TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  6/8/2018  •  Artigo  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 14

OS DIREITOS HUMANOS NO AMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Mayra dos Santos Alexandre (UFAL) – mayralkdale@gmail.com 

        

RESUMO

O presente artigo vem com o propósito de objetivar a interligação que temos entre os direitos humanos e o direito a um meio ambiente saudável para melhoria das condições mínimas de vida, que devem ser oferecidas ao ser humano. Acredita-se que através da educação ambiental poderemos chegar a esse fim, ligando a formação de uma nova consciência e ética ambiental com o reforço a prática da interdisciplinaridade, para alicerçarmos novos conhecimentos, dando prioridade a valorização e integração de saberes e sua incorporação nas instituições de ensino e em toda comunidade ao redor.  

PALAVRAS–CHAVE:  MEIO AMBIENTE, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ONU.

  1. INTRODUÇÃO

        A história do homem registra que as suas relações com a natureza, desde as primitivas sociedades, eram de mero usufruto. A partir dos descobrimentos e com a revolução industrial os impactos das ações antrópicas sobre o meio ambiente preocupou muito a comunidade cientifica, isso foi o início do lançamento de algumas conferências pela Organização das Nações Unidas (ONU) relacionadas ao meio ambiente.   

        Partindo disso é de grande importância lembrar que o meio ambiente e os direitos humanos devem ser interligados, pois não é de se negar a relação existente entre o direito à vida e o direito ao meio ambiente saudável, ou seja, um ambiente sustentável e ecologicamente equilibrado, garantindo assim qualidade de vida e a dignidade da pessoa humana.

        Aprender com os acertos e erros do passado para construir atualmente, um futuro que contemple as novas gerações com um meio ambiente equilibrado, será possível através da Educação Ambiental, que abre novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável e consequentemente a melhoria na qualidade de vida.

2.DIREITOS HUMANOS

        Muitos enxergam direitos humanos como o direito de proteção aos bandidos este é um conceito muito superficial e distorcido que nos leva a muitos preconceitos que acabam encaminhando-nos ao senso comum. Todavia nós humanos só ganhamos esses direitos com o surgimento do Estado, mais precisamente para nos proteger dele. Mas isso nem sempre foi assim, pois iniciou-se com os direitos apenas da burguesia frente o estado.

Ainda hoje em alguns lugares predomina esse tipo de tratamento diferenciado como por exemplo: o direito que o homem tem sobre as mulheres, mais conhecido como patriarcado. Em muitos lugares grupos étnicos são discriminados por terem costumes diferentes e etc...

Os principais grandes filósofos já defendiam que haviam direitos naturais ao homem que deviam ser invioláveis, eles são resultado da luta da burguesia contra os regimes absolutistas e tem como referência principal a liberdade do indivíduo perante o estado. Um exemplo dos primeiros documentos que expressavam essa ideia foi a Carta Magna e o Habeas Corpus.

Assim dizia Diógenes:

Na verdade, esse documento tão simbólico ao se revelar no campo dos Direitos Humanos; desenha-se como uma iniciativa burguesa cuja finalidade era garantir o livro curso de suas atividades comerciais no nascente capitalismo de vertente comercial, projetando-se no amplo espaço da expansão ultramarina europeia.

Ou seja, apesar de ser um dos primeiros documentos que expressam a ideia de direitos humanos ela foi inteiramente servida para garantir direitos a burguesia local, como foi dito anteriormente.

Tais direitos vão muito além da simples igualdade formal perante a lei, eles procuram mudanças concretas na realidade, para que possa haver melhores condições de vida para todos os indivíduos e com isso uma forma de igualdade.

        

2.1 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

        A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi uma iniciativa internacional promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os países que assinaram o documento acreditavam que esses direitos foram resultados de ações feitas a favor do que o ser humano tem de mais valor, a sua vida. Ou seja, é um acordo que ajuda a impedir ações que atentem contra a vida humana.

Sendo assim, para Vannuchi (2010, p. 6) é a:

[...] Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de dezembro de 1948. Ainda hoje, a síntese mais enxuta da longra estrada que busca a efetivação plena do respeito aos Direitos Humanos, em todo o planeta, está nos grandes ideias de Liberdade, Igualdade, Solidariedade. (Diógenes, p. 31)

        Alguns dos componentes mais importantes desta declaração são: dignidade e solidariedade. Os primeiros escritos documentais que divulgam tais ideais são:

  • A Magna Carta
  • O Habeas Corpus
  • A Declaração de Direitos de 1688
  • Declarações americanas da Virgínia e de independência em 1776, e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamada com a Revolução Francesa em 1789;

Os principais direitos representados nesses documentos são: A liberdade de pensamento, a vida, a propriedade, liberdade de expressão, liberdade de crença, igualdade formal perante a lei, a nacionalidade e o direito de votar e ser votado.

Posteriormente no século XX surgiram-se os direitos culturais, sociais e econômicos, direitos esses que foram além da igualdade perante a lei, eles trouxeram mudanças reais na realidade e com isso o surgimento da ideia de igualdade substancial onde todos possam gozar das mesma qualidade e possibilidade de vida: Educação; Saúde; Trabalho; Moradia; Lazer; Segurança pública; Previdência Social; Proteção à maternidade e à infância; Assistência aos desamparados;

 Portanto são processos intransferíveis que compõe a individualidade e a subjetividade do sujeito homem. Mesmo com tudo isso assegurado por lei, nos seres humanos ainda somos violados socialmente pelo não cumprimento deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com