TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Literatura Infantojuvenil

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É LITERATURA INFANTOJUVENIL? COMO SÃO FEITAS AS ADEQUAÇÕES PARA ESSE PUBLICO?

A literatura infantojuvenil é um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes. Nela, se incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e culturais, ou simplesmente obras contendo/explicando fatos da vida real (ex: artesciênciasmatemática etc).

Naturalmente, o conteúdo dentro de uma obra infantojuvenil depende da idade do leitor; enquanto obras literárias destinadas a crianças de dois a quatro anos de idade são quase sempre constituídas de poucas palavras e são muito coloridas e/ou possuem muitas imagens e fotos, obras literárias destinadas ao jovem adolescente muitas vezes contêm apenas texto.

De toda forma, a literatura infantil é fundamental para que crianças travem contato com os livros desde cedo, acostumando-se com sua textura, seu formato, seu cheiro e seu universo de possibilidades.

COM RELAÇAO A TEXTOS NARRATIVOS COMO PODEMOS DIVIDI-LOS?

Os textos narrativos se dividem em textos que se estruturam em níveis. Esses níveis representam as partes que dimensionam o narrar, o processo de contar. Os níveis são: Enredo, Personagens, Espaços, Focos Narrativos, Tempos e Ideologia.

O QUE É FABULA DE ESOPO? QUAL O PERIODO EM QUE SE INICIA? E COMO A MORAL É INCUTIDA NOS TEXTOS?

A fabula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, creditadas por Esopo (620-560 a.C) que viveu na Grecia Antiga. A moral é incutida com base na ideologia.

QUAIS SÃO OS AUTORES QUE FORAM PRECURSORES DOS CONTOS DE FADAS?

Os autores foram Charles Perrault, Irmãos Grimm, Hans Andersen, Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Ziraldo.

A LITERATURA INFANTOJUVENIL É HETEROGENEA. COMO SUSCITA NAS CRIANÇAS PROCESSOS IMAGINARIOS COMPLEXOS?

O leitor ao dar vida ao livro, adentra em um mundo de magia, fascínio, um mundo imaginário capaz de suscitar as mais diversas emoções. Histórias que seduzem e despertam o imaginário das crianças, a literatura infantil é pensamento e arte, e o encontro do texto literário com a criança leitora resultará na produção de sentidos e de afetividade.

QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES QUE O EDUCADOR PODERÁ PROPOR PARA TRATAR A IDEOLOGIA DO TEXTO COM O PUBLICO INFANTOJUVENIL?

A DUPLICIDADE INTRINSECA, ABSTRATO E CONCRETO DESENVOLVE NAS CRIANÇAS PROCESSOS COGNITIVOS E CONCEITUAIS. COMO PODEMOS TRABALHAR, POR EXEMPLO, O PATINHO FEIO DE ANDERSEN NA E.I.?

Trabalhar a questão da diversidade, respeito com todas as pessoas independente de sua raça, cor, tamanho e diferenças que não somos iguais. Ponto de vista, o que é feio com o que é belo, princípios que norteiam o porquê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com