TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Planejamento para a Ação do Professor e para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Planejar é um ato que acompanha a evolução do homem desde antiguidade. É uma ação muito simples e também muito complexa, quando envolve transformação e mudança na sua vida ou nas pessoas que rodeia, porém não é somente na vida pessoal que as pessoas planejam algo, o planejamento acontece em vários setores da vida social. E, ele é tão importante para nossas vidas, e muito mais no setor da educação.

Por isso, objetivou identificar qual é o motivo que faz com que o planejamento seja rejeitado tanto no meio escolar pelos os professores, pois se acredita que é um instrumento que nortear uma ação pedagógica. Efetivamente, é uma necessidade básica e também servir para qualquer hora sobre tudo, no trabalho do ser humano. Sabemos que não precisa ter vivido muito, entretanto dever ter refletido muito sobre o se fez e o que vai acontece sobre o que planeja.

Com finalidade de que a aula tenha uma significação, que o professores tenham sucesso no seu trabalho, por isso é relevante para o desenvolvimento de seus alunos, na busca para melhoria. Sendo assim, sabemos que o processo de ensino e aprendizagem é depende do ato de planejar, pois suas ações serão refletidas na contribuição para o sucesso nas ações realizada na escola. Evidencia que o planejamento tem a função de inclusão e não exclusão de determina o resultado das ações, mas também aponta eventualidade de um fracasso.

        Portanto, teremos uma breve restropectiva histórica sobre o surgimento de planejar e como a sociedade apoderou em diverso setor social. Outro aspecto importante a ser abordado foi com relação do professor com a importância que o planejamento tem no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais e na Educação de Jovens e Adultos.

2. O surgimento do planejamento

        Assim, o planejamento sempre foi uma realidade que venho acompanhando a trajetória do homem há muito tempo. Mas muito pouco se pensou em realiza isso no ensino, isto é, nunca deram tanta importância em relação no contexto escolar. De fato isso aconteceu, pois quando falaram sobre o planejamento escolar de verdade, é a partir do século passado, por causa da revolução comunista, inspirada pelas as idéias do Marxismo, que construiu a União Soviética.

         Já no mundo capitalista teve seu inicio após a segunda guerra mundial sobre questões mais complexas. Desse modo, a adoção do planejamento pelo governo, fez com que houvesse uma grande adesão por outras instituições, pois sentiram motivadas e passaram a se preocupara com a importância do planejamento, sendo que eles supriam as necessidades da economia em ascensão e que precisa de uma nova organização. Podendo dizer que foi a partir desta época que o planejamento universalizou.

        E na educação, isso não poderia ter sido diferente, segundo Keunzer (2003, p.13) “o planejamento de educação também é estabelecido a partir das regras e relações da produção capitalista, herdando, por tanto, as formas, os fins, as capacidades e os domínios do capitalismo monopolista do Estado”.

        Padilha explica sobre isso aqui no Brasil, “durante o regime autoritário (1964-1985), eles foram utilizados com o sentido autocrático. Toda decisão política era centralizada e justificada tecnicamente por tecnocratas à sombra do poder” (PADILHA, 2003, p. 29). Ou seja, o planejamento tinha efeito de status de poder entre as determinações políticas e econômicas da sociedade.

Por isso, que existe essa resistência de muitos educadores em relação na elaboração de planos, pois muito desses, eram supervisionado ou elaborado por alguém que delimitava muito que professor ensinaria por causa do regime político, assim, altamente controlado e ordenador sob o sistema educativo.

Afinal, a humanidade usava o planejamento sem sabe dá importância que tem, somente com a evolução humana que conseguiram enxergar o seu real poder, principalmente na indústria e comercio, fazendo que houvesse adaptação para outros diversos setores da sociedade. Nesse sentido, nas escolas foi um dos setores que utilizou ele, em princípio para controlar a ação do professor sem que interferisse no regime político da época.

Enfim, hoje, o planejamento já não tem essa função, agora serve para organizar e subsidiar o trabalho do professor, aliás, uma ferramenta importantíssima para o ensino e aprendizagem.

3. A importância do planejamento no processo ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos.

Conseqüentemente, a ideia de planejar é discutida constantemente nos nosso cotidiano desde antiguidade. Sendo que planejamos ações que determinaram o no dia a dia, como exemplo a casa, as ferais etc. E na meio educacional não é diferente, pois é a base solida para que tenha sucesso nas ações tanto intra quanto extra em sala de aula. Porque a escola é a instituição principal para o trabalho do conhecimento, ou seja, sua função é levar o aluno a pensarem, refletirem, compreenderem e mudarem a realidade que o rodeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com