TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Por:   •  24/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

No final do século XIX e inicio do século XX, mundo inteiro começou a passar por uma grave crise no sistema de saúde, surgiu à pandemia do novo Corona Vírus ou popularmente Covid19, uma doença infecto contagiosas de disseminação muito rápida que ataca principalmente os órgãos respiratórios muitas vezes levando a óbito, na maioria delas são pessoas com idade um pouco avançada, acometidos por outras comorbidades.

Brasil não é muito diferente de outros países, são escolas fechando as portas cada dia que passa e tendo que se reinventar investindo na educação remota, na formação pedagógica dos professores ao mesmo tempo em meio a tantas dificuldades, o uso das tecnologias não está disponível para todos, pois uma grande parcela dos estudantes do nosso país não tem acesso a um computador ou até mesmo um celular com internet em casa para que possa estudar e os professores tem que fazer o que pode e o que não pode para ajudar na educação destes jovens.

DESENVOLVIMENTO

1.A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

O mundo está cada vez mais avançando e a escola também não fica para trás em meio a tantas tecnologias surgiu a ensino a distância que veio para facilitar a vida das pessoas, trazendo conforto e comodidade as seres humanos, com a possibilidade de estudar a distância facilitou muito a vida dos estudantes para que possa se capacitar para o mercado de trabalho onde requer um aprendizado maior em determinadas áreas.

No interior as cidades pequenas geralmente não tem faculdades, tendo muitas vezes o estudante se deslocar a cidade grande para estudar, algo um pouco difícil para quem tem família, filhos pequenos, emprego... Para abandonar tudo e seguir um sonho.  

As ferramentas digitais vieram para facilitar a vida das pessoas, no ambiente escolar ajuda muito no contexto da aprendizagem facilitando a vida dos professores e alunos, pois neste ambiente se pesquisa mais além de vários programas educativos que fica a disposição e gratuito, como por exemplo, o momento que estamos vivendo onde as aulas são remotas tem se a possibilidade de comunicação entre os alunos e professores onde é possível expor o seu conhecimento de uma forma descontraída e para que todos possam aprender.

 Foi então que surgiu o ensino a distância para facilitar a vida destas pessoas com aulas 100% online, possibilitando ao estudante ir ao polo uma vez no mês, apenas no período das provas ou semipresencial que seria a instituição que diz quando é necessário o estudante ir ao polo, geralmente uma vez na semana a depender da situação.

DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Não está nada fácil o trabalho pedagógico neste momento para os professores e alunos terem que se adaptar ao novo modelo de ensino, remoto, pois o momento exige um distanciamento entre as pessoas, medidas de proteção a ser cumprida segundo a Organização Mundial da Saúde como uso de mascaras higienização das mãos, objetos a ser tocados é uma forma de conter a propagação e contaminação da doença. As escolas não esta preparada para esta mudança rápida, apesar de nem todos terem acesso às tecnologias utilizadas nesta forma de ensino foi necessário o fechamento das escolas, tendo que adaptar do jeito que foi possível.

Outro aspecto importante é considerar as aptidões e nível de conhecimento dos estudantes para fazer uso da melhor ferramenta, através de diagnósticos, assim, como considerar os níveis de adoção em tecnologia, ou seja, analisar e ponderar aquilo que os estudantes possuem de acesso e priorizar aquelas que podem ser utilizadas de maneira off-line e considerando o currículo e materiais didáticos (GAROFALO, DÉBORA, 2020.).

O tempo para o preparo dos professores neste novo modelo de ensino foi muito curto tendo muitas vezes que improvisar, sem contar que nem todo professor tem acesso à internet de qualidade, uma câmara a para gravar as aulas e repassar para os alunos, pois a maioria das escolas não tem um estúdio para gravar estas aulas principalmente no setor publico. Este novo modelo de ensino é muito diferente da sala de aula então não é todo profissional que se sai bem diante das câmeras principalmente para repassar um conteúdo.

Segundo a revista Educação e Sociedade “adesão ao ensino remoto está a aparente capilaridade do sistema digital, com acesso à Internet por dispositivos móveis como notebooks e smartphones. Mesmo viável sob mediação de diferentes meios (impresso, TV, rádio), podendo ocorrer de maneira síncrona, ao mesmo tempo, ou assíncrona, em horários diferentes, desde o início da comercialização mais ampla da Internet, seu principal formato tem sido o virtual online”.

Apesar de nem todos terem acesso às tecnologias temos visto o desempenho dos professores pais e alunos para tentar superar este momento tão difícil na historia da humanidade.

 A IMPORTANCIA DA TECINOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

A palavra tecnologia refere se algo que esta sempre em fase de evolução que trás comodidade, em todos os lugares desde panela que faz a comida ate em uma cirurgia que salva vidas, enfim tudo hoje esta relacionado à tecnologia e no ambiente escolar não é muito diferente desta realidade, cada dia que passa a tecnologia está sendo mais usada nas salas de aulas desde quando surgiu o primeiro livro até o computador mais avançado do mundo tudo tem haver com a tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com