TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a natureza no contexto da criança da educação infantil

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Flaisa Caldeira                       nº06                  Pedagogia 4º Semestre

O que é a natureza no contexto da criança da Educação Infantil? Como elaborar uma reflexão abrangente sobre nossa vida diante da questão do lixo?

Natureza é vida, e para a criança da Educação Infantil, o contato com a natureza é algo extremamente necessário e que traz muita paz e muita alegria.

A criança quando entra em contato com a natureza fica muito feliz, ela se sente como em uma mágica ao ver, na escola, o feijãozinho plantado no potinho com algodão, que cresce e muda de forma.

As crianças gostam de ver as transformações da natureza, porém, como elas são lentas, ás vezes passa despercebido.

Quando uma criança entende que tem que colocar água na plantinha, para ela crescer, que sem essa água ela morre, a criança muitas vezes não se importa, justamente pelo processo ser lento. Mas quando a transformação, seja pra vida dessa plantinha, seja pra morte, acontece, a criança fica impressionada.

Uma forma de elaborar uma reflexão da criança á respeito do lixo, seria não apenas mostrar á ela um local poluído, mas mostrar o antes e o depois.

Claro que não vamos encher um lugar limpo de lixo, só pra elas verem o que acontece, mas podemos mostrar, através de imagens, lugares conhecidos que tenham sido totalmente modificados pelo lixo. Ex: terrenos abandonados, podemos mostrar a foto de um terreno limpo e um cheio de lixo. Podemos mostrar fotos de um mar limpo, cheio de peixes, e outro todo poluído com os peixes mortos. Devemos explicar á elas que o lixo que elas jogam no chão, vai para os rios, polui eles e acaba matando os peixinhos, e mostrar como fica quando isso acontece.

Tem também alguns vídeos educativos no youtube que cantam músicas infantis falando sobre o tema do lixo, que podemos apresentar na sala de aula.

Devemos não apenas dizer que jogar lixo na rua é ruim, mas mostrar porque, o que acontece com esse papel de bala que você sempre joga no chão por exemplo.

É preciso que as crianças reflitam sobre o tema, para passar isso para a vida toda delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com