TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a pedagogia e quem é o pedagogo

Seminário: O que é a pedagogia e quem é o pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

2 O QUE É A PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO

Desde que existe a necessidade de educar as crianças e de promover suas inserção em um contexto social, cultural, existe a Pedagogia, porém, ela só se institualizou por volta do século XVI.

Ela tem sua origem na Grécia Clássica, paidós significa criança e agodé significa condução. Pessoas chamadas como Paidagogos eram incubidas de cuidar e ensinar as crianças daquela sociedades, ou seja, aquele que ajudavam a conduzir o ensino.

A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, ou seja, do ato educativo e da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana. Além de ser é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX.

Como ciência, e no âmbito social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. E assim, tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.

Segundo os autores Libâneo, Franco, Pimenta (2007) a Pedagogia como ciência da educação é

A base de um curso de Pedagogia não pode ser a docência. A base de um curso de pedagogia é o estudo do fenômeno educativo, em sua complexidade, em sua amplitude. Então, podemos dizer: Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente (LIBÂNEO, 2006).

Na história, a Pedagogia se organiza cientificamente dentro de pressupostos da ciência positivista, com a promessa de um método científico sendo capaz de explicar todas as qualidades da ciência. O método, originado nas ciências exatas, desfruta de um grande prestígio, fazendo que todos os fenômenos naturais ou sociais fossem submetidos ao rigor do método. Como conseqüência a pedagogia fazendo parte das disciplinas que chamamos de sociais se torna impossibilitada de alcançar a precisão, a exatidão e a freqüência quando se aplicar o método.

Um outro estudioso e educador que tem como preocupação a Pedagogia é Saviani (2001), que também preconiza que a Pedagogia tem íntima relação com uma teoria da prática educativa, o mesmo evidencia:

Na verdade o conceito de Pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador - educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem (SAVIANI, 2001, p. 102).

O autor deixa claro também que se toda Pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é Pedagogia, exemplos são Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e outras.

Mas para o Mazzotti (1996), a Pedagogia é uma ciência da prática educativa fundamentada numa reflexão sistemática sobre a técnica particular: a educação. Salienta o autor, que ao não considerar a Pedagogia como ciência da prática educativa, aceita-se que toda e qualquer prática humana se constitui em arte, pura e simplesmente.

Cabe à Pedagogia articular o conhecimento prévio e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com