TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO EDUCATIVO

Por:   •  28/10/2022  •  Dissertação  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

Fernanda Vieira dos Santos – RA: 2376932604

                          Luzenilva Lopes Sousa – RA: 2376948704

                          Pâmela dos Anjos Moura – RA: 2377613104

                          Suellen Quintanilha Candido – RA: 2377594104

Produção de Textual em Grupo Sobre

Á Cultura e á Arte no cotidiano escolar

Raquel Raysaro – Tutora EAD – Pedagogia

Santo André / SP

2020

INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral que sabemos o quanto é importante a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento da educação da criança.

Mostraremos em uma breve apresentação o tema sobre :A cultura e a arte no cotidiano  escolar .

Neste trabalho vamos mostrar alguns tópicos do quanto é importante o saber do professor, para atuar com ferramentas adequadas e assim despertar o interesse dos alunos, baseado no artigo disponibilizado para o estudo https//docplayer.com.br colocaremos em prática a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança que é de extrema importância ser aplicado pelo professor -pedagogo , a implementação da leitura, seja de historias em quadrinhos ou de um livro , mostrando a magia da literatura para a criança o despertar e a vontade de aprender a ler e a escrever, com isso ela poderá desenvolver a linguagem ,oralidade, ludicidade e músicas .Conhecendo timbres, letras, sons, etc. Sabendo que cada criança tem o seu comportamento ao escutar uma música, são variados o entendimento de cada uma, depende da  concentração de cada Criança.

Sabemos que os exemplos citados acima tem um  papel muito importante no desenvolvimento cognitivo e social das crianças nas séries iniciais e no ensino fundamental. Existe também  um movimento de mera importância em algumas regiões ,e não poderíamos deixar de falar em nosso trabalho. O nome desse movimento é Sarau. Sarau é uma reunião, normalmente noturna, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social.

Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais. Este tipo de evento era muito comum durante o século XIX, principalmente entre grupos de aristocratas e burgueses. A cultura implica no modo de ser da sociedade, e a literatura sendo um fato cultural, acompanha esse desenvolvimento revelando o ensinar e o prazer da leitura, sendo assim despertam a imaginação dos pequenos desde cedo. E depois disso deixando para o educador ensinar de forma prazerosa o prazer de aprender a ler e a escrever.

Desenvolvimento

Sabemos que toda criança em processo de desenvolvimento tem curiosidades, desde então, a literatura infantil deve ser aplicada de maneira prazerosa, comunicativa e divertida. Na hora de contar uma história ,escolher um bom livro e deixar que as crianças imaginem a história partindo de seu mundo de fantasias e pensamentos, fazendo com que elas venham interagir  mais de perto, usando  recursos literários para atrair a atenção das crianças e contextos diversificados, pois assim, eles podem conhecer outros espaços desenvolvendo atividades, desde uma simples narrativa á livros de gravuras, livros e ilustrativos , sempre mostrando o quanto é importante a arte e a literatura para a sua vida

Os recursos diversificados fazem toda a diferença e despertam nas crianças a sede de ler e ouvir as histórias, imaginar em sua cabeça como será se eles imitarem os personagens em fatos reais, pois é através das histórias que as crianças conhecem e imaginam um mundo da magia, onde brincam com as palavras, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, expressando sentimentos e deixando por alguns instantes de ser quem são para entrar no mundo dos personagens fictícios. Concluindo que o trabalho lúdico tem uma grande contribuição ,podemos associar alguns exemplos como leitura ,identidade social, intelectual e ate mesmo a autonomia , o trabalho lúdico pode ser usado de uma maneira multidisciplinar , isso vai de acordo com cada professor e sua maneira de trabalhar, baseada no sentido de despertar vontades, curiosidades e interesse do próprio conhecimento .

Falando sobre contribuições separamos alguns exemplos de bases pedagógicas que auxiliam as crianças : Jogos lúdicos onde os benefícios envolvem flexibilidade de ideias e combinações de comportamento estimulando o sentido de pensar , executar, desenvolver a imaginação e com elas suas habilidades   .

Pensando nos alunos do grupo de inclusão ,de acordo com cada faixa etária , é preciso adaptar as atividades, Para que assim  elas se tornem participantes da vida social, econômica e politica .

Buscando através de estudos ebom revisando a literatura através de teses e estudos, livros e até mesmo bases históricas para podermos entender entre a sociedade e a educação.

Refletindo  sobre ambiente escolar, ressaltamos alguns critérios que auxiliam o desenvolvimento , como planejamento e a organização ,podemos entender que  a parte teórica de um plano de aula reflete no desenvolvimento individual de cada um .Pois sem duvida alguma  prática desses conhecimentos seria eficiente no decorrer de uma teoria para além de uma simples atitude , alcançar uma visão espetacular de mundo da educação que um preceito para interferir na grande realidade colocando –se como educador ou seja o professor –pedagogo

Ao longo de nossa historia , a arte tem nos acompanhado com as mais diversas funções , certamente e constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar a arte no cotidiano escolar oferece a possibilidade de improvisar , transformar laços de conhecimentos ,e partindo dessa ideia , ou desse ponto de vista é de observação em sala de aula , desenvolver essa investigação que teve como objetivo compreender e demonstrar a importância da cultura e da arte no ambiente escolar . Esse estudo será caracterizado como pesquisa teórica de abordagem qualitativa caracterizando-se também como pesquisa do tipo bibliográfico . A partir do referencial teórico podemos compreender o quão é importante o desenvolvimento da imaginação , curiosidade ,  expressão ,  cognição e da criatividade através de fazer a arte e que  o processo de aprendizagem faz parte do ser humano e que a criatividade faz com que o processo se desenvolva de uma ,forma lúdica .Ressaltamos um dos movimentos de mera importância criado no século XIX conhecido como : SARAU , esse movimento é composto por um grupo de pessoas onde o propósito dessa organização é promover atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais. Promovendo oportunidades de interação sendo uma delas a musica , vamos citar um exemplo de uma musica :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (218.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com