TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias Ativas Aplicadas no Contexto da Educação Infantil

Por:   •  4/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA EAD

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

VOTORANTIM

2022

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Elabore um texto breve que apresente o tema de sua pesquisa, o qual deve INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como tema as Metodologias Ativas Aplicadas no Contexto da Educação Infantil, tendo como centro os jogos matemáticos. O Brasil é um país onde a educação  , na maioria onde a maioria dos estudantes possuem  entre 4 e 17 anos e 11 meses, matriculados em escolas regulares. Entretanto, podem-se identificar a existencia de políticas direcionadas ao aumento de educandos na rede, porém , pouco esforço para o aumento na qualidade de ensino que é disponibilizado.

O País se posiciona dentre as últimas no hancking de ensino de Lingua Portuguesa e matemática, salientando o insucesso educacional do sistema de ensino Nacional. Dados tão preocupantes claramente precisam de intervenções estratégicasfocadas na mudança desta realidade. Dessa maneira, se faz de extrema necessidade e prioridade a implementação de um trabalho direcionado para educação infantil, e dessa maneira o educando seja estimulado desde a primeira etapa da sua vida educacional ao prazer por desenvolver seu conhecimento.

Par4a tanto, as aulas precisam ser prazerosas, potencializadoras e dinâmicas, lançandomão de tecnologias ativas. Incentivar o interesse do aluno desde o início da vida educacional é relavante para toda vida institucional educativa haja seu engajamento, desenvolvendo o aprendizado e o potencial de suas habilidades. Então,o profissional da educação infantil precisa se manter atualizado, dinâmico e comprometido, e sendo criativo na busca de metodologias inovadoras e direcionadas ao contexto e necessidade atual.Para o ensino matemático, e de todas as outras disciplinas devem ser repletos de significado e dinamismo, sendo levado em conta o cotidiano do aluno, os métodos conteudistas de numeros, sistemas de memorização, quadro e giz, metodos tradicionais e fragmentados ficaram de certo modo, obsoletos perante as transformações ocorridas no contexto educacional e a intauração de um novo posicionamento do professor é indispensável e urgente.

Os discentes da atualidade é diferenciado em relação aos alunos das décadas de 80 e 90, por exemplo. Dia a dia as crianças tem se desenvolvido de maneira mais criativan dinâmica e inseridas aos meios tecnológicos e desta forma, os meios tradicionais já não despertam o mesmo interesse a esse público versátil e sedentos por informação.

As diretrizes educacionais atuantes no novo senárioseguem diretamente ao encontro dos novos estudantes, por isso professores devem ultrapassar as barreiras da pedagogia tradicional e trabalhar com metodos alinhados à nova demanda pedagógica.  

OBJETIVO GERAL

  Tornar o ensino da Matemática mais lúdico, didático, dinâmico e prazeroso, capaz de despertar no aluno de educação infantil o tnteresse e prazer por esta disciplina que a tempos tem sido vista como chata, dificil e temida por toda trajetória escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Apresentar maneiras de despertar o interesse do educando pelo universo matemático;

• Demonstrar como as metodologias ativas podem tornar o ensino da matemática lúdico, prazeroso e dinâmico, contribuindo com o ensino desta disciplina;

 • Estimular o raciocínio lógico e matemático do educando desde a primeira etapa do ensino, rompendo com tabus e preconceitos relacionados à disciplina;

• Aproximar o educando da matemática de maneira simples e lúdica, estimulando suas potencialidades e habilidades, de modo que o ensino da matemática possa ser vislumbrado sob uma ótica inovadora, como algo contextualizado, presente no cotidiano dos educandos, relevando a importância de aprender este conteúdo.

 • Atribuir à matemática sua verdadeira função social, apresentando-a de maneira contextualizada e lúdica, despertando o interesse do educando, demonstrando o quanto pode ser divertido aprender matemática

PROBLEMÁTIZAÇÃO

O ensino da matemática é desafiador ao professor , de forma que os educandos muitas vezes temem o mundo dos números e cálculos e essa aversão é agravada pela metodologia aplicada em sala. Muitos docentes lançam mão de práticas relacionadas à tradicional escola, onde o processo ensino/aprendizagem era desenvolvido mediante padrões de repetição no propósito de memorização de conteúdo por parte dos alunos, isso tornava a aula sem atrativos tanto para alunos como para professores.

Na educação infantil, a organização dos conteúdos não é feita por área de conhecimento como nas demais etapas. Os conteúdos são organizados mediante os campos de experiências, mas isso não significa que a matéria não está presente no dia a dia dos alunos. Analizando as habilidades propostas pela BNCC- Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil, pode se notar variadas habilidades que mencionam o raciocínio lógico e a matemática.

Desde muito cedo, os alunos são postas em contato com o mundo matemático, os numeros são parte da vida de todo ser humano, mesmo em momentos anteriores ao seu nascimento, de modo explícito ou implícito.

A compreensão da matemática está diretamente relacionada a compreensão do seu meio, por isso, é algo que se faz de fundamental importância para o ser humano. Deste modo ,  podemos questionar como desenvolver um ensino lúdico, dinâmico e contextualizado da matemática na educação infantil? Qual a relevância que essa matéria tem para esta etapa de ensino?

Diante da presença na vida da população, o ensino matemático não deve ser aplicado de forma mecânica, ao contrário, deve ser feito atravéz de metodologias dinâmicas e significativas, incentivando um processo de ensino/aprendizagem lúdico e eficiente.. dessa forma p professor, ao desempenhar suas atribuições deve ter um olhar atento e direcionado ao ensino da matemática alicerçado à nova pedagogia, no entanto o professor deve ter um amplo conhecimento para não se equivocae em suas escolhas e objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com