TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é educação

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Educação? Educações: Aprender com o Índio.

Ninguém escapa da educação, não importa o lugar, ou o momento da vida que esteja, você sempre estará aprendendo ou ensinando, pois, a vida se mistura com a educação.

Começaremos a falar de educação através de algumas coisas nas quais os índios escreveram, há muitos anos nos estados unidos os governantes mandaram cartas aos índios pedindo que enviassem alguns de seus jovens para que estudassem nas escolas dos brancos, mas os índios por sua vez responderam as cartas agradecendo e recusando o pedido, pois para eles (e na verdade é certo) cada nação tem suas concepções e criações diferentes.

Não há uma única forma nem um único modelo de educação, até mesmo nem a escola pode ser a melhor forma, pois cada povoado tem seu jeito diferente de ensinar, ela pode ser livre, ou seja, para cada comunidade a educação pode ser ensinada de uma maneira para que aquilo seja comum entre eles, também pode ser imposta por um sistema de poder sobre os povos. A educação participa do processo de criação de crenças, ideias, especialidades, e qualificações assim envolvendo a troca de símbolos, bens e poderes, que através desse conjunto constroem tipos diferentes de sociedades, esta é a sua força. Pensando nisso o educador imagina que está ensinando corretamente, mas, na verdade está servindo a quem o tornou professor, esta é sua fraqueza.

A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais, a sua missão é transformar sujeitos e mundos em coisas melhores, de acordo com a imagem de uns aos outros, mas essa mesma educação que ensina pode deseducar, e pode correr o risco de fazer o contrário do que ensinou em casa ou vice e versa.

Quando a escola é a aldeia.

A educação existe onde não há escola , onde ainda não foi se quer criada a sombra de algum modelo de ensino forma e centralizado. Porque a educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida.

Os bichos do mundo aprendem de dentro para fora com as armas naturais do instinto. Mas a isto eles acrescentam maneiras de aprender de fora para dentro, convivendo com a espécie. Na espécie humana a educação não continua apenas o trabalho da vida. Ela se instala dentro de um domínio , de símbolos, de intenções, de padrões de cultura e de relações de poder, segundo Werner Jaeger.

Para se ajustar a criança a sua comunidade é preciso que ela seja educada. Parte deste processo consiste em a criança e o adolescente aprenderem aos poucos as crenças e costumes de seu povoado e assim por diante. Quando os antropólogos pouco falam em educação, eles pouco querem falar de processos formalizados de ensino. Os alunos não aprendem na escola o que se sabe aos poucos se adquire por viver muitas e diferentes situações de trocas entre pessoas, com o corpo, com a consciência, com o corpo-e-a-consciência, as pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe-e-faz, para quem não-sabe-e-aprende. A criança entende, imita e aprende com a sabedoria que tem através de ver as coisas ao seu redor, onde é necessário aprender habilidades especiais as crianças estão, em regra geral, ansiosas por saber o que seus pais conhecem.

O saber próprio do homem envolve, portanto, situações pedagógicas interpessoais, familiares e comunitárias, onde ainda não sugiram técnicas pedagógicas escolares, acompanhadas de seus profissionais de aplicação exclusiva. Os que sabem ensinam, os que não sabem espiam a vida do cotidiano , assim tudo oque é importante para a comunidade , e existe como algum tipo de saber, existe também como algum modo de ensinar.

O processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com