TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Por:   •  2/12/2021  •  Dissertação  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

A característica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é monitorar a qualidade da educação da população por meio de dados específicos, que a sociedade pode usar para se mobilizar em busca de melhorias. Portanto, o IDEB é calculado por dois componentes: o índice de aproveitamento escolar de aprovação e o aproveitamento médio nas provas aplicadas pelo Inep. A taxa de aprovação vem do censo escolar, que é realizado uma vez por ano e reúne em um único número as principais informações sobre a qualidade da educação do país. É utilizado desde 2007 e hoje é a principal ferramenta de avaliação da qualidade da educação no Brasil, podendo ser comparado a outros países. Por meio dele, pode ser calculado com base na taxa de aprovação da escola e no desempenho médio dos alunos, além de acompanhar a educação do país.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tem como objetivo medir a qualidade da aprendizagem em escolas públicas e privadas do Brasil. O Ideb utiliza os dados aprovados obtidos no censo escolar a cada ano e a pontuação média no teste do Saeb. Esses testes são realizados pelo Inep a cada dois anos, variando de 0 a 10, quanto mais desempenho dos alunos e o número de alunos bem-sucedidos, maior será o IDEB da escola. Com a descrição do IDEB, o Ministério da Educação pode definir metas para melhorar o ensino do país e formular políticas públicas de educação para garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade.

O IDEB é uma ferramenta desenvolvida pelo Programa Nacional de Educação (PNE), que define metas e estratégias para a melhoria da educação no Brasil. O IDEB foi criado para medir a qualidade do ensino nacional e estabelecer metas de melhoria do ensino, tais como:

Melhorar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, e melhorar a educação escolar e os processos de aprendizagem para atingir a média nacional abaixo do IDEB.

Monitorar a qualidade da educação no Brasil e definir metas de melhoria. A cada dois anos, o MEC faz uma previsão com base nisso para cada rede de ensino ou escola.

Definir metas educacionais é reduzir a desigualdade e fornecer diagnósticos individuais que levem em consideração as características de cada cidade, região e comunidade escolar.

A média de desempenho utilizada é a média da Prova Brasil (para escolas e municípios) e a média do sistema de avaliação da educação básica do estado e do país, que é realizada a cada dois anos. As metas traçadas pelo Ideb variam conforme a escola e a rede de ensino, sendo que a única meta é chegar a 6 pontos até 2022, valor médio correspondente ao sistema educacional de países desenvolvidos.

Na minha opinião, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica confere maior transparência à comunidade escolar ao divulgar o desempenho das escolas de todo o País. Além de servir de guia para a formulação de políticas públicas, o IDEB também é um indicador importante. Desenvolva sugestões de ensino para atender às necessidades dos alunos. O alcance da meta do IDEB é apenas um dos indicadores que devem ser considerados no diagnóstico da educação do país. Além disso, toda a comunidade escolar precisa trabalhar em conjunto para construir uma escola participativa e sem barreiras para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com