TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dimensão Ético-afetiva do Trabalho Home-office no Contexto da Pandemia covid-19

Por:   •  4/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.264 Palavras (30 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

 CURSO DE PSICOLOGIA

LUANA TAVARES DOMINGOS

A DIMENSÃO ÉTICO-AFETIVA DO TRABALHO HOME OFFICE NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

   CRICIÚMA

2022

LUANA TAVARES DOMINGOS

A DIMENSÃO ÉTICO-AFETIVA DO TRABALHO HOME OFFICE NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Orientadora: Profª. Dra. Daiani Barboza

CRICIÚMA

 2022

LUANA TAVARES DOMINGOS

A DIMENSÃO ÉTICO-AFETIVA DO TRABALHO HOME OFFICE NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Criciúma, 21 de Junho de 2022

BANCA EXAMINADORA

Profª. Dra. Daiani Barboza - Mestre - Unesc - Orientador

Prof. Jaqueline Muller - Mestre - Unesc

Luciana Oliveira Gomes - Especialista - Casa de Passagem

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiro a Deus por ter me mantido na trilha certa durante esta pesquisa, com saúde e forças para chegar até o final.

Sou grata a minha família pelo apoio que sempre me deram durante toda a minha vida.

Deixo um agradecimento especial à minha orientadora pelo incentivo e pela dedicação do seu escasso tempo à minha pesquisa.

Agradeço ao meu namorado que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos.

A todos os meus amigos do curso de graduação que compartilharam dos inúmeros desafios que enfrentamos, sempre com espírito colaborativo.

A empresa a qual foi realizada a pesquisa, pela disponibilidade de realizar o estudo com os colaboradores.

Também quero agradecer a Universidade e a todos os professores do meu curso pela excelência na qualidade de ensino oferecida.

Por fim, agradeço a todos que contribuíram, de alguma forma, para a realização deste trabalho.

“O maior desafio não é ter uma empresa com produtos notáveis, mas ter colaboradores notáveis, capazes de mantê-la sempre jovem, ágil, sonhadora e inovadora.”

Augusto Cury

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA        7

2 PROBLEMA        8

3 OBJETIVOS        8

3.1 OBJETIVO GERAL        8

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

4 REGRAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGO PARA REVISTA        9

5 CÓPIA DA APROVAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA        12

6 ARTIGO        15

REFERÊNCIAS        35

1 JUSTIFICATIVA

Durante a pandemia da Covid-19 pode-se perceber cada vez mais estudos relacionados aos desafios do colaborador em realizar suas atividades na modalidade Home Office e consequentemente ter uma vida saudável, pois tal forma de atuação tem sido utilizada por inúmeras empresas que não tinham tido essa experiência anteriormente. Desse modo, consideramos a indispensabilidade de compreender as consequências que o trabalho em casa possa ter trazido em meio a uma situação de emergência como a pandemia Covid-19, sendo um problema internacional na saúde pública, merecendo o devido cuidado e atenção.

O trabalho remoto é um acontecimento que deve ser estudado e pesquisado cada vez mais, pois pode se constituir como uma forma eficaz para que empresas não venham à falência num estado de dificuldade. Ele precisa ser problematizado intimamente ligado à saúde mental do colaborador da empresa visto que as condições atuais pandêmicas engendraram ansiedade e medo do contágio pelo vírus. Além disso, por estar muito longe de outras pessoas o colaborador pode sentir- se desamparado, entre outros aspectos. O sujeito que optou por continuar trabalhando na empresa em meio à pandemia encontra-se em uma condição de extrema fragilidade emocional, com dificuldades de obter suporte de algum amigo, familiar e institucional, tendo que procurar por ajuda particular, como psicólogos e psiquiatras que atendem de forma remota.

Com este projeto, destaca-se a necessidade e importância de novas formas gratuitas e remotas de comunicação com os colaboradores da empresa e o acolhimento com este público na elaboração de seu sofrimento psicossocial. Para tal, é significativo o entendimento do funcionamento e realidade de cada funcionário que está trabalhando em home Office.

Cada colaborador possui uma história e uma trajetória particular e profundamente ligada ao suporte que recebe neste contexto. Entender e conduzir o mesmo a localizar o sentido do trabalho remoto e opções de lazer é uma tarefa de grande relevância no âmbito do trabalho. A partir desse entendimento que o colaborador poderá encontrar e entender novas formas de reconstruir o seu trabalho a distância, reorientando seus passos.

Com esta pesquisa, busca-se então possibilitar ao sujeito uma nova forma de olhar o trabalho remoto, dar ao mesmo um espaço de fala e acolhimento. Seus discursos ao serem analisados dão visibilidade para um tema que está cada vez mais sendo pesquisado e debatido nos diversos âmbitos sociais devido à relevância de considerar-se a dimensão ético-afetiva do trabalho, sobretudo frente à complexidade dos tempos atuais.

2 PROBLEMA

De que modo se constitui a dimensão ético-afetiva do trabalho Home Office no contexto da pandemia COVID-19?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)   pdf (529.6 Kb)   docx (270.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com