TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA E MATEMÁTICA

LUAN KLOCK, NATASHA FERREIRA, RANIERI HIRSCH RATHKE

OS DESAFIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

São Leopoldo

2016

LUAN KLOCK, NATASHA FERREIRA, RANIERI HIRSCH RATHKE

OS DESAFIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito para conclusão da atividade acadêmica, Elementos da Metodologia Científica, pelos Cursos de Licenciatura em História e Matemática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Manoel Dias da Silva

São Leopoldo

2016

Sumário

1 INTRODUÇÃO        3

1.1        Definição do Tema        3

1.2        Delimitação do Tema        3

1.3        Questão orientadora da pesquisa        3

1.4        Objetivos        4

1.4.1        Objetivo Geral        4

1.4.2        Objetivos Específicos        4

1.5        Justificativa        4

2 aporte TEÓRICO        6

3 METODOLOGIA        9

3.1 Coleta de Dados        9

3.2 Análise de Dados        10

4 cronograma        11

REFERÊNCIAS        12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo observar e analisar os possíveis conflitos e obstáculos vivenciados por alunos e professores na transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. É perceptível a insatisfação de todos os envolvidos – alunos, professores, pais – no início deste processo, por se depararem com um espaço diferente, onde a dependência dos alunos por um único professor (unidocência) já não é mais concebível, visto que nos anos finais do Ensino Fundamental existe um professor para cada área de conhecimento.

Para os alunos essa passagem costuma ser mais difícil, pois além de não serem bem preparados para esta mudança pedagógica, eles ainda estão entrando numa outra fase, a pré-adolescência, onde a existência de conflitos próprios pode interferir no seu desenvolvimento cognitivo, psicológico e social.

É neste ambiente conturbado que iniciamos nossa pesquisa para elencar uma parte destas dificuldades e tentar trazer algumas sugestões para serem consideradas pela sociedade e por cada indivíduo na comunidade escolar.  

  1. Definição do Tema

Ensino Fundamental.

  1. Delimitação do Tema

Os desafios de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental.

  1. Questão orientadora da pesquisa

Quais os fatores envolvidos na transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II nas escolas particulares da região Metropolitana de Porto Alegre?

  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral

O objetivo deste estudo é compreender a realidade das mudanças educacionais e a relação professor/aluno na transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II com o intuito de ampliar a área de conhecimento relacionado a educação no ensino básico brasileiro.

  1. Objetivos Específicos

  • Revisão da literatura referente ao tema com o intuito de fornecer suporte para nortear nossa pesquisa;
  • Observar aulas do último ano do Ensino Fundamental I e do primeiro ano do Ensino Fundamental II em escolas particulares da região Metropolitana de Porto Alegre;
  • Entrevistar os professores das turmas observadas, após o termino das observações;
  • Enviar questionários para professores que atuam no último ano do Ensino Fundamental I e no primeiro ano do Ensino Fundamental II em escolas particulares da região Metropolitana de Porto Alegre, onde não foram realizadas as observações.
  1. Justificativa

A escolha da questão orientadora da pesquisa partiu, inicialmente, das vivências individuais dos integrantes do grupo. Através de discussões entre a equipe, percebemos que existe um grande desafio de adaptação dos alunos na transição do Ensino Fundamental I (EF I) para o Ensino Fundamental II (EF II), ou seja, na passagem da unidocência para a pluridocência.

Em diálogo com professores que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental II (primeiro ano de pluridocência) verificou-se que os desafios não são só para os alunos. Os professores também enfrentam grandes dificuldades em relação aos alunos, principalmente no que se refere ao comportamento e às didáticas do nível anterior.

Tendo em vista tais desafios e que os mesmos influenciam diretamente na comunidade escolar, resolvemos realizar esta pesquisa para tentar identificá-los e encontrar alternativas para solucioná-los. Deste modo ampliar a área de conhecimento sobre o assunto abordado, bem como ajudar todos os envolvidos no processo educacional a repensar os métodos e abordagens pedagógicas utilizados atualmente.

2 aporte TEÓRICO

A educação passou por várias mudanças ao longo de sua história. Muitos foram os paradigmas utilizados para compreender o processo de aprendizagem, um dos primeiros foi o inativismo como descreve Bernardi et al:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com