade de forma geral. Eles são cidadãos como qualquer outra pessoa considerada comum, mas que precisam de cuidados especializados, e deve ter o respeito e seus direitos assegurados de forma justa na sociedade.

É necessário reconstruir princípios, valores que visem uma reorganização no processo educativo e no sistema educacional de forma integrada. O profissional do intérprete vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas, na sociedade, nas comunidades e no cenário brasileiro.

A língua de sinais, é a segunda língua oficial do país, e a primeira língua utilizada na comunidade surda. O profissional de intérprete de libras tem um papel fundamental na sociedade. O país evidenciou a necessidade de profissionais de Libras capacitados para atuarem não apenas junto a esse público, mas também a nível macro. Com o surgimento desta nova demanda de profissionais, o tradutor hoje representa um marco na história da inclusão social. Não apenas no Brasil, mas também no mundo. À inclusão social retrata um crescimento ao longo dos anos, mas é preciso transformar os portadores de necessidades especiais em integrantes, ou seja, participantes ativos, não só na vida social, mas também econômica e política, de forma que seus direitos sejam plenamente certificados, e reconhecidos como pessoas com necessidades especiais. Com o passar dos anos, muitos paradigmas foram quebrados, mas ainda encontramos muitos obstáculos à serem vencidos. Cabe aos governantes e as escolas oferecerem um compromisso de ensino de qualidade a todos os alunos, como também apoiar e preparar os professores para desenvolver uma atuação com princípios igualitários.

2. O tradutor e interprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa

Falar de inclusão em nossa sociedade é um desafio muito grande a ser superado. Barreiras são impostas todos os dias, com intuito de separar escolas regulares dos alunos com necessidades especiais. Educandos ainda se encontram inaptos para lhe dar com tamanha dificuldade de aprendizagem, pois nos cursos de formação não são preparados o suficiente para essa diversidade, e muito menos capacitação específica, dificultando o acesso dos deficientes nas escolas regulares.

Todas as crianças deveriam aprender de forma coletiva os valores fundamentais da escola inclusiva, independente de raça, cor, credo ou qualquer dificuldade que possa vir a ter. É dever e obrigação das escolas se adaptar as mais diversas necessidades de seus alunos para oferecer uma educação de qualidade por meios de estratégias não só de ensino, mas de recursos diferenciados.

É importante que as instituições de ensino ampliem as oportunidades para às crianças portadoras de necessidades especiais, visando melhores condições as mesmas, sejam elas (auditiva, mental, visual ou motora). Muita instituição vem se superando com à inclusão social, devido à criatividade dos professores. Os mesmos estão inovando, buscando variadas formas de aprendizagem para focar em seus alunos, transformando salas de aulas em verdadeiros espaços de aprendizagem, de prazer, aventuras e busca do saber, aprender e aprender. Esses novos métodos, acrescentam à interatividade entre alunos e professores.

O intuito da inclusão é promover mudanças nas escolas e no sistema educacional como um todo, para atender à uma necessidade macro de diversidades de gêneros, origem, raças. Professores são capazes e devem modificar as estratégias de ensino à medida que detectar à dificuldade e interesse dos alunos, não havendo necessidade de imposições e sim de consenso e trabalho em equipe para que aconteça de forma natural, e que seja significativo. O Brasil ainda enfrenta paradigma educacional muito grande com a educação inclusiva. A exclusão dentro e fora das escolas são circunstâncias alarmantes e históricas que prevalecem no mundo inteiro. É possível reconhecer a dificuldades pelas uma educação inclusiva, desencadeando uma defesa aos direitos da educação de igualdade para todos.

Contudo, é necessário que haja uma construção de sistemas educacionais inclusivos, e que seja repensada a ideia de mudanças estruturais, culturais nas escolas em classes e especiais, organização, direcionados a uma educação para todos, atendendo assim suas especificidades.

“Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo as escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (MEC/SEESP, 2001). ”

É de suma importância e responsabilidade que as instituições de ensino organizem uma educação especial na percepção e com conteúdo direcionados a educação inclusiva, que prepare e instrua seu corpo docente, como também monitorar os mesmos nas atividades de higiene, locomoção, dentre outras tarefas que exigem apoio constante no dia a dia dos alunos especiais. A educação especial, ela direciona para o atendimento educacional especificado, dando uma concepção para identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade voltada para diminuir a exclusão na sociedade. Todas as atividades desenvolvidas no ambiente educacional especializado, são diferenciadas das tarefas realizadas nas salas de aulas regular, fazendo com que os alunos com necessidades especiais se sintam à vontade e com segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com