TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 13

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

NICE HELENA DA SILVA

O LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

        

 

SANTOS DUMONT-MG

2016

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

NICE HELENA DA SILVA

O LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas.

SANTOS DUMONT-MG

2016


O LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nice Helena da Silva[1]

RESUMO

O presente artigo esta vinculado ao tema à importância do lúcido para o ensino/aprendizagem de Matemática, nas Séries Finais do Ensino Fundamental. O lúdico é uma característica fundamental do ser humano, por esta razão, o desenvolvimento do aluno estar fortemente relacionado com a ação de jogar. No campo do ensino da matemática, ao se sugerir um trabalho com jogos, visa-se também, desmistificar a matemática enquanto uma disciplina desagradável, difícil, que envolve somente a memorização. Assim, esse artigo tem como objetivo demonstrar a importância da ludicidade e sua aplicação no ensino da matemática em sala de aula das séries finais do ensino fundamental.  Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise de materiais já publicados, assim como livros, artigos e sites da internet. Para auxiliar o entendimento utilizam-se como pressupostos teóricos Muniz (2010), Diniz, Cândido e Smole (2007), Lara (2003), Friedman (1996), Vygotsky (1994), Wadsworth (1984), entre outros. O lúdico consiste em uma ferramenta essencial no dia a dia da sala de aula, especialmente, na disciplina de matemática, considerada como um bicho de sete cabeças. Assim sendo, esta pesquisa faz com que percebemos a realidade que nos cerca, isto é, nem sempre o professor reconhece o lúdico como um elemento facilitador de ensino/aprendizagem para a matemática. Daí, a necessidade de buscar uma nova atitude nas escolas da atualidade, onde o ensino/ aprendizagem se faça de forma coerente e significativa para todos.

Palavras-Chaves: Ludicidade; Matemática; Ensino/aprendizagem.

Introdução

O presente trabalho tem como tema à importância do lúcido para o ensino/aprendizagem de Matemática nas séries finais do ensino fundamental, entendendo que o lúdico é uma característica fundamental do ser humano, por esta razão, o desenvolvimento do aluno estar fortemente relacionado com a ação de jogar, e no campo do ensino da matemática, ao se sugerir um trabalho com jogos e brincadeira é de fundamental importância para desmistificar a matemática enquanto uma disciplina desagradável, difícil, que envolve somente a memorização.

 Nesta perspectiva construiu-se a questão norteadora do trabalho: Qual a importância da ludicidade no ensino/aprendizagem da matemática? Como desenvolver o ensino da matemática de forma divertida e prazerosa?

Quando se fala em ludicidade pode-se dizer que o lúdico possibilita aos alunos a se relacionar com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade. Por meio das atividades lúdicas e dos jogos, o aluno forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o mais importante, se socializa. Conforme Piaget citado por Wadsworth (1984, p. 44):

O jogo lúdico é formado por um conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto social; possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura sequencial que especifica a sua moralidade.

Desse modo, nesta perspectiva, os jogos lúdicos são também pedagógicos, porque envolve a função de literalidade e não literalidade, os novos signos linguísticos que se fazem nas regras, a flexibilidade a partir de novas combinações de ideias e comportamentos, a ausência de pressão no ambiente, auxilia na aprendizagem de noções e habilidades. Como descreve Friedman (1996, p. 41): “Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém esta jogando esta executando regras do jogo [...], desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo”.

Desse modo, existe uma relação muito próxima em ludicidade e a educação, pois favorece o ensino de conteúdos escolares e como recurso para motivação no ensino às necessidades do aluno, porque enquanto brinca, aprende e, essa dinâmica se torna mais prazerosa e envolvente, bem como significativa e eficaz.

A ludicidade oferece condições para que o aluno vivencie situações-problemas. É a partir do desenvolvimento de jogos e brincadeiras planejadas e livres que a aluno vivencia experiências com a lógica e o raciocínio, permitindo-lhe atividades físicas e mentais que ofereçam o desenvolvimento da sua sociabilidade, estimulando as reações afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas. Segundo Vygotsky (1994, p. 27):

É na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Na visão do autor a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras.

O professor deve oferecer formas didáticas diferenciadas e diversificadas, utilizando atividades lúdicas para que a aluno pense e raciocine. Isto significa que ele pode não apresentar predisposição para gostar de uma disciplina e por isso não se interessa por ela, daí, a necessidade e importância de disponibilizar atividades lúdicas na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (185.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com