TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Xilogravuras de Cordel

Por:   •  7/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

1.3 Xilogravuras


 Uma das grandes caracteristicas de um folheto de cordel é sua capa que tem um estilo de ilustração bem particular, feito apartir da xilogavura
A xilogravura pode ser comparada a um carimbo. O processo de confecção da gravura é feito a partir da ilustração que é entalhada na madeira com a ajuda de uma ferramenta cortante, em seguida é usado um rolo de borracha com tinta, a parte em que fica a gravura é colocada no papel a ser ilustrado, após algum tempo,é retirada a madeira, e a imagem fica impressa.

José Francisco Borges, conhecido internacionalmente por seus talentos como xilógrafo e poeta, teve o inicio de seus interesses pela arte da cultura popular através do contato folhetos da literatura de cordel que ouvia e lia.
Após isso se tornou escritor, e passou então a comercializar suas histórias. Nelas ele retrata o dia-a-dia do pobre, do cangaço, do amor, dos milagres, crimes , religiosidade, e de todo o universo cultural e torno da vida do povo do nordeste.
Para J. Borges, o cordel foi fundamental para o início de sua profissão. Suas obras são compostas por personagens imensamente originais e irreverentes. Hoje tem como atividade principal a xilogravura, responsavel por esculpir as mais diversas figuras do mundo da literatura de cordel.

A gravura de cordel, é considerada arte popular legitima Brasileira,as obras de J. Borges já foram expostas em diversos museus dos EUA.
Como meio de impulsinar as vendas dos folhetos, era utilizada como tecnica de propaganda e estrategia a capa xilogravada que chamava a atenção do publico.
Geralmente o orador e poeta contava parte da historia a plateia e parava em seu ponto climax, mostrava o folheto á eles e dizia que eles o adquirissem para saber o desfecho da historia.

Referencias:

LUYTEN, Joseph M. O que é Literatura de Cordel. Editora Brasiliense.

http://www.unicap.br/armorial/35anos/trabalhos/o-reino_xilogravura.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com