TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  25/10/2021  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

PMF RA: 51164

Acadêmica:

Tema: Os benefícios da dança como atividade física na terceira idade

I CONGRESSO SOBRE OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE.

JUSTIFICATIVA

Envelhecer faz parte do ciclo de vida dos seres vivos, em se tratando dos seres humanos esse processo de envelhecimento nem sempre se da de forma amigável, uma vez que, o corpo humano é uma maquina que necessita estar em constante movimento. Com esse pensamento este trabalho visa trazer um tipo de atividade física voltada para a dança, trazendo uma pratica saudável e vantajosa prática de lazer.  

Segundo FILHO; JESUS e ARAÚJO [ca. 2012]:

Nas últimas décadas a inatividade física tem contribuído para o aumento do sedentarismo e seus malefícios associados à saúde e ao bem-estar do indivíduo. Tudo isso, e consequência de um novo padrão de vida da sociedade moderna (SAMULSKI, 2000). Essas mudanças de hábitos resultaram num ambiente propicio para a inatividade física e juntamente com alimentação excessiva e errônea para um estilo de vida incorreto. Nesse caso, á prática de atividade física regular e seus benefícios para a saúde é vista como importante aliada contra as consequências que parecem ser bastante clara, e sendo um dos fatores para terem maiores probabilidade de desenvolverem doenças crônicas degenerativas.

        E assim, vemos a importância de sempre propormos metodologias e formas da pratica de atividade que, quando nos referimos em terceira idade não podemos concomitantemente nos destacarmos a importância desses incentivos com crianças e adolescentes, pois como dito anteriormente a terceira idade faz parte do ciclo de vida dos seres vivos.

        Citando ANDRADE et.al (2015):

A dança tem sido utilizada como uma importante estratégia nos estudos sobre a relação do homem com seu corpo. Apresenta benefícios ao exigir do sujeito desde a organização dos movimentos do corpo, noção de espaço externo, trabalho com cinestesia e campo visual3. Um estudo apontou, ao comparar bailarinas com mulheres que não praticavam dança, que a necessidade de adequar a postura corporal durante os movimentos e as posições estáticas, de acordo com o ritmo, interagindo com os movimentos do corpo e com os das pessoas a sua volta, influenciaram positivamente na imagem corporal destas, ao favorecer aos participantes uma satisfação corporal. Através do movimento e experimentação do corpo há uma maior estruturação quanto à experiência de si mesmo no mundo, bem como a promoção do resgate de sentimentos oprimidos que podem interferir na imagem corporal e consequentemente em sua qualidade de vida.

        Neste viés, a dança abre um leque muito interessante de atividades físicas que podem ser trabalhadas de forma dinâmica com o grupo da terceira idade, tendo como foco o Brasil podemos destacar e praticar atividades com danças culturais próprias tais como:  bumba meu boi; samba de roda; baião; quadrilha; catira entre outras. Onde além de fortalecer e dar vitalidade ao corpo, estaríamos também valorizando as riquezas culturais de nosso país.

REFERÊNCIAS

  1. MEIER, Juline Kuhn; KAUFMANN, Lisete Hahn. Os benefícios da dança para o desenvolvimento do ser humano. Itapiranga-SC.
  1. FILHO, Isaias Batista; JESUS, Leonardo Leite; ARAUJO, Lucinei Gomes da Silva. Atividade Física e seus benefícios à Saúde. Ariquemes – RO, ca. 2012.
  1. ANDRADE, Luana Foroni; et. Al. Promoção da Saúde: Benefícios através da Dança. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, vol. 3, núm. 3, pp. 228-234, 2015. Uberaba – MG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com