TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O senso comum e a ciência de Rubem Alves

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  5.002 Visualizações

Página 1 de 5

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

CURSO DE PEDAGOGIA

8 ° PERIODO

CAMPUS III - PALMEIRA DOS ÍNDIOS


Maely Tenório Soares

Dealcilene Pereira da Silva

Resenha

PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

SETEMBRO DE 2015

Resenha

Uma articulação entre o texto o senso comum e a ciência de Rubem Alves, com os objetivos do ensino de ciências encontrados no PCN de ciências do Ensino Fundamental I e os Direitos de Aprendizagens do ensino de ciências do PNAIC.

O texto o senso comum e a ciência trata das definições de cada termo e as aprendizagens que cada um dispõe.  A princípio o autor faz questionamento a respeito das palavras ciência e cientista, onde faz menção relacionando que os cientistas pensam de forma correta, já os demais indivíduos não têm a obrigação de pensar corretamente podendo fazer o que os cientistas decidirem, e dai então o autor faz várias críticas com várias questões e exemplos de que muitos seres humanos fazem apenas o que os outros mandam, justamente porque algumas pessoas estudam e se especializam e então podemos pagar para que pensem por nós, porém logo após as indagações o autor deixa claro que deve se acabar com essa ideia de que o cientista pensa melhor do que qualquer outra pessoa, visto que, cada ser possui suas habilidades e competência para pensar diante das situações cotidianas, sabendo que o fato de uma pessoa ser especialista em alguma coisa não o torna um ser capacitado para pensar melhor que outros.

 O que o autor quer com essas explicações é justamente da à definição de ciência e senso comum e explicar as diversas situações que ambas são usadas. A ciência é a especialização, o conhecimento de alguma coisa, que seja fundamentado, estudado, é uma forma de respostas a várias questões.  Já o senso comum, é o conhecimento ligado à prática das coisas cotidianas, das culturas, é de grande utilidade pelas pessoas e é a base para a aprendizagem, pois é através do senso comum que poderá ser instigada novas aprendizagens.

E o autor relata que essa expressão senso comum surgiu a partir de pessoas que, passaram por um treinamento científico e julgam serem intelectualmente superiores às pessoas que não fizeram o mesmo. No entanto para ensinar é preciso partir do senso comum que individuo já possui. Entretanto, a ciência e o senso comum são necessidades fundamentais para se compreender o mundo e as formas de sobreviver com uma melhor qualidade de vida.

Interessante destacar os objetivos do ensino de ciências nesse contexto, pois trata justamente de questões de envolver os indivíduos no meio social, sendo o mesmo um agente de transformação, onde pode realizar observações a partir do conhecimento que já possui e buscar soluções tanto no próprio conhecimento como no conhecimento científico, sendo possível identificar as relações entre os conhecimentos e saber utilizar os conceitos básicos necessários para a vida. Pois é possível verificar que, nos objetivos encontrados no PCN de ensino de ciências para o Ensino Fundamental I, é focado essas questões acimas citadas, sendo assim, é possibilitado aos indivíduos como seres pensantes que são, e que atuam na sociedade intervir no mundo em que vive, com seus conhecimentos prévios e também com os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar, através da ciência com seus métodos, sendo capaz de aprender novas formas de sobreviver diante das necessidades.

Diante desse contexto de relações de aprendizagens, vale salientar um programa do Governo Federal, que é o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa), que tem como um de seus fundamentos os Direitos de Aprendizagem, que propõem oferecer oportunidades de ensino nas diferentes áreas do conhecimento e este ano 2015, está sendo contemplado o ensino de ciências. Este programa deve garantir que a criança até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental esteja alfabetizada.

O PNAIC aborda no ensino de ciências questões tratadas no texto o senso comum e a ciência e também nos objetivos de ensino de ciências no PCN, claro que não nas mesmas palavras, mas em finalidades do mesmo sentido. O PNAIC ressalta em alguns dos seus Direitos específicos de Aprendizagem que se devem relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores, onde podemos observar neste trecho a questão do conhecimento possuído e do conhecimento a conhecer, ou seja, do senso comum com a ciência, outro direito é, possuir conhecimentos sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo, aprender a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos e ideias próprias como suposições a serem avaliadas. Aprender a tecer relações e implicações entre argumentos e evidências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com