TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que e educação

Por:   •  2/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

Nascido em 1940, viveu em Goiás entre 1967 e 1975, trabalhando como professor universitário. Mestre em antropologia social pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao longo de sua vida, entre períodos de alguns meses ou de vários anos, lecionou em 12 universidades do Brasil e da Europa. Trabalha atualmente no doutorado em ambiente e sociedade na Unicamp e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 1963 trabalha como educador popular. É autor de vários livros nas áreas de antropologia social, educação, questões ambientais e literatura. Há mais de 15 anos dedica-se ativamente ao ambientalismo e, de maneira especial, à educação ambiental. Recentemente escreveu para o Programa dos Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, um livro com as idéias essenciais da proposta: Aqui é onde eu moro. Aqui nós vivemos.
Bacharel em psicologia e psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965). Aposentou-se da UNICAMP em 1997. Realizou estudos de pós-doutorado em antropologia junto à Universidade de Perúgia e a Universidade de Santiago de Compostela.

           Divide sua obra escrita entre a antropologia, a educação e a literatura. Publicou ou coordenou a edição de sessenta e dois livros nestas três áreas do conhecimento. É comendador da Ordem do Mérito Científico, recebeu prêmio do CNPq por sua obra em cultura popular. Recebeu a medalha Roquette Pinto da Associação Brasileira de Antropologia e o Prêmio Poesia-Liberdade pela Fundação Centro Alceu Amoroso Lima. Recebeu também a medalha Dom Helder Câmara, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia. Livros de Carlos Rodrigues Brandão:

- As flores de abril

- Abecedário dos bichos

- O vôo da arara azul

Brandão, Carlos Rodrigues. O Que é Educação/ Carlos Rodrigues Brandão São Paulo: Brasiliense, 2007. - “- (Coleção primeiros passos; 20) 49” reimpressão  da 1 edição de 1981. ISBN 85-11-01020-3 com 116 páginas.

O livro O que é educação, escrito por Carlos Rodrigues Brandão, foi publicado pela primeira vez em 1981.

Para o autor a educação se encontra no cotidiano de nossas vidas e se manifestando de varias formas como: em casa, na escola, no trabalho, etc.

Na perspectiva do autor a educação e passada de professo para seus alunos nas escolas, mais não e a única forma de ensino, assim existindo vários tipos de educação sendo elas: as das tribos, dos países desenvolvidos, das escolas, da família e etc.

Não existe apenas um modo de educar mais sim vários, na opinião do autor a escola não e o único lugar de ensino e o professor não e o único que pode exercer o papel de educador.

Assim ela esta fazendo parte da construção de uma sociedade onde a cultura e a educação se manifesta no saber sendo repassado de uma tradição ou costume de um determinado grupo social. A educação e construída a parti de tradições e valores de uma cultura.

Os índios entendiam que a educação dos “homens brancos” na fazia parte do seu modo de vida, assim não representando a mesma educação dada em sua tribo.

A educação e aplicada de varias formas, valores, crenças onde podemos construir diferentes sociedades, a educação pode transforma pessoas em seres melhores, porem, na pratica a educação que ensina pode deseducar.

A educação não existe somente em escola mais sim em vários outros lugares, sendo transmitida de experiências de varias gerações, com o passa da vida vamos aprendendo a sobreviver e a evoluir.

Na vida a educação além de da seqüência ao trabalho da vida, inserindo padrões de troca de culturas assim tornando a evolução possível.

A partir do momento que a educação e alcançada dentro de uma sociedade ela enfrenta problemas com a divisão social.

Varias vezes a educação não e notada pelo simples fato de não ter uma seta apontando para ela, quando os Antropólogos saíram em busca de novas culturas e tradições de varias sociedades tribais como na Ásia e a África, eles descreveram varia ações do cotidianos das tribos ali encontradas, onde as crianças e jovens recebiam o aprendizados imposto pelos adultos, mais nem um dele mencionava a palavra EDUCAÇÃO.

Os antropólogos não mencionavam a palavra EDUCAÇÃO por um simples motivo na cultura dos povos como os MAIORI, APACHES e CHAVANTES não havia nem uma situação escolar, mesmo sendo identificados vários processos sociais e culturais de ensinamento desde a fabricação de suas armas a o ensinamento de regras e crenças sagradas de suas tribos, o ensinamento lá dado não dava para dizer que eram aulas propriamente ditas, os ensinamentos deles eram através de suas situações através do convívio.

Ainda a lugares que a escola não existia. Mais sim a o recurso empregado com o intuito de ensinar as crianças e jovens que com o passar do tempo eles iriam adquiri a sabedoria necessária pra sua vida, e assim iriam se torna homens e mulheres de uma sociedade de acordo com sua cultura.

Com a existência de varias formas de educação o comum que o processo global se chama – se de socialização através do ensino passamos por varias etapas, assim ajudando na criação de identidades, ideologia e do modo de vida de cada grupo social.

No contexto social o processo de formação do adulto em uma determinada cultura pode ser chamado de endoculturação.

Dentro de uma determinada sociedade á varias formas menos cociente de aprendizagem onde a mente do homem é a parte de um processo pessoal.

E muito comum tanto na cabeça do índio quanto do educador, a melhor forma de educação atribui ao trabalho e a dedicação.

Tudo que se aprende da convivência com o outro através da experiência pessoal faz parte de um processo de aprendizagem.

A educação e transmitida d pai para filho ou de guerreiro ensinando como caça a uma criança, ela vai surgindo a cada nova forma de aprendizagem. E o ensino formal acontece quando a educação se sujeita a pedagogia, ou seja, a teoria da educação.

A educação e uma forma de adquirir o saber, que e dado pouco a pouco pelo simples ato de conviver e observa diferentes situações do cotidiano de uma determinada sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com