TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES

Por:   •  5/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.991 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA

POLO PRATA-MG

ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO

EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES

PRATA-MG

2015

1- QUESTÃO REFERENTE AO AMBIENTE ESCOLAR.

O acesso ao ensino fundamental está assegurado na Constituição Federal como direito subjetivo, ou seja, a matrícula não poderá ser negada, conforme a LDB.  Estudar é um direito do aluno, assim como dever da família e do Estado. Estudar é um direito. Nenhum aluno poderá ter a matrícula indeferida por falta de qualquer um dos documentos citados anteriormente.

Nos casos em que a família do aluno não apresentar documento escolar e não souber informar o nome da última escola em que o aluno estudou, ou a turma/série/ano, a secretaria da escola deve verificar a idade da criança e, em conjunto com a orientação educacional e/ou pedagógica, definir, provisoriamente, a turma em que a criança iniciará frequência.

Não havendo a apresentação de documento escolar que comprove a escolaridade da criança, a escola providenciará a avaliação para definir o grau de conhecimento do aluno, através de provas elaboradas pelo coletivo da instituição escolar e, após análise, lavrar-se-á ata que justifique a enturmação do aluno. A escola tem prazo de trinta dias para homologar a matrícula do aluno mediantea apresentação da documentação solicitada ou ata de classificação/reclassificação amparada pelo artigo 23 da LDB nº 9.394/96.

A regularização de vida escolar é um instrumento que restabelece o direito do aluno à certificação dos estudos realizados.  Ao final de cada etapa de estudos (módulo, semestre, ano) é dever da escola, providenciar, que o resultado das avaliações seja registrado para a emissão do histórico escolar a qualquer momento. Na maioria dos casos, por ocasião de transferência de um para outro estabelecimento, a instituição que recebe o aluno não regulariza a sua situação no ato da matrícula. Observa-se que o processo de reclassificação prevê de modo claro um procedimento de avaliação, com vistas a assegurar ao aluno e à escola o nível de conhecimento indispensável ao prosseguimento de estudos.

Portanto, a Escola poderá proceder a classificação relativa às primeiras séries do Ensino Fundamental, com base nos dispositivos legais e supramencionados em que o procedimento da avaliação é estabelecido pelo inequívoco conhecimento de que o aluno é portador. Efetua-se o registro em Ata do Conselho de Classe e faz-se constar no Histórico Escolar de que a aprovação nas séries citadas tem amparo legal nos termos do art. 24, II, letra c da Lei nº 9394/96, e dos artigos 11 e 12 da Resolução CEE nº 127/97.

AMBIENTE NÃO ESCOLAR

1- QUAL É O PAPEL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DE UMA EMPRESA? EM QUAIS ÁREAS ELE PODE ATUAR NESTE AMBIENTE?

  Atualmente esse profissional é denominado de “Pedagogo Empresarial”. Com esta formação de Pedagogo Empresarial, o foco de seus conhecimentos está direcionado de duas formas: no funcionário ou no produto da empresa. É de responsabilidade doPedagogo, proporcionar e desempenhar o trabalho em equipe e a sua função número um é ser mediador, articulador e direcionador, visando à competência do trabalho organizado, ou seja, do trabalho em equipe.

 Conformeacontece o trabalho em equipe, surge aautonomia, a cooperação, a participação, o diálogo entre os colaboradores, e com isso a organização prospera em seus objetivos.Ele deverá concretizar a qualidade social dentro da empresa, isto é fazer com que o colaborador consiga interagir consigo mesmo e com os outros e ter uma visão holística da organização onde trabalha e vive o seu dia a dia.

Dentro das empresas geralmente o trabalho chega à maioria das vezes,ser estressante, o ambiente é de medo, insegurança, ameaças, críticas negativas, o empregado se irrita com facilidade e diante desse cenário de incertezas o Pedagogo precisa administrar com incentivo, usar de personalidade otimista, incentivadora e entusiasta que possa educar, que possa provocar mudanças; seu modo de ser e agir precisa contagiar as personalidades dos empregados  para que estes possam ser realmente colaboradores das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com