TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O espaço físico como componente fundamental para o desenvolvimento infantil

Por:   •  20/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

O espaço físico como componente fundamental para o desenvolvimento infantil

Em busca do sucesso no desenvolvimento e aprendizagem do educando na educação infantil, ter um espaço físico voltado para este objetivo torna-se indispensável pois ambos são influenciados pelo meio onde a criança vive e com o qual interage. A LDB considera esta fase crucial para o desenvolvimento motor, sensorial, linguístico, social e emocional. De acordo com o que é disponibilizado aos professores, o ambiente deve ser voltado para desenvolver a independência e autonomia da criança de acordo com suas necessidades.

Maria Montessori afirma que o mobiliário deve ser adequado ao tamanho das crianças, leves para que elas possam arrastá-los e mudá-los de lugar, assim como de cores atraentes: as mesas, as cadeiras, as pequenas poltronas, lev es e transportáv eis, pe rmitiram à criança escolher uma posição que lhe agrada; ela poderá, por conseguinte, instalar -se comodamente, sentar-se em seu lugar, isto lhe constitui rá, simultaneamente, um sinal de liberdade e meio de educação.

O desenvolvimento infantil ocorre no espaço em que ela vive e é marcado pelas relações que ali estabelece. Assim, um ambiente i nstigador deve ser um espaço adequado e motivador da exploração e da criatividade pelas crianças. - As mesas e c adeiras p odem servir de mobília de diferen tes cenários co nstruídos pelas próprias crianças; - O espaço deve inst igar o desenvolvimento do domínio linguístico por meio da iluminação e do uso de recursos luminoso s, como lanternas e luminárias, em que a luz artificial possibilite a dramatização em jogos de sombras; - Ajudar no desenvolvimento motor dispondo de materi ais em que ela s possam subir, descer, andar, pular, etc.; - Um ambiente ao ar livre tendo contato com elementos naturais (terra, água, vento, plantas, animais) e pela experimentação de diferentes texturas, cores, f ormas e sons auxiliando assim no domínio sensorial.

• Conclusão

Personalizar o ambiente é muito importante para a construção da identidade pessoal da criança. Tornar a criança competente é desenvolv er nela a autonomia e a independência. As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento infantil de forma dec isiva. Através do brincar, a criança faz a leitura do mundo e aprende a lidar com ele. Brincar em espaços variados, com diversos brinquedos e m ateriais, escolher onde que brincar e a troca de saberes com as demais crianças é uma atividade enriquecedora. O brincar é uma importante forma de comunicação e desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com