TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ser humano e suas dimensões

Por:   •  28/4/2015  •  Artigo  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

O ser humano e suas dimensões

O homem possui algumas semelhanças com outros animais, entre elas estão: ambos interagem com o meio, podem formar grupos com objetivos comuns, porém existem algumas diferenças também como: os humanos são capazes de inventar, raciocinar, não agem por extinto.

Os seres vivos para se desenvolverem, apresentam  habilidades que se manifestam de acordo com a necessidade de adaptação ao ambiente, diante de situações de desequilíbrio ecológico os seres vivos reconstroem seu habitat procurando viver em busca da sobrevivência, exemplo disso pode ser uma planta , se colocada em um lugar com pouca luz, não crescerá em linha reta, mas inclinará em direção á claridade, e também os animais como o gafanhoto e os camaleões, mudam de cor em seu habitat para se defenderem do inimigo.

Os seres vivos interferem no meio ambiente, exemplo disso é o homem nas suas mais diversas construções de casa e moradias, desde o início, eles se baseavam na construção do joão-de-barro que construí sua casa apenas para se adaptar ao meio e perpetuar á espécie, já o homem com sua inteligência abstrata, foi ao longo dos tempos modificando suas moradias com construções cada vez mais arrojadas enquanto a casa do joão-de-barro continua a mesma. O homem é transformador da natureza, e o resultado dessa transformação, que está sempre modificando seu meio, chama-se cultura.

Sobre o conhecimento lógico podemos citar: o planejamento de algo concreto, realizar operações matemáticas, criar fórmulas, arquitetar um plano, a forma que pensamos em um animal, que depende da forma como conhecemos (lembramos) desse animal.

O pensador, de Augusto Rodin, me faz pensar no homem voltado para ele mesmo, na sua força interior, na sua capacidade de desenvolver seus conhecimentos, na ação de seus pensamentos em busca de um ser maior dotado de soberba e auto confiança.

Em nome de Deus, do amor, homens se matam, fazem guerra, mas também são capazes de atos solidários, mais será que realmente é por uma causa maior ou pela incapacidade de aceitar o modo de agir do outro? O homem quer fazer com que os outros façam o que ele pensa ser o correto lutando consigo mesmo, quando eles conseguem travar essa luta interior e reconhecem que a paz é melhor que a guerra, que a vida é melhor que a morte, que devemos respeitar o outro acima de nossos próprios interesses, conseguirão abrir os horizontes e olhar o que existem ao redor deles, ao invés de olhar só o que existe dentro deles.

Algumas características tornam o homem um ser sócio histórico como: hereditariedade, meio ambiente  e desenvolvimento de aptidões , a cultura criada pelas gerações.

Existem ações que são praticadas instintivamente, como exemplo a abelha quando fabrica o mel age por instinto porque fez isso a vida inteira, um chimpanzé pela sua inteligência concreta, pois age no momento, mais depois não consegue relacionar o fato com o cotidiano, se for bem treinado, pode apagar o fogo quando pressionado em alguma ocasião, uma criança que pega um balde para subir em cima e assim conseguir pegar uma fruta no pé age por uma inteligência abstrata porque cria e recria possibilidades para apanhar a fruta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com