TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

GISELE DE SOUZA FAZENDA

Prof. Orientador Rodrigo de Oliveira Krug

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (AES0116) – Trabalho de Graduação

09/12/2016

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso versará sobre a importância da supervisão pedagógica na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao tratar da ação supervisora na Educação de Jovens e Adultos, destaca-se que a educação deve ser de qualidade para todos. Nas escolas apresenta-se notadamente a importância e a falta do trabalho do pedagogo supervisor. O grande conflito, porém, reside em que a ação supervisora se resume a práticas excludentes e burocráticas que estão em desconformidade com o questionamento da realidade sócio-política trazida, vivida e sofrida pelo educador de base. Neste contexto foram realizados estudos bibliográficos sobre os planejamentos e aprofundando conhecimentos a respeito do Supervisor Escolar na escola junto ao EJA.

Palavras-chave: Supervisor Escolar.  Educação de Jovens e Adultos (EJA). Prática Educativa.


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão de curso está sendo elaborado através das disciplinas de Administração Escolar, Supervisão e Orientação, junto a Universidade UNIASSELVI e consiste em um estudo sobre A Atuação do Supervisor na Educação de Jovens e Adultos. O motivo pelo qual eu escolhi este tema foi pelo desafio que temos na rotina escolar que é destacar o Supervisor Escolar na EJA- Educação de Jovens e Adultos, sendo o corresponsável pela gestão e qualidade do processo pedagógico, influenciando direta ou indiretamente, o trabalho diário da equipe de docentes.

 

Na educação de adultos, os interesses, as necessidades e os métodos devem ser diferenciados daqueles utilizados na educação básica. A distinção de idades se traduz pela distinção da experiência acumulada. A diferença de procedimento pedagógico se origina da diferença da bagagem que possuem a criança e o adulto no momento em que começam a ser instruídos pela escola.

O supervisor da escola ocupa um lugar de destaque dentro desta estrutura organizacional, pois é o mediador pela gestão e qualidade do processo pedagógico, influenciando direta ou indiretamente, o trabalho diário da equipe multidisciplinar.

O supervisor traz consigo a responsabilidade de liderar sua equipe tendo como principal função a de mediador e articulador de todo o processo ensino-aprendizagem dos alunos, vislumbramos um profissional que anseia por colocar em prática as teorias apreendidas nos cursos de formação,

Nas escolas públicas pode-se presenciar a real situação do supervisor escolar dentro da instituição, que está longe de ser a ideal. Diante deste quadro, este trabalho tem por objetivo destacar a preparação para o trabalho produtivo de educandos ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, conforme estabelece o Art. 1º Lei 11.788.

O trabalho será de pesquisa bibliográfica tendo como foco principal “A Atuação do Supervisor na Educação de Jovens e Adultos.”, onde se optou  por  um  estudo  descritivo do  tipo  qualitativo,  por  melhor  se adaptar a investigação do tema, pois visa conhecer a realidade dos atores envolvidos nesse processo. 

Este trabalho é composto por dois capítulos. No Capítulo 1 Apresenta-se, de forma abreviada como introdução, a estrutura do estudo para que o leitor previamente tenha uma noção clara da dimensão da pesquisa. O Capítulo 2 A Educação de Jovens e Adultos no Contexto Histórico.

No Capítulo 3 A Pedagogia e a Supervisão Educacional é o responsável pela investigação e ação das melhores formas de organizar e transmitir saberes, no intuito de moldar o homem e construir uma sociedade.

 

Por último, são tecidas as considerações finais deste estudo. Destaca-se a importância da intervenção do profissional do Supervisor Educacional junto ao atendimento na instituição escolar na EJA.

2  A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO HISTÓRICO

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/1996, que em seu Art. 37 § 1º. diz que:

Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. (LDB, 2010, p.51).

Na década de 30, a EJA foi instituída na educação nacional, neste período o país passava por profundas mudanças provenientes do processo de industrialização e concentração populacional nos grandes centros urbanos.

O governo federal inseriu diversos programas e projetos para a  alfabetização de adultos, como uma alternativa de erradicação do analfabetismo. Ribeiro (1999, p. 20) apud Egas et al (2007, p. 145), afirma que: “O analfabeto, onde se encontre, será um problema de definição social quanto aos valores: aquilo que vale para ele é sem mais valia para os outros e se torna pueril para os que dominam o mundo das letras”.

Moura (1999, p. 41) afirma que:

[...] atualmente imperam a inconsistência e a pobreza teórica das políticas e ações na Educação de Jovens e Adultos, o que impede que os alfabetizadores se apropriem de um ideário pedagógico, influenciando suas formas de compreensão de si mesmo e do educando. O desenvolvimento das práticas pedagógicas é, então, afetado, propiciando sua transformação em atividades pobres em todos os aspectos. Por outro lado, na alfabetização de adultos ainda se convive com práticas desenvolvidas mais a partir da intuição, do voluntarismo e do compromisso político, do que baseadas em referenciais teóricos sólidos e consistentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com