TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.509 Palavras (19 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).

O professor tem que estimular seu aluno a ser um individuo pensante e reflexivo  sobre algumas atitudes e que aprenda a questionar, investigar e analisar a realidade que o cerca, pois a reflexão é primordial para que seu aluno tenha atitudes sobre suas idéias e fatos corriqueiros, com tudo a educação tem o papel de proporcionar ao individuo esse momento de pensamento e analise da realidade, com isso Luckessi traz três passos fundamentais para exercitar o critico-filisofico no cotidiano.  

Primeiro Catalogar os valores, tomar ciência das crenças, princípios, sentimentos, práticas e superstições que conferem sentido à nossa existência e à vida societária.

Depois a crítica, o questionamento das práticas e princípios norteadores é preciso questioná-los de todos os ângulos possíveis.

Por ultimo reconstruir os valores verdadeiramente significativos e suficientemente válidos para guiar a prática na direção almejada.

Catalogar os valores; criticá-los; reconstruí-los é um processo dialético que vai de uma determinada posição para superação teórico-prática.

  1. O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.

Ironia: o processo de interrogação e diálogo é instigar o interlocutor a expor seus conhecimentos sobre determinado assunto.

Refutação: consiste em demonstrar ao interlocutor a sua ignorância. Refuta-se o conhecimento apresentado, utilizando os argumentos do próprio indivíduo.

Maiêutica: ao reconhecer a própria ignorância, o interrogado torna-se apto a elaborar um conhecimento mais próximo da verdade. Trata-se de extrair do outro o conhecimento que está oculto em sua alma e não em seu corpo.

Com certeza sim o professor é o auxiliar no descobrimento dos conhecimentos do aluno, partido do conhecimento prévio o professor auxiliaria no nascimento de idéias puras e verdadeiras, ou seja, ajudar o aluno ter autonomia.  

  1. Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna.  

Na educação temos que tirar nossos alunos da escuridão, das sombras, do mundo sensível, despertá-las para a realidade como o mundo inteligível, mundo das idéias das verdades, com praticas pedagógicas pode auxiliar nossos alunos a desenvolver sua inteligência, despertarem a consciência, instigá-los a elaborar novos conhecimentos, a decifrar as ideologias e superar o senso comum.

A educação deve possibilitar ao educando sair da “caverna”, ou seja, da escuridão, do erro, da ignorância e conduzi-lo à luz do conhecimento. Cabe à escola mediar constantemente a relação entre o senso comum e o conhecimento científico. Para que isso ocorra é preciso que os alunos discutam, reflitam e reelaborem autonomamente os conteúdos escolares, para que as suas opiniões ultrapassem o conhecimento espontâneo. Neste sentido, a reflexão filosófica é indispensável.

  1. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.

Aristóteles organiza o percurso do pensamento onde ela passa por três caminhos, a abstração, reflexão e raciocínio, pois, não há no campo das idéias que não tenha passado pela experiência, ou seja, a essência do que existe em nosso mundo e que permitam chegar a uma conclusão coerente.

Com isso a importância para Aristóteles consiste em á razão e a experiência, como aspectos fundamentais na produção de conhecimentos, abrindo um caminho para idéias pedagógicas que valorizam a influência do meio social no processo de ensino aprendizagem.  

  1. Compare a Patrística e a Escolástica. ( IDADE MÉDIA – IGREJA)

Elas foram às únicas formas de transmitir ao povo (geralmente o clero) o saber.
Na filosofia
patrística a frase “Crer para compreender” exprime a subordinação da razão à fé, santo Agostinho com base na teoria de Platão dos dois mundos sensível e inteligível, elabora a teoria da iluminação, que somente os iluminados por deus conheciam as verdades imutáveis.

Na filosofia escolástica Aquino, tenta explicar o mundo concreto, processo de conhecimento se dá pela transição entre a assimilação da imagem concreta e subjetiva, e do pensamento, que é abstrato, com isso a essência divina não podia ser comprovada pela razão, sua existência por meio da explicação sobre a origem divina, ou seja, o indivíduo adequar a imagem da criação e, racionalmente, elabora a idéia abstrata de que é uma obra divina.
No entanto, pode-se concluir que elas foram a chave para a educação na Idade Média e também foram o que uniram de certo modo e tempo as ciências e a religião, ou seja, para que a religião se alavancasse os religiosos tiveram que se embasar na filosofia que nada acredita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (598.3 Kb)   docx (211.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com