TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação de ambientes escolares e não escolares

Por:   •  8/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 2

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Dentre as diversas formas de observação, foi escolhida a observação assimétrica (não estruturada e espontânea) para a realização deste relato, onde espaço físico observado fica em torno da minha residência, situada em rua ... bairro... cidade... ES.

Em meio a esta observação foi possível perceber os espaços educativos escolares e não escolares que serão listados a seguir.

Espaços educativos escolares:

• Colégio Santa Catarina: Escola particular mais conhecida pelos moradores do bairro possui espaço físico pequeno e aconchegante, com uma boa estrutura (com quadra de esportes, piscina e pátio), a escola passa a imagem de um ambiente familiar e atende alunos da educação infantil ao ensino médio.

• UMEF Guilherme Santos: Escola pertencente à rede pública da Prefeitura de Vila Velha possui um espaço físico grande e pode-se observar uma preocupação com a segurança, pois está toda gradeada. Aparenta ter sido pintada recentemente e também passa a impressão ser muito quente, pois toda escola está coberta com telha Eternit. Pode-se constatar um grande fluxo de alunos.

• Centro Educacional Happ Kids: Pré-escola particular com espaço físico pequeno pode ser percebida uma preocupação com a fachada possuindo uma pintura bem feita de forma atrativa, contendo vários motivos infantis.

• IFES - Instituto Federal: Escola de ensino técnico profissionalizante, mal sinalizada identificada apenas com uma placa pequena na frente, muro alto tapando toda a visualização da escola.

Espaços educativos não escolares:

• Área de lazer do Condomínio: Possui pequeno playground contendo um parquinho de areia com balanço, escorregador e casinha todos os brinquedos pintados de vermelho e amarelo e bem cuidados, contém também uma quadra poliesportiva.

• Pracinha do Bairro: Local bem arborizada, com banquinhos para as pessoas conversar, parquinho de areia com brinquedos educativos diferenciados proporcionando interação e aprendizado, possui também uma banca de jornal e revistas.

• Centro de Formação de Condutores Cometa: Possui fachada vermelha, portas de vidro, placa publicitária nas cores vermelha, amarela e azul com o nome da escola tomando toda fachada.

• Igreja Cristã Maranata: Casa de tijolinho vermelho com telhado colonial, janelas grandes em madeira dando a visão do interior com bancos também em madeira e pátio com jardim e banquinhos na cor branca.

• Associação Pestalozzi: Espaço que atende crianças com necessidades especiais no contra turno da escola regular. Observa-se uma fachada sem vida, aparentando falta de manutenção com pintura descascada e manchada, com apenas o nome do espaço com letras grandes na cor vermelha.

Depois de finalizada a observação e elaboração desse relato pode-se perceber o quanto as pessoas não param para observar o que está em sua volta, alguns dos lugares acima relatados só foram percebidos devido ao exercício de observação proposto por esta atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com