TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS DA ÁGUA

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

                          Projeto para mostra cultural[pic 1][pic 2]

                           5º ano – tema: água

JUSTIFICATIVA: Espera-se que, ao desenvolver este projeto, comportamentos corretos quanto ao uso racional de água possam ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância da temática, oferecer aos alunos subsídios para a  compreensão de  que as ações humanas têm conseqüência para consigo e para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.

 OBJETIVO GERAL: -reconhecer a importância da água na nossa vida; -identificar a utilização adequada da água em nossa vida, estudar os problemas que estão levando a seca e possíveis soluções facilmente utilizadas pela sociedade na resolução desses problemas.

 OBJETIVOS ESPECIFICOS: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.

Problematização: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.


METODOLOGIA:  o projeto será  apresentado de forma simples e ilustrada, as situações problema serão exposta aos alunos,  desta maneira exploraremos suas opiniões e a partir disso transmitir a forma correta do uso da água.

 CRONOGRANA:  trabalhos de leitura e escrita,enfatizar o uso incorreto e correto  da água, fazendo algumas aulas práticas,fazer maquetes ,ensaio da música e o fechamento do projeto com exposição de todo conteúdo trabalhado.

 RECURSOS UTILIZADOS: -músicas; -poesias; textos -confecção  de maquetes , ensaio e estudo da letra da paródia: água vai secar( a qual será a apresentação na culminância)

 CONSIDERAÇÕES
Espero que este projeto possa levar aos alunos a grande importância da água em nossas vidas, sabendo que sem a mesma ficará impossível sobreviver, torná-los mais críticos e principalmente fiscais do uso correto da água em suas casas, escola, em sua comunidade, assim estaremos contribuindo para sua preservação. conta de água; situações-problema envolvendo consumo; lousa e giz; textos: “Os direitos da água”, “Seca d’ Água” – Patativa do Assaré, 1985;
analisar uma conta de água para termos consciência do que estamos pagando: o tratamento, encanamento e distribuição das águas, e seu retorno (suja) ao sistema de esgoto e respectivo tratamento, varrição das ruas e coleta de lixo seletiva e/ou misturada; assim, pudemos perceber que a água que pagamos, são os custos de tratá-la, distribuí-la, bombeá-la, limpá-la, etc.

Utilizar também resolução de problemas, envolvendo consumo e desperdício de água:

Expor o problema da falta de preservação dos mananciais, rios e o uso inadequado(poluição) e assoreamento.

Estudar também o ciclo da água observando e pontuando os detalhes, lendo as informações e colorindo as imagens;

Realizar  a leitura, interpretação dos “Direitos da água” e seu significado como propriedade da humanidade e também responsabilidade de todos quanto ao uso e preservação:

OS DIREITOS DA ÁGUA

1. A ÁGUA FAZ PARTE DO PATRIMÔNIO DO PLANETA. CADA CONTINENTE, CADA POVO, CADA NAÇÃO, CADA REGIÃO, CADA CIDADE, CADA CIDADÃO É PLENAMENTE RESPONSÁVEL PELA ÁGUA DA TERRA.

2. A ÁGUA É A SEIVA DE NOSSO PLANETA. ELA É CONDIÇÃO ESSENCIAL DE VIDA DE TODO VEGETAL, ANIMAL OU SER HUMANO. DELA DEPENDEM A ATMOSFERA, O CLIMA, A VEGETAÇÃO E A AGRICULTURA.

3. OS RECURSOS NATURAIS DE TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA EM ÁGUA POTÁVEL SÃO LENTOS, FRÁGEIS E MUITO LIMITADOS. ASSIM SENDO, A ÁGUA DEVE SER MANIPULADA COM RACIONALIDADE E PRECAUÇÃO.

4. O EQUILÍBRIO E O FUTURO DE NOSSO PLANETA DEPENDEM DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E DE SEUS CICLOS. ESTES DEVEM PERMANECER INTACTOS E FUNCIONANDO NORMALMENTE PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DA VIDA SOBRE A TERRA. ESTE EQUILÍBRIO DEPENDE DA PRESERVAÇÃO DOS MARES E OCEANOS, POR ONDE OS CICLOS COMEÇAM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (171.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com