TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES.”

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SANTA ROSA

2020

SANTA ROSA

2021

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        OS DESAFIOS        4

2.2 TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO .............................................................................5

2.3 EDUCAÇÃO INCLUSIVA.....................................................................................6

3. CONCLUSÃO.........................................................................................................8

4. REFERÊNCIA.........................................................................................................9

  1. INTRODUÇÃO

Tudo que está presente no mundo de hoje teve uma transformação, para se adaptar ou melhorar algo, ocorre uma evolução. Isso foi fundamental para que a espécie humana sobrevivesse até os dias de hoje, com a manipulação de pedras e madeiras se tornaram armas poderosas, facilitando suas caças e pescas, bem como a descoberta do fogo, pois assim eles poderiam se alimentar melhor e se aquecer durante o inverno.

A evolução é algo inevitável, não se pode parar no tempo e viver como os ‘homens das cavernas’, é preciso ser flexível e estar sempre disposto a aprender algo novo, pois é exatamente isso que está acontecendo com a educação, se modernizando e evoluindo, com o uso das tecnologias digitais e sua imensidão de plataformas de estudos, atividades, jogos, basta saber usar.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. OS DESAFIOS

Em 2020 ocorreu uma pandemia mundial, escolas foram fechadas, fábricas paradas, praças e parques vazios, lojas sem atendimento presencial, então todos tiveram que ficar de confinamento em casa, devido a um vírus que apenas pode ser visto em microscópio chamado COVID - 19, para algumas pessoas foi descanso, já outras se empenharam em fazer cursos, ler, aprender algo novo, mas para as crianças nos seus pensamentos aquele período em casa era férias.

As escolas e professores tiveram que se reinventar, utilizando novos meios para que o conhecimento chegue-se até os alunos, infelizmente vivemos em um país que possui uma imensa desigualdade social. Como por exemplo, as escolas que possuem alunos com melhores condições financeiras atribuíram um sistema de plataforma digital onde o aluno pode realizar e entregar provas e trabalhos pelo computador ou celular e com aulas online em vídeos chamadas. Há também escolas com alunos que tem poucas ou mínimas condições de comprar um notebook ou ter internet de qualidade.

Sendo assim alguns métodos que as escolas adotaram para distribuir o conhecimento foi usando aplicativos de mensagens, ou grupos fechados de mídias sociais, organizar os textos e atividades de forma impressa e assim os pais vêm até a escola retirar, e depois entregam às atividades avaliativas na escola, em algumas instituições são feitas aulas online semanalmente ou diariamente para tirar dúvidas ou encaminhas trabalhados.

As escolas particulares e as secretárias estaduais e municipais disponibilizaram cursos online para os docentes aprenderem a como mexer e planejar aulas online de formas híbrida, bem como em modelos assícronas e síncronas.

Jean Piaget (2001, p. 20) fala: “A infância é o tempo de maior criatividade de um ser humano”. Infelizmente os alunos mais afetados neste período foram as crianças do pré I (4 anos) até 2° ano do ensino fundamental, fase onde aprende a se socializar, cultivar e compartilhar sua criatividade com os colegas, conhecer as letras, ler, escrever, pintar, coordenação motora fina,  respeitar a sua vez de falar, fazer amizades, dividir e muitas outras, isto são fatores que só se aprende na escola com a convivência de outras pessoas e colegas, a criança é um sujeito em formação, tudo que elas observam, escutam e aprendem na infância é absorvido e guardado para toda a vida.

  1. TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO

A palavra tecnologia no dicionário significa: Teoria ou análise organizada das técnicas, procedimentos, métodos, regras, âmbitos ou campos da ação humana. E a palavra educação significa: reunião dos métodos e teorias através das quais algo é ensinado ou aprendido; relacionado com pedagogia; didática: teoria da educação. Estes são alguns dos significados atribuídos a estas duas palavras que juntas foram essenciais para o desenvolvimento dos alunos durante a pandemia.

Cada nível escolar foi atingido de uma maneira diferente, no ensino superior de forma EAD ou presencial é comum que as faculdades possuam uma plataforma online onde seus alunos assistam aulas, enviem trabalhos e façam provas, e durante este isolamento as aulas eram feitas por vídeo chamada, cada um em sua casa, tornando o ensino mais prático e rápido, sem precisar de deslocamento.

Os níveis que teve maior mudança foram no ensino médio e fundamental, onde professores e aluno tiveram dificuldade em se adaptar ao modo de educação a distância, o que antes era feito de forma presencial com papel, caneta e muitas cópias de provas e texto, havendo uma transferência do meio tradicional para o meio tecnológico, de maneira repentina.

Muitos docentes que eram acostumados a dar a mesma aula durantes anos com as mesmas folhas de texto, sofreram com a mudança, o maior desafio para os profissionais da educação foi preparar aulas de forma curta e direta, que o aluno pudesse aprender da forma mais fácil o possível,  no modelo presencial tem o colega que ajuda, a professora explica de novo, repete quantas vezes por necessário, mas em casa é diferente os pais estão cansados do dia corrido, não tem aquele “jeito” da professora, tem que cuidar dos  irmãos, são muitos os fatores que dificultam a aprendizagens, e o aluno acaba perdendo a autoestima de estudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (235.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com