TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNÓLOGICAS NO CONTEXTO EDUCATIVO

Por:   •  23/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

Cada século que passa, a sociedade vai evoluindo trazendo assim novos direcionamentos para as pessoas. Neste atual século o que se observa é que as pessoas estão cada vez mais conectadas com a internet, e isso se dá devido ao avanço rápido da tecnologia. Essas tecnologias tem influenciado grandemente a forma de pensar e agir das pessoas. Os alunos de hoje nasceram e estão crescendo rodeados da tecnologia, e uma prova disso é o acesso que os mesmos, precocemente, com a internet. E este trabalho que traz em seu título “Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo”, dá a oportunidade aos acadêmicos de se integrar mais nesse meio digital, onde grande parte das escolas tem usado esse avanço tecnológico em seu favor, onde as potencialidades e as possibilidades auxiliam no processo do trabalho pedagógico, no auxilio didático.

Diante da proposta geradora apresentada ao acadêmico, onde a professora Gabriela busca um trabalho com toda equipe, a fim de alcançar alunos de educação especial, esta produção textual busca trazer pontos importantes sobre a temática já mencionada a cima, dividindo o mesmo em três pontos importantes os quais estão inseridas as competências gerais da BNCC, a importância da educação inclusiva e as formas como essa educação pode ser promovida pela escola. Outro ponto importante aqui apresentado é as contribuições que a tecnologia pode oferecer para que haja uma educação inclusiva de qualidade dentro das instituições de ensino e como elas podem ser utilizadas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tem como um de seus objetivos a preocupação para que os alunos saibam utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, e nesta produção textual busca trazer uma reflexão sobre a tecnologia assistiva, a qual se torna uma alternativa positiva para um novo método de ensino, tendo muito a agregar dentre das instituições de ensino e salas de aulas de forma que a educação inclusiva aconteça de forma satisfatória.

  1. DESENVOLVIMENTO

A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos

A educação é um pilar importante para a formação do homem. Com o passar dos anos, a forma de ensinar tem sofrido grandes mudanças, e com elas há uma participação maior do aluno em seu processo de aprendizagem. O que se tem observado é o grande avanço com a utilização das tecnologias, onde as mesmas tem contribuído positivamente com o desenvolvimento da aprendizagem. A tecnologia dá ao professor a oportunidade de modernização das aulas, saindo assim de metodologias obsoletas e dando espaço para a construção de uma nova forma de ensinar.

A tecnologia está presente na vida da criança desde muito cedo, e cabe ao educador aproveitar essa oportunidade e estimular seus alunos através de programas e navegações na web. Devido ao grande avanço da tecnologia, se faz importante a inclusão digital no ambiente escolar, pois a mesma pode possibilitar ao aluno uma aprendizagem mais prazerosa e ao mesmo tempo a conscientização do uso desse recurso em seus conhecimentos. Para Silveira (2005), existe três pontos que devem ser levados em consideração com a inclusão digital, e dentre as quais estão a inclusão voltada para a cidadania, a inclusão voltada para inserir camadas mais pauperizadas no mercado de trabalho e a inclusão voltada para a formação sociocultural dos jovens, à educação. Para esse autor, a inclusão digital se dá com a universalização do acesso ao computador conectado à internet, bem como, ao domínio da linguagem básica para manuseá-lo com autonomia.

Neste sentido a escola ganha um grande papel, o de inserir em suas metodologias a utilização dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos, ou seja, fazer a inclusão digital acontecer. É necessário a elaboração de estratégias para que a utilização deste recurso aconteça de forma satisfatória. Essas estratégias elaboradas pela instituição devem ser aplicadas a todos os alunos, sem nenhuma distinção, e isso deve fazer parte do projeto pedagógico da instituição, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá o respaldo necessário para que isso aconteça.

As competências da Base Nacional Comum Curricular e a sua importância na formação do educando

A BNCC é considerada o campo mais importante da educação, pois é ela que norteia o andamento da escola, como a mesma pode e deve trabalhar. É através dela que se define o conjunto de aprendizagens que todos os educandos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Dentro de seus princípios, a Base Nacional Comum Curricular estabelece dez competências gerais, as quais visam auxiliar o direcionamento da formação integral dos educandos. Essas competências são estabelecidas como mobilização de conceitos e procedimentos, práticas, cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores.

As instituições de ensino devem estar atentas as competências estabelecidas pela BNCC, sabendo qual a sua importância para o processo de ensino aprendizagem de seus alunos. Essas competências são: o conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

O conhecimento auxilia o aluno a aprender, valorizar e utilizar o conhecimento historicamente construído para o mundo social, digital, cultural e físico, capazes de entenderem e explicarem a realidade a que estão inseridos e continuar aprendendo e contribuído com a sociedade que os rodeiam de forma ética e responsável.  O Pensamento científico, crítico e criativo auxilia na curiosidade intelectual, utilizando a ciências de forma crítica e criativa, testando hipóteses, investigando causas, criando e solucionando problemas. O Repertório cultural incentiva os educandos a valorizarem inúmeras modalidades culturais e artísticas, dando a oportunidade de os mesmos participarem de diferentes projetos artísticos, sem que haja nenhuma discriminação. A Comunicação utiliza-se diferentes linguagens, tanto verbais como corporais e bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica. Cultura digital busca a utilização das tecnologias digitais no aprendizado de forma significativa, ética e critica. Isso se dá de maneira que os alunos se comuniquem e produzam informações e conhecimento, dando a oportunidade de se aproximarem de inúmeras ferramentas tecnológicas que auxiliaram em seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (812.8 Kb)   docx (786.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com