TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19 NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Por:   •  23/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.158 Palavras (21 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI- UESPI

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PERIODO: 2021.1

DISCIPLINA: PPI – V

FATORES SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19 NO CONTEXTO EDUCACIONAL

GRUPO:

DENIRA RABELO

JAILMA LOPES

RAISSA SILVA

SAMARA SILVA

SIDINEIDE RIBEIRO

BOM JESUS-PI

Agosto / 2021

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI- UESPI

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PERIODO: 2021.1

DISCIPLINA: PPI – V

OFERTA DE REFORÇO ESCOLAR ATRAVES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE ACESSO ÁS MIDIAS NO PERIODO DE AULAS REMOTAS DA UNIDADE ESCOLAR JOSE LUSTOSA ELVAS FILHO

Bom Jesus-PI

2021

1. TEMA:

Fatores Socioemocionais em tempos de pandemia da COVID 19 no Contexto Educacional.

2. APRESENTACAO

O debate sobre a volta às aulas presenciais parece não ter fim. Desde o início do mês de fevereiro do corrente ano, em alguns estados, diversos estudantes retornaram às salas para o começo do ano letivo. No entanto, há quem defenda o retorno 100% integral, pessoas que apostam no modelo híbrido e outras que acreditam que só as aulas online são seguras para se proteger da covid-19, principalmente agora, durante a segunda onda da pandemia. Para especialistas, a discussão não é simples, pois envolve diversos aspectos: questões psicológicas, pedagógicas e de saúde. Sem um consenso, muitas instituições, pais e alunos precisam se adequar de modo que seja confortável, agradável e o retorno às aulas presenciais seja o mais seguro possível para todos.

Já se sabe que a covid-19 é menos letal nas crianças a razão disso ainda requer análises profundas, mas estudos indicam que uma combinação de fatores no sistema imune infantil pode ser uma das explicações. Mas, segundo Melissa Palmieri, infectologista e pediatra, a maior resistência dos pequenos, por si só, não garante que estejam livres de problemas caso fiquem doentes. Além disso, se infectadas, crianças podem contaminar pessoas do grupo de risco com quem convivem e esse é um dos argumentos de quem pede mais tempo de escolas fechadas.

Quem defende a volta das aulas presenciais alerta sobre os danos do isolamento na saúde mental infantil e o déficit de aprendizagem que pode haver com o ensino a distância. Enfim, a discussão é ampla, só não maior que as dúvidas que a cercam. Para muitos pais as aulas presenciais não deveriam voltar em um momento de alta da doença, com vários locais perto do colapso. Isso é indício de uma calamidade, e precisa está sendo planejado de forma correta. Adequar a escola de modo em que todos tenham total segurança com a higienização escolar. Diante do exposto, surge então as grandes transformações na organização do espaço, no ambiente escolar como também na higiene pessoal. Todo o corpo escolar terá que seguir a risca todos as medidas protetivas de prevenção à COVID 19 evitando assim contaminações entre alunos, professores e demais funcionários. E refletindo nestas medidas, pensou - se em elaborar um plano de retorno às aulas híbridas, seguindo todas as orientações da OMS, dando ênfase aos reforços escolares- plantões pedagógicos, depois de realizados testes diagnósticos com alunos que demonstraram baixo rendimento e/ou vulnerabilidade.

Para isso, será traçado algumas estratégias que serão definidas no corpo do trabalho, especialmente no percurso metodológico e cronograma de atividades, sendo que será levado em consideração todos os objetivos propostos.

3. JUSTIFICATIVA

Durante todo o tempo de isolamento e distanciamento social a Escola José Lustosa Elvas Filho esteve e ainda está presente na vida dos estudantes. As aulas acontecem de forma remota através de WhatsApp, Google Meet e Google Classrom. Essas foram as medidas adotadas para que as aulas chegassem até os alunos. Mas, isso não foi o suficiente, pois temos alunos que não têm acesso às aulas e outros não participam por inúmeros problemas pessoais.

A escola sempre faz a busca ativa para manter os alunos em dia com suas atividades escolares. Muitos são os problemas relatados pelos alunos, dentre eles os mais citados são: o deslocamento dos mesmos para o interior, porque muitos alunos neste período foram para o interior ficar na casa dos pais, pois o momento na cidade é crítico e os pais não se sentem bem em deixá-los na cidade, haja visto que em nosso meio existem ainda muitos alunos que moram na cidade, mas os pais residem ou ainda têm vínculos com a zona rural e nessa pandemia muitos escolheram se isolar na zona rural. Outra justificativa é que os mesmos estão procurando trabalho para ajudar os pais nas despesas de casa, visto que muitos perderam seus empregos.

Para tanto sabemos da necessidade de estarmos preparados para a volta dos estudantes e funcionários às escolas. Prontos para fazer o que precisa ser feito. Lembrando que não estaremos voltando de férias, voltaremos de algo que ainda não tínhamos passado, distanciamento e isolamento social, reclusão domiciliar, estresse, ansiedade e precisamos estar preparados para as possíveis perdas de entes queridos de alunos e servidores.

Teremos de saber como nos aproximar dos alunos, das famílias e dos profissionais. Proporcionar tempo, ambiente e recepção adequados para esse tão sonhado ao retorno às aulas presenciais e/ou híbridas. Neste momento o que precisamos é mais do que nuca aprender a praticar a empatia com os mais ansiosos e com os que estejam em processo de estresse pós-traumático. Monitorar o período de adaptação à nova realidade Pós-Covid-19. É preciso modificar toda a estrutura e toda rotina administrativa e pedagógica educacional, reorganizar e adequar os espaços escolares de acordo com os protocolos definidos pela OMS.

Diante dessa situação a escola procurou entender os motivos e oportunizou o seu alunado com outras estratégias como impressão de material para que os alunos pegassem na escola e levassem para suas casas sejam na zona urbana sem acesso à internet ou até mesmo na Zona Rural e fazer a devolução semanal.

O material das aulas é disponibilizado também na plataforma Classrom para que os alunos tenham acesso a qualquer hora e nos grupos de Whatsapp com retorno instantâneo.

Apesar de tantas incertezas ainda existentes no cenário da pandemia, retornar com um sistema melhor e com todos os protocolos de saúde não será nada fácil no ensino, aprendemos e estamos aprendendo com as necessidades e respostas que já estão sendo ou serão aplicadas em caráter emergencial. Então, não podemos garantir total êxito, mas os esforços em comum, alcançaremos o melhor que pudermos diante deste cenário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com