TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

Por:   •  13/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

O fenômeno literário é um movimento de escrita que envolve desde as produções literárias antigas e atuais que se misturam de forma criativa na imaginação do ser humano. Possuem características definidas que configura a literalidade o que torna diferente os textos escritos da linguagem referencial dos de linguagem literária, que é um pouco abstrato, quanto concreto. O abstrato se refere as ideias, emoções, experiências. Já o concreto tem a realidade como suporte físico. Este fenômeno contribuiu de forma abrangente com a literatura, tornando assim possível, que as pessoas tivessem um maior contato com as obras literárias e com isso aprendessem a diferenciar e identificar cada obra, aumentando a contribuição para as produções literárias, quebrando barreiras.

Um exemplo significativo desse tipo de movimento literário é a série de livros Harry Potter da autora J.K. Rowling, com seus livros em grandes quantidade de suas páginas com histórias instigantes e contagiantes que levaram a leitura pessoas de todas as idades (crianças, jovens e adultos) das quais grande parte nunca havia lido um livro, quanto mais um livros longos como é esta obra.

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

Infelizmente uma grande maioria dos professores não tiveram a chance de se tornarem leitores de literatura, e portanto, não criaram um hábito da leitura e fazendo também com que os alunos se inspirassem a terem contato com obras literárias.

Quando o professor se torna um conhecedor da literatura ele passa a entender a matéria literária e utiliza esse instrumento para instigar os alunos a sentirem curiosidade, possibilitando o desenvolvimento de um senso crítico, reflexão e a construção de práticas sociais de literatura, fazendo com que o professor contribua cada vez mais com o seu crescimento pessoal, emocional e cognitivo.

Assim, para o professor é extremamente importante que se tenha à compreensão de toda sua extensão sobre a matéria literária para possa ser um mediador e também agente disseminador das práticas de leitura podendo assim, orientar, auxiliar e trabalhar em sala de aula desenvolvendo de maneira ampla e dando a devida importância que a matéria literária exige.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com