TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios e as Possibilidades do Uso das Ferramentas Tecnológicas no Contexto da Pandemia em Instituição Escolares

Por:   •  14/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Pedagogia

Priscila Munique de Lara Camargo

Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituição escolares.

Itapetininga

2021

PRISCILA MUNIQUE DE LARA CAMARGO - RA 2940879701

Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituição escolares.

                                                                                    Trabalho apresentado Anhanguera Itapetinga,

como requisito parcial à aprovação no 1º Semestre do curso de Pedagogia.

Itapetininga

2021


SUMÁRIO

Introdução ...............................................................................................................4

Desenvolvimento ...................................................................................................5

Considerações Finais.............................................................................................8

Referencias..............................................................................................................9

Introdução

Observando o cenário em que estamos vivendo o mundo todo foi afetado de todas as formas, uma das principais áreas que foi atingida e de uma forma assustadora foi a da educação. Muitos professores e alunos foram afetados com os fechamento das escolas devido a pandemia do COVID 19 ( coronavírus ).

Sendo assim professores e alunos tiveram que lidar com a imprevisibilidade, usando a tecnologia a seu favor, assim conseguindo superar desafios que eles vem encontrando.

A possibilidade de ter a tecnologia a nosso favor, as aulas remotas passou a estar  presente  dia a pós dia, podemos analisar que mesmo com tantas dificuldades é possível aprender com as salas de aulas fechadas.

Desta forma podemos ver que a tecnologia esta sendo muito importante, professores e alunos estão tendo experiências importantes nas suas vidas que poderão lhe trazer bons benefícios para o futuro, mas tem aqueles que não tem essa possibilidade e nem estrutura e nem todos os professores tem uma formação adequada para dar aulas virtuais.

Esta sendo uma mobilização global que esta trazendo recursos e conhecimentos especializados em tecnologias, conectividade, inovação e criatividade a favor da educação.

E também podemos levar em consideração que as tecnologias assistivas é uma ferramenta capaz de auxiliar muito no desenvolvimento de crianças TEA ( Transtorno do aspecto do autista).

Desenvolvimento

No mundo todo os governos estão adotando medidas para prevenir e combater a propagação do coronavírus ( COVID 19), fechou muitas escolas de ensino regular e profissionalizantes em todo o Brasil, com o propósito de diminuir a propagação da doença para que o índice de contagio fosse menor .

A suspensão das aulas foi uma medida importante para colaborar no isolamento social, com isso começa os desafios para muitos gestores escolares que tiveram que buscar saídas emergenciais para continuar as atividades escolares, por isso precisaram de suportes remotos de ensino e a introdução de novas metodologias como o uso das tecnologias digitais. Afinal de uma hora para outra as aulas foram suspensas e começa a ser em ensino a distância (EAD).

Desta forma os educadores são orientados a aproveitarem em ampla escala as ferramentas de tecnologia educacional, como por exemplo as plataformas e ambientes virtuais de ensino, para minimizar as perdas dos alunos com a suspensão das atividades. Essa mudança exigiu que educadores se adaptassem a sua  nova rotina doméstica a nova forma de trabalho, que nem sempre é fácil.

Para  evitar que os alunos fossem prejudicados implementaram plataformas e estratégias de ensino a distância para que todos possam continuar estudando durante a pandemia (COVID 19)  sem sair de casa.

São grandes os desafios pois com essa pandemia podemos ver a desigualdade do ensino brasileiro, podemos ver que em nossa realidade existem alunos  de comunidades mais pobres, que não tem acesso a conexão com internet, por causa de sinal de operadoras, tem dificuldades com a conexão por causa do limite de dados e também por conta da falta de familiaridade com as ferramentas digitais, ou até mesmo aqueles alunos que moram na roça que já enfrentavam dificuldades para chega a escola, maioria deles se quer tem acesso à tecnologia. E podemos dizer que muitos educadores que carecem de formação técnica para acessar esses ambientes virtuais, fica mais complicado quando se trata de conhecer e dominar novas ferramentas e metodologias para adaptar as aulas a um novo formato.

Os desafios aumentam, quando levam em conta que a  rede pública estudam mais de 80% dos brasileiros em idade escolar, que muitos não tem acesso a computadores ou internet. Com isso desta forma fazer com que cheguem a essa soluções de educação a distância, fica difícil para os grupos sociais mais vulneráveis.

Em meio tanta dificuldades aparecem sinais de esperança, como iniciativas voluntarias professores que auxiliam os demais, oferecem aulas pelas redes sociais com isolamentos, também oferece aos familiares a oportunidade de resgatar seu papel educativo, dando as crianças e jovens tempo de estudo.

A pandemia trouxe um cenário desafiador, que precisa ser compreendido de maneira aprofundado, a fim de gerar novos conhecimentos e mapear possibilidades de ações para o presente e futuro.

Apesar dos desafios trazidos pela pandemia foi um aprendizado, uma nova geração de educação mediado por tecnologia e dessa forma os educadores estarão aptos aos novos modos de ensino.

O EAD (educação a distância) surgiu em nosso país a partir do século 20 com cursos de qualificação profissional. O EAD (educação a distância)  é uma ferramenta que veio ampliar o acesso a educação e com o avanços e as possibilidades que expandiram essa modalidade de ensino, foi graças a evolução dos meios de comunicação e das tecnologias, com acesso a internet, liberdade de horários e assim com a possibilidade de estudar em casa .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com