TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

Por:   •  20/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

INTRODUÇÃO................................................................................. 04

LIVRO LIBRAS

ATIVIDADE Nº 4 pág.: 47................................................................. 05

ATIVIDADE Nº 4 pág.: 60..................................................................05

ATIVIDADE Nº 2 pág.:  89................................................................06

LIVRO DIDÁTICA

ATIVIDADE APRENDIZAGEM Nº 1 E2 ........................................07

PEDAGOGIA CRITICO-SOCIAL DOS CONTEUDOS................. 07

PEDAGOGIA DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA .....................07

ATIVIDADE APLICADA Nº 2 pág.: 52............................................08

ATIVIDADE APRENDIZAGEM Nº 2 pág.: 67................................08

ATIVIDADE APLICADA Nº 1 pág.: 77...........................................09

CONCLUSÃO....................................................................................09

REFERENCIAS.................................................................................10

Introdução

Neste trabalho iremos relatar sobre Libras, aprenderemos que é uma forma de acesso e meio de comunicação com os surdos-mudos.

Iremos aprender como surgiu essa linguagem e suas partes teóricas. Aprenderemos também sobre a importância da Didática para a educação reconhecida historicamente e a maneira de como ela é entendida nos meios educacionais.

Livro Libras

Atividade nº: 4 pág.: 47

O surdo é uma pessoa com experiências puramente visuais, pessoas com uma visão de mundo muito diferente das que escutam, tende esta compreensão de mundo de forma silenciosa e visualmente muito mais perspectiva, é obvio de este também terá uma cultura diferente, a cultura surda, bem como uma língua que se identifique com tal cultura que melhor expresse essa visão de mundo: A Linguagem de Sinais que no Brasil se oficializou como LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais (Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002).

Em 1855 chega ao Brasil o professor francês chamado Eduard Huelt (1822-1882), por solicitação de Dom Pedro II com intuito de criar uma escola de surdos no país. No Rio de Janeiro fundou-se o primeiro instituto de surdos em 26 de Setembro, data que é atualmente comemorada como o dia Nacional do Surdo.

O Instituto de Surdos-Mudos que em seguida se torna o INSM, funcionava como colégio de internato. As crianças e adolescentes eram deixadas durante todo ano, estudavam os conteúdos disciplinares e também oficinas para a profissionalização no caso dos meninos, as meninas aprendiam a cozinhar e fazer artesanatos.

Desde 1994 quando a declaração de Salamarca decretou que a educação é de direito de toda criança, independentemente da sua etnia, classe social ou necessidade especial, todos as pessoas com deficiência vem sendo inseridas nas escolas que são de melhor acesso a sua família, a escola que pertence à mesma comunidade em que reside.

Fato este reafirmado com a LDB (Lei e diretrizes de Base da Educação), número 9.354 de 1556. Este documento ressalta que é de direito a oportunidade de acesso e permanência de todos os alunos em escolas regulares de ensino.

Atividade nº4 pág.: 60

A mulher usa maquiagem

Libras: mulher usa maquiagem

Minha avó foi ao restaurante almoçar

Libras: avó restaurante almoçar

O homem é bonito

Libras: homem bonito

Atividade nº 02 pág.: 89

A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro do padrão imposto pela sociedade além dos idosos, os negros e os portadores de deficiência física como cadeirantes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis especificas para cada área como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O foco do trabalho na escola comum deve ser a transformação das suas práticas pedagógicas excludentes e inclusivas defendemos a reinvenção das práticas pedagógicas na perspectiva da educação escolar inclusiva para pessoas com surdez, visando proporcionar a essas pessoas a oportunidade de aquisição de habilidades para a vida em comunidade, ou seja, como aturar e interagir com seus pares no mundo.

A linguagem é essencial a vida em comunidade, pois é através dela que partilhamos ideias, emoções experiências. No caso dos surdos oralizados a escolarização envolvem também sessões com fonoaudiólogos, leitura labial, uso de equipamentos para facilitar a comunicação para interagir em diversos sistemas sócias e linguísticas na comunidade de surdos e na comunidade de ouvintes. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que, para os deficientes, ainda hoje a inclusão não é uma realidade em todas as escolas sejam elas públicas ou privadas.

Livro Didática

Atividade de Aprendizagem nº: 1 e 2 pag.: 28/29

 O período em que se realiza o I Seminário A Didática em questão configura-se como um importante histórico, marcado pela abertura política do regime militar instalado em 1964 e pelo acirramento das lutas de classe no pais. Nesse período surgem novas palavras de ordem: “partir da pratica, transformação social, unidade teoria- pratica.

Enfatiza-se a necessidade de formar educadores críticos e conscientes do papel da educação na sociedade, e mais, compromisso com as demandas das camadas populares cada vez mais presentes na escola e cedo dela excluídos. Se, no primeiro encontro (1972), buscava-se um professor tecnicamente competente, comprometido com o programa político – econômico do pais, no segundo (1982), a preocupação girava em torno da formação de um professor politicamente comprometido com a transformação social.

Nº 2 pag.: 28/29

Pedagogia critico-social dos conteúdos

Intimamente vinculada a abertura social e política brasileira, a questão fundamental para esses grupos é a democratização do acesso à escola e a permanência dos alunos das classes trabalhadoras no ambiente escolar.

Pedagogia da sistematização Coletiva do Conhecimento

Propõe uma ênfase no outro e num primeiro momento enfatizar o que o outro sabe, a pratica social das envolvidas chegando- se ao nível da alteração das relações sócias.

Atividade Aplicada nº 2 pag.: 52

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com