TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é estudar?

Por:   •  4/4/2017  •  Resenha  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

O ato de estudar exige um grau de atenção, comprometimento e disciplina e para isso o estudante precisa buscar elementos de aprendizagem que irão lhe guiar nesse processo de estudo para que então possa ter resultados positivos e assim conseguindo alcançar suas metas.

Por experiência pessoal já cheguei a buscar vários métodos de apoio para conseguir bons resultados ao estudar. Entre essas técnicas de estudo, encontrei o método de repetição e motivação que foram abordados no texto “O que é estudar” e no vídeo” Aprendizagem e repetição” e além destes, encontrei também o método de associação abordado no texto “Curso de Memorização-Alltraining”. Essas maneiras citadas são muito úteis quando utilizadas da maneira correta.

O cérebro percebe os estímulos que são recebidos rapidamente e os classifica de acordo com sua importância. Por exemplo, se você está em uma sorveteria e de repente alguém lhe pergunta as horas, você responde, mas talvez nunca mais irá se lembrar dessa pessoa, mas se esta for uma garota” ou garoto” linda, possível que você nunca mais irá esquecê-la, pois você deu um grau de importância para ela e a assim a informação foi guardada para memória permanente do cérebro.

Outro exemplo de grau de importância é quando um indivíduo passa por uma situação traumática, supondo que ele estava em um banco e foi refém em um assalto deste, talvez essa vítima terá um grande receio de ir ao banco novamente, pois aquele evento ficou marcado em sua memória definitivamente e assim passou a influenciar os seus atos de decisões quando se trata ir sacar um dinheiro, fazer um depósito.

Observe que o contexto que citei acima não abordou nenhuma repetição, foram simples eventos que ocorreram uma vez que ficaram permanentemente na recordação, isso porque nossa mente atribuiu um grau de importância para esses fatos e assim ficaram marcados para sempre em nossos laços de memória.

Os fatos anteriores ficaram gravados porque o cérebro entendeu que eles foram importantes. O objetivo da repetição é fazer com que aquele contexto tenha um grau de importância fazendo com que nossa mente perceba aquilo e memorize.

Uma situação problemática interessante é quando uma pessoa vai tirar sua carteira de motorista e no início comete vários erros como: não pisar na embreagem ao trocar de marcha, apagar o carro e não dar setas, porém com treinamento ela acaba simplesmente fazendo corretamente e sem perceber isso, de uma maneira automática.

Um método interessante para o estudo é o de associação, você compara tudo aquilo que aprende com outros elementos para forçar uma aprendizagem mais concreta. Um exemplo é você associar uma teoria matemática com outras disciplinas como física e química, ou com os problemas do cotidiano e assim tendo uma visão mais ampla dela, mais interdisciplinar.

Eu sempre busquei melhorar minha maneira de estudar, e utilizava esses métodos de repetição e associação e para isso, buscava me organizar buscando um ambiente agradável e sempre utilizava a motivação para me manter focado nessa meta, para ter constância, paciência e perseverança, que são elementos importantes citados no texto.

Há todo um planejamento ao estudar, onde você precisa se estruturar para isso, além do foco e o do ambiente é preciso disciplina, escolher os materiais corretos para obter as informações, os bons livros e teóricos. Então para àquele que irá iniciar um trabalho de conclusão de curso ou um projeto de pesquisa além de seguir tudo que está no texto “Documentação Pessoal” é fundamental que já tenha uma experiência com o compromisso correto de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com