TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS ELETRÔNICOS INSERIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Por:   •  14/6/2020  •  Artigo  •  7.684 Palavras (31 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 31

OS JOGOS ELETRÔNICOS INSERIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL[pic 1]

Tatiane Alves Rodrigues Rocha[1]

Curso de Pedagogia

Lucymar de Souza Leite Santos[2]

RESUMO

O artigo objetivou analisar quais jogos eletrônicos estão inseridos no contexto educacional; como podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem; a importância da união entre escola e tecnologia bem como refletir como o professor está se portando diante deste novo paradigma. O jogo é considerado um elemento cultural, ele diverte e ao mesmo tempo é sério. Os games e outras tecnologias têm papel fundamental no desenvolvimento da sociedade como um todo, em especial no aspecto educacional, pois permitem aprimorar diversas habilidades inerentes ao aprendizado da criança, como memória, imaginação, autonomia, concentração, raciocínio, valores, cognição, regras, persistência, a diferença entre ganhar e perder, entre outros aspectos mencionados no decorrer da pesquisa. Para tanto, se realizou uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com análise de textos e livros procedendo-se criteriosamente uma análise de aspectos que justificam a utilização do aparato tecnológico no contexto educacional. A coleta de dados foi efetuada através de entrevista a coordenação e aos professores do Colégio Estadual Professor Gilson Amado, localizada no município de Estância/SE com crianças e adolescentes estudantes e que freqüentam lan-houses localizadas na circunvizinhança. A investigação propiciou a visualização de como ocorre à interação homem-máquina;

        

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Interatividade. Jogos (games) eletrônicos. Tecnologia.

ABSTRACT

The article aimed to analyze what games are included in the educational context; how they can assist in the teaching-learning process; the importance of unity between the school and technology as well as reflect how the teacher is carrying forward this new paradigm. The game is considered a cultural element, it entertains and at the same time is serious. The games and other technologies play a fundamental role in the development of society as a whole, especially in the educational aspect, they allow to improve various skills related to child's learning, as memory, imagination, independence, concentration, reasoning, values, cognition, rules, persistence, the difference between winning and losing, among other things mentioned during the research. For this, a search was performed with an exploratory qualitative analysis of texts and books are carefully carrying an analysis of aspects that justify the use of technological apparatus in the educational context. Data collection was conducted through interviews with teachers and the coordination of the State College Teacher Gilson Amado, located in the municipality of Estancia-SE with children and teenagers and students who frequent Internet cafes located in the neighborhood. The investigation led to the view occurs as the man-machine interaction;

KEY WORDS: Education. Interactivity. Games electronics. Technology.

  1. INTRODUÇÃO

As evoluções tecnológicas vêm se proliferando de forma rápida e progressiva, causando um impacto enorme na vida das pessoas, a cada segundo surge algo novo, algo que muitos querem, mas, que na maioria das vezes não sabem exatamente para que serve, não é a toa que esta é considerada a era digital ou da informação.

Apesar de a sociedade estar cada vez mais informatizada, a escola em seu contexto geral se mantém arcaica, como se tivesse parado no tempo mantendo-se neutra e não permissiva ao uso das novas tecnologias na sala de aula ficando presa apenas ao uso de livros didáticos.

Esta situação tem gerado um grande problema, pois praticamente todas as crianças têm ou tiveram contato com algum aparelho eletrônico como TV, som, celular, MP4, vídeo-game, DVD, computador entre outros, e quer queira ou não estes aparelhos são bem mais atrativos ao gosto da criança do que o próprio livro ou a forma que o professor trabalha (tradicional ou lúdica). Todas estas mudanças constituem um desafio para a escola que apesar de tudo isso não está de todo preparada. O professor antes de qualquer coisa precisa ter estes aparelhos como seus aliados e não com a visão de que eles são monstros e só servirão para atrapalhar a aula. Aliando se a eles as aulas se tornarão muito mais atrativas, dinâmicas e participativas.

De todos os aparelhos inventados pelo homem, os que mais chamam a atenção das crianças e de um grupo vasto de adultos são os que reproduzem jogos (que são nada mais, nada menos que softwares desenvolvidos para serem controlados pela mão do homem), o que vem acontecendo com grande freqüência, pois as empresas perceberam as necessidades do mercado e cada vez investe mais nesta área tão promissora que é a indústria eletrônica, até o próprio livro (maior e mais eficaz instrumento utilizado na sala de aula pelo professor), hoje está acessível na tela de um celular para ser lido a qualquer hora e lugar.

Ao longo de sua invenção os jogos foram se modificando e hoje existe um leque de opções para atender os mais variados gostos e objetivos e muitos deles podem ser usados por pais e educadores para desenvolver algumas habilidades na criança, pois apesar de serem eletrônicos têm função pedagógica, não são apenas meros instrumentos de diversão. Diante desse novo contexto cabe ao professor atualizar-se em suas leituras, mudar suas posturas para que suas práticas pedagógicas melhorem tornado se cada vez mais eficazes, com isto ele evitará um choque cultural entre sua geração e a dos seus alunos.

O presente artigo visa analisar quais jogos eletrônicos estão inseridos no contexto educacional; como podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem frente a esta nova era; reconhecer também a importância da união entre escola e tecnologia diante da aprendizagem e desenvolvimento do aluno; e verificar como o professor está se portando diante deste novo paradigma.

A escolha do tema surgiu por acreditar que apesar dos jogos eletrônicos serem considerados vilões por muitos pais e professores diante do mau desempenho das crianças nas aulas e nas provas, eles podem sim, se usado da forma correta auxiliar a aprendizagem, pois muito pode ser aproveitado desta ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com